RedeBrasil

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Rede Brasil
Logo-rbr.png
  Fundada     Abril de 1997; há 25 anos
  Extinta     Outubro de 2008; há 13 anos
  Localização     BRASIL
  Baseado em     Internet
  Staff Antiga     Clovis Lacerda, Artur Weinberg,Bruno Santos, Xoom (Diego) ...
  Sítio     www.redebrasil.org.br
  Wayback Machine     RedeBrasil.org.br em 2006
  DNS Primário     irc.redebrasil.org.br
  Cobertura     Nacional


Disambig grey.png Nota: A maioria dos textos aqui apresentados são coletâneas retiradas da internet. Veja as referências no final da página.


A Rede Brasil, como a maioria das redes brasileira, teve vários inícios. O oficial foi em 04 de Dezembro de 1997 (REDEBRASIL, 2008, p. RedeBrasil)[1]" e segundo o Site da Rede naquela época, "teve início a partir de uma idéia: a de construir uma rede democrática, onde todas as funções administrativas e técnicas ficassem distribuídas dentre vários conselhos,que juntos formariam um Conselho Geral, o qual tornaria possível a integração de todas as outras comissões."

Essa primeira "geração" teve fim na segunda semana de Abril de 2001 levando a Rede, em meio a muitas turbulências, a ser incorporada à BrasNET (LACERDA, 2001, p. Notícia 12)[2].

O primeiro reinício por assim dizer, ou a tentativa ocorreu já no final de Abril de 2001 (LACERDA, 2001, p. Notícia 11)[3] comandado por surfway, kurt, the_crazy (REDEBRASIL, 2007, p. Home)[4]. O segundo reinício foi em 2002, e o terceiro em Janeiro de 2005 e perdurou até sua mudança de nome para UnIRC em 20 de Julho de 2009 (UNIRC, 2009, p. UnIRC Network)[5]

História

Como sempre dizemos, a criação das Redes IRC no Brasil é uma confusão, até mesmo pelos próprios integrantes. No site oficial da RedeBrasil em 14 de Novembro de 2006, a data de criação da Rede é de meados de 1998, como segue.

A RedeBrasil de Servidores de IRC foi fundada em meados de 1998 por um grupo de amigos da cidade de Recife/PE que, na época, acessavam o IRC pela extinta rede BrasilNet.
— REDEBRASIL, 2006, p. História)[6]

Já em 25 de Outubro de 2008 o site informa a data oficial de 04 de Dezembro de 1997.

Tendo cada grupo construído sua própria constituição, após algumas dezenas de reuniões e centenas de e-mails, chega finalmente o momento mais importante de nossa rede; era hora dos dois grupos se encontrarem, e através de votação por maioria simples, juntar as melhores idéias de ambas as constituições para formar a Constituição da NOVA REDE. Esta Reunião foi realizada no auditório da Elogica, em Pernanbuco, em 4 de dezembro de 1997, marco inicial OFICIAL de nossa rede.
— REDEBRASIL, 2006, p. História)[7]

Entre 1998 a 2001

Segue aqui o a história resumida da Rede entre os anos de 1998 a 2001, retirado do site Dicionário Sensagent (SENSAGENT, 2021, p. RedeBrasil)[8].

...Após um ano de existência da BRASnet sky e alguns amigos da região de Recife, Marília e Acre, resolveram sair da BRASnet e criar a RedeBrasil.

Logo em 1998 a RedeBrasil já se encontrava com o pico de 8 mil usuários conectados a rede tinha tudo para dar certo, mais em 2000/2001 Clovis Lacerda entrou para o grupo Interdotnet o que resultou a ida do servidor principal Elogica para a BRASnet.

Com isso o servidor principal ficou na Hotlink que também já estava saturada e não estava aguentado rodar os services e a rede já se encontrava em NetSplits.

Alguns servidores começaram a sair da RedeBrasil e migrar para BRASnet não demorou um semana toda RedeBrasil já estava migrada.

Ainda em 2001 aconteceu a primeira tentativa de ressuscitar a RedeBrasil. Em 2002/2003 aconteceu a segunda tentativa de ressuscitar a RedeBrasil.

A RedeBrasil foi presidida durante anos por DECO_yeah, que dentre outras atividades, coordenou a automação de diversos serviços, aprovou a nova constituição que mudou a forma de organização da rede e programou o Vote-Door para as votações do Conselho Geral.
— SENSAGENT, 2021, p. RedeBrasil[9].

O texto acima parece verossímil, tendo em vista que fala do Conselho Geral, que na página oficial da Rede também é mencionado na seção histÓria. Link já mencionado. segue: "A RedeBrasil teve início a partir de uma ideia: a de construir uma rede democrática, onde todas as funções administrativas e técnicas ficassem distribuídas dentre vários conselhos,que juntos formariam um Conselho Geral, o qual tornaria possível a integração de todas as outras comissões".


O parágrafo abaixo foi "ressuscitado" através da WayBack Machine da página da RedeBrasil na Wikipédia em 2006, que estava deletada.

Em 2005 a terceira tentativa conseguimos ressucitar a RedeBrasil, mesmo com a decadência do IRC brasileiro a rede vem crescendo a cada dia que passa.
— WIKIPÉDIA, 2006, p. RedeBrasil[10]

Entre 2005 à 2009

A partir de 2005 como já dito, começa a terceira tentativa reinício/abertura da Rede. Segue a história ainda do site Dicionário Sensagent.

Em janeiro de 2005, XOOM percebeu que o domínio redebrasil.org.br estava disponível para registro, então veio a idéia de reconstruir a RedeBrasil.

Com quase um ano de sua volta a rede não passava dos 20 usuários conectados, possuia brexas e bugs no IRCD/Services o qual resultou na perda do banco de dados em uma das ocasiões. O XOOM estava quase entregando os pontos quando um velho amigo de IRC, th3-c0p, se juntou a administração da rede e assim agitando a rede, trazendo canais e usuários. Com esses novos usuários e novos links apareceu o andrelmp que hoje faz parte da Comissão Geral da rede.

Não me lembro bem se foi em fevereiro de 2006 ou 2007, alguns canais migraram da rede irclife para RedeBrasil, não demorou muito para toda a irclife estar aglomerada na RedeBrasil. Mais sabe como são as coisas no IRC hoje em dia, essa união entra as redes gerou uma certa inveja em uns administradores da irclife os quais não queriam essa união, recebemos vários ataques DDoS, passamos por vários problemas, tendo que aturar IRCops imaturos que só queriam saber de poder, no final alguns canais morrem ou migraram, antigos ircops da irclife, criaram outras redes.

Em 2008 a rede BrLink que seria a maior rede do brasil ficou fora do Ar por várias semanas, dessa maneira os canais os quais faziam parte, migraram para outras redes. O principal servidor DsgX resolveu se juntar com a RedeBrasil, com essa parceria passamos a ter um pico de 900 usuários conectados. Como a vida não é um mar de rosas(lol) para surpresa de todos a brlink voltou a ativa, dessa maneira alguns canais que migraram para RedeBrasil voltaram para a brlink. Não posso esquecer dos ataques DDoS que enfrentamos e tudo mais.

Para surpresa de todos e felicidades de alguns, XOOM saiu da administração da RedeBrasil o motivo foi devido a suas brigas com packets kiddies a rede estava sendo alvejada por esses noobs e passando por instabilidades, desse modo a Comissão Geral resolveu afastar XOOM de seu cargo para tentar amenisar os ataques.
— SENSAGENT, 2021, p. RedeBrasil[11].

Alguns pontos a esclarecer:

1 - A IRCLife se uniu à RedeBrasil em 12 de Dezembro de 2007 (REDEBRASIL, 2007, p. Home)[12] e os servidores da Rede DsgX integraram em 17 de Agosto de 2008 (REDEBRASIL, 2021, p. RedeBrasil)[13].

2 - O Grupo Interdotnet é um provedor de internet que na época comprou o Grupo Lógica (ou o grupo que comprou o Lógica).

3 - Nas palavras de Leon de Queiroz (\\Poker\\), ex-presidente da RedeBrasil, houve a migração para a BrasNET por má vontade de cooperação na Rede. Segue seu "Último Discurso". I have a dream...

É como se fosse um boicote, como se eles já estivessem prevendo, maquinando mudar de rede, estavam apenas minando, enfraquecendo a RedeBrasil para que ela migrasse para a Brasnet. Foi aí que Mauritz me fez a proposta “Quanto antes você vir para a Brasnet, mais facilidade você vai ter” Fiquei protelando, com o intuito de reverter o quadro caótico da Rede. Estava impossível de ser administrava." Na semana santa de 2001, na quinta-feira da paixão a migração para a Brasnet era inevitável. Ainda preguei que a RedeBrasil fosse unida, e dentro da brasnet ficássemos um grupo coeso, como se fossemos uma rede dentro de outra. Não deu certo. Viajei quinta-feira à noite. Programei para segunda feira todos os servidores migrarem para a Brasnet. Porém, logo após minha viagem, Mauritoz (teve acesso à WDA, servidor que eu comandava). O diretor da WDA achou que a RedeBrasil iria se acabar naquele momento, e que o servidor da WDA ficaria isolado, então ele através de mauritz jogou a WDA na Brasnet.
— REDEBRASILBLOGSPOT, 2022. p. O Fim da RedeBrasil[14]

Notícia Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet no Site de Clovis Lacerda em 18 de Abril de 2001

Depois de alguns boatos circulando entre usuários do programa de bate-papo IRC, confirmou-se na semana passada o fim da Rede Brasil como rede independente de servidores, sendo agora incorporada à Brasnet. Criada há três anos, a Rede Brasil vinha sofrendo alguns problemas técnicos, mas segundo o presidente da Inter.net e um dos fundadores do servidor, Clovis Lacerda, a decisão foi administrativa.

A Rede Brasil surgiu como uma dissidência da Brasnet, pois alguns administradores não concordavam com as regras que impediam a adesão de novos provedores à rede. “Com o tempo, as arestas foram se dissipando até que as duas redes possuíam as mesmas regras, e muitos provedores estavam presentes em ambas”, explica Lacerda.

Outro motivo do desgaste da Rede Brasil foram os demais interesses dos administradores. “As redes são como o hobby de radioamador, não possuem nenhum fim lucrativo e são geralmente mantidas por estudantes de informática. Essas pessoas amadurecem e ficam cada vez com menos tempo para gerenciar o serviço”, diz. Quanto aos problemas técnicos, ele nega que isso tenha influenciado. “São problemas que ocorrem em qualquer rede, mas que talvez tenham sido a gota d’água para a junção. Mas estávamos falando com o pessoal da Brasnet sobre isso há dois anos.”

A Rede Brasil agregava 30 servidores de IRC de todo o Brasil, mas de acordo com seu fundador, ela só tinha uma presença forte no Recife. “A Brasnet consegue uma atuação melhor em João Pessoa, Fortaleza e outras cidades no Nordeste”, define Lacerda.

Entretanto, muitos usuários reclamam pelo menos de dois fatores da união das redes: a falta de transparência com os usuários e a confusão envolvendo OPs (operadores de canais) e registro de nicks. “Eles fizeram muitas propagandas dizendo que a Rede Brasil nunca chegaria ao fim, isso até mesmo uma semana antes do fim”, acusa o usuário Luís Otávio Peixoto, 20 anos.

“Quando todos os usuários migraram, encontraram os mesmos problemas, porque é impossível uma rede de médias proporções receber tanta gente”, analisa Peixoto. “Mas acho que a situação está se estabilizando. Os usuários da Rede Brasil perdem em praticidade, por ter que recriar os canais, mas ganham em serviços, porque uma rede de maiores proporções como a Brasnet tem mais a oferecer”, diz, otimista. (M.P.).
LACERDA, 2001, p. Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet)[15]

Segundo noticiado ainda pelo Site de Clóvis Lacerda em 25 de Abril de 2001 no texto intitulado Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil, usuários tentam recriar a RedeBrasil ainda naquele ano.

A polêmica continua no IRC. Uma semana depois do anunciado fim da Rede Brasil e a sua incorporação à Brasnet, operadores locais de bate-papo estão à cata de provedores para recriar a Rede Brasil. O principal motivo seria o descontentamento dos antigos usuários na transição.

De acordo com o presidente provisório da nova Rede Brasil, Artur Weinberg, os que migraram para a Brasnet não receberam a assistência necessária. “O pensamento que vingou foi o fato de todos usufruírem de uma rede maior, mas não imaginaram como os usuários mais antigos iriam se sentir”, aponta Weinberg.

Além da perda do status de muitos OPs e do choque de registros de nicks e canais, os internautas enfrentaram o preconceito. “Salas como o #Recife já existiam na Brasnet e eram freqüentadas por gente do Sudeste e Sul. Quando os nordestinos entraram, foram chamados de paraíbas e coisas do tipo”, protesta. “O suporte da Brasnet também não deu conta de todo mundo.”

Weinberg acusa a antiga rede de corrupção administrativa. “Houve um jogo de poder entre os operadores que ocasionou as falhas na rede. Não conseguiram mantê-la na ativa e os usuários saíram prejudicados.”

Por contra própria, ele e o ircop (operador especial) Bruno Santos começaram a reerguer a Rede Brasil a partir de três provedores: a Netpe, a Hotlink e a Easynet, do Rio de Janeiro, que possui um link de 6,5 MB. Em quatro dias, conseguiram a adesão de 12 servidores e 500 usuários e continuam em busca de mais parceiros. O domínio principal, irc.redebrasil.org.br, continua nas mãos da Inter.net. “Vamos tentar um acordo para recuperá-lo”, adianta.

O diretor da Brasnet, Mauritz Antunes, e o presidente da Inter.net, Clóvis Lacerda, também utilizaram o ‘jogo de poder’ como o motivo da volta da Rede Brasil. Segundo Antunes, os maiores canais já migraram sem problemas e as portas continuam abertas para outros provedores. “Eles não estão preocupados com os usuários, e sim com o poder deles”, acusa. Sobre o problema dos nicks, o diretor acrescentou que registros fora de uso por 30 dias são passíveis de transferência. “Tem gente que estava sabendo dos boatos e registrou os apelidos só para atrapalhar.”

“Não é viável para o internauta ter redes competindo entre si, porque ele conversa com algumas pessoas e vai ter que desconectar para falar com outras”, defende Clóvis Lacerda. “Toda mudança gera traumas necessários. É como se protestassem com o fim das antigas redes BBS, mas não seria por isso que a atual Internet não surgiria”, compara.
LACERDA, 2001, p. Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil[16]

RedeBrasil e UnIRC

Em Julho de 2009, a RedeBrasil muda o nome para UnIRC, conforme anuncio oficial do site.

Bom, como alguns já perceberam a RedeBrasil mudou o nome para UnIRC. Mudamos porquê queremos criar uma rede Internacional, por isso nosso logotipo é o globo terrestre. Os nossos serviços já estão adaptados para receber usuários de toda parte do mundo, modificamos o registro de nick, não é mais obrigatório o preenchimento do perfil.
— UNIRC, 2009, p. UnIRC Network[17]

RedeBrasil.org.br X RedeBrasil.org

As história da RedeBrasil.org.br e da RedeBrasil.org se confundem. Acreditamos que a RedeBrasil.org (REDEBRASIL.org, 2001, p. Ircop)[18], e a .org.br são as mesmas Redes pois, apesar da primeira ter início de atividade na Way Back Machine em 02 de Dezembro de 2001 (WAYBACKMACHINE, 2021, p. ReBrasil.org)[19] e a segunda, por assim dizer a oficial ter início desde 1999 (WAYBACKMACHINE, 2021, p. ReBrasil.org.br)[20], em 18 de Abril de 2003, o domínio RedeBrasil.org aparece com a logo da RedeBrasil.org.br (REDEBRASIL.org, 2003, p. Redirect)[21]. Além do que, na data de criação do domínio nesta página, aparece "1996-2003". Coincidindo com o ano de criação da RedeBrasil.org.br.

Nos deixou dúvidas se as duas redes eram a mesma o fato de em 04 de Dezembro de 2003 o domínio da RedeBrasil.org redirecionar para o endereço IRCBrasil.org (REDEBRASIL.org, 2003, p. Redirect)[22] e em 27 de Maio de 2007 o endereço redirecionar para a RedeSul.net (REDEBRASIL.org, 2003, p. Redirect)[23].

Fica aqui mais um dos mistéiros do IRC brasileiro que tavez um dia desvendemos.

Staff Antiga

Henrique Oliveira, adrelmp, Avenger, CRISMT, Legos, th3-c0p (th3-g4y ou Gordinho_SEX), ThRoTtLe, TySoNpS, surfway, kurt, the_crazy, Cláudio Aguiar, , Ricardo Aguiar (The_Crazy), BaD-BoY (Thiago Veras), Cristiano Lincoln, BatXico, DECO_yeah (André Veloso), X-KALIBUR, Dusky, ^RaMbO^, \\Poker\\, \\Dance\\ (Davi Barreto), Tex_Willer (Arthur Weinberg), SECRET-GIRL e (Bruna Gaudêncio), Sky, Rafael Slack_K, Wario, (Rafael), BEAVISII (Renato Langona), Leon de Queiroz (\\Poker\\), Henrique Camarinha, UAHLAH (Pedro Eurico), Ioram Sette, João Paulo Campelo (Rick), Joo Bang (Anthurion), WAR_Machine, Igor Macaúbas, The_Crazy e Anthurion.

Provedores

Pernambuco: Recife - Elógica, NetPE, Net One, TrueNet, NLINK. Garanhuns - BlueNet. Barretos - Barretos. Caruaru - NetStage, SoNet. Arcoverde - AcorNet.

Minas Gerais: Belo Horizonte - Planetarium.

Distrito Federal: Brasília - Persocom.

Paraíba: João Pessoa - NetCariri.

Rio de Janeiro: Niterói - Agentel.

Rio Grande do Norte: Mossoró - Serv ProNET[24]

Outros: HotLink, MDNet, Econnect, WDA, Easynet, EBT.

Servidores

Principal

irc.redebrasil.org.br

Secundário

cpturbo.br.redebrasil.org.br
irc.dsgx.org
redebrasil.ebt.elogica.com.br
redebrasil.rnp.netpe.com.br
redebrasil.rnp.sonet.com.br
redebrasil.rnp.nlink.com.br
redebrasil.ebt.net.one.com.br
redebrasil.ebt.barretos.com.br
redebrasil.ebt.truenet.com.br
redebrasil.rnp.bluenet.com.br
redebrasil.rnp.netstage.com.br
redebrasil.rnp.planetarium.com.br
redebrasil.rnp.persocom.com.br
redebrasil.ebt.netcariri.com.br
redebrasil.gbo.agentel.com.br
redebrasil.ebt.serv2000.com.br
redebrasil.rnp.arconet.com.br

Redes Sociais

Atualmente

A RedeBrasil.org.br perdurou até sua mudança de nome para UnIRC em 20 de Julho de 2009. Analisamos os arquivos do site Wayback Machine e constatamos que em 30 de Agosto de 2009 o domínio já estava com redirecionamentos para UnIRC.org (REDEBRASIL, 2009, p. Redirect)[25]


Referências

  1. «RedeBrasil». Rede Brasil na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  2. «Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet». Clovis Lacerda na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  3. «Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil». Clovis Lacerda na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  4. «Parabéns RedeBrasil pelos 9 anos de vida! =)». RedeBrasil na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  5. «RedeBrasil agora é UnIRC». UnIRC na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  6. «História». RedeBrasil na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  7. «RedeBrasil de Servidores de IRC - irc.redebrasil.org.br». RedeBrasil na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  8. «RedeBrasil». Sensagent. Consultado em 26 de julho de 2021 
  9. «RedeBrasil». Sensagent. Consultado em 26 de julho de 2021 
  10. «RedeBrasil». Wikipédia na WayBack Machine. Consultado em 6 de fevereiro de 2022 
  11. «RedeBrasil». Sensagent. Consultado em 26 de julho de 2021 
  12. «Redebrasil & IRCLife». RedeBrasil na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  13. «RedeBrasil e DsgX Juntas!». RedeBrasil na Way Back MAchine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  14. «O Fim da Redebrasil». BlogSpot da RedeBrasil. Consultado em 29 de julho de 2021 
  15. «Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet». Clóvis Lacerda na WayBack Machine. Consultado em 6 de fevereiro de 2022 
  16. «Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil». Clóvis Lacerda na WayBack Machine. Consultado em 6 de fevereiro de 2022 
  17. «RedeBrasil agora é UnIRC». UnIRC na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  18. «Cartilha de Conduta para os IRCops da RedeBrasil.ORG». RedeBrasil.org na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  19. «Way Back Machine». Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  20. «Way Back Machine». Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  21. «Estamos em desenvolvimento, aguardem!». IRCBrasil.org na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  22. «IRCBrasil Site em Construção». IRCBrasil.org na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  23. «RedeSul Virtual Communit». RedeSul.net na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 
  24. «Servidores». #Opgame. Consultado em 29 de julho de 2021 
  25. «UnIRC Network». UnIRC.org na Way Back Machine. Consultado em 26 de julho de 2021 

Ver também