BrLink

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
BrLink
Logo-brlink.png
  Fundada     Dezembro de 2006; há 14 anos
  Extinta     Agosto de 2008; há 13 anos
  Localização     BRASIL
  Baseado em     Internet
  Staff Antiga     pier (Pierpaolo Pittelli), Guilherme Mitre, HaDDeR
  Sítio     www.brlink.org
  Wayback Machine     BrLink.org em 2007
  DNS Primário     irc.brlink.org
  Cobertura     Nacional


Disambig grey.png Nota: A maioria dos textos aqui apresentados são coletâneas retiradas da internet. Veja as referências no final da página.


A BrLink foi um Rede de IRC que teve início em Primeiro de Janeiro de 2007 e funcionou ate Novembro de 2008 (WIKIPEDIA, 2021, p. BrLink)[1]. Um whois em seu domínio traz a informação de que a data de criação do DNS foi em 12 de Dezembro e 2006, e o site da Rede em 2007 (BRLINK, 2006. p. Sobre)[2], informa esta data de criação e ainda que a Rede "foi formada com o intuito de fornecer para seus usuários um meio agradável para bate-papo, utilizando-se do protocolo do IRC", e que "teve como base a experiência adquirida pelos administradores de outras redes brasileiras em prover serviços de ótima qualidade para um número crescente de pessoas."

História

Segundo a descrição da Rede no site da Wikipédia, o primeiro nome da BrLink foi vIRCtua e era um projeto de Guilherme Mitre em 2003 e foi parado por falta de patrocinadores. Segue a história.
"O projeto ficou estacionado de 2003 ao início 2005, quando Guilherme decidiu colocá-lo à mostra novamente, foi quando Pierpaolo Pittelli (Pier) tomou conhecimento da qualidade do projeto e decidiu levá-lo adiante. Naquele período, Pierpaolo administrava uma das maiores empresas do IRC brasileiro, chamada SByte, que atuava em outras redes. Nessa ocasião, ele hospedou os servidores do projeto e o mesmo foi tocado para frente. Ali começava a história da rede.
A partir da metade de 2005, Pierpaolo e Guilherme se juntaram para aperfeiçoar os serviços da rede. Foram criados alguns serviços como: BotServs dedicados, Servidores virtuais que suportam ircops/ircadmins virtuais, Gratuidade dos serviços, Aquisição dos serviços pelo portal da rede (em tempo real, e grátis), etc. O IRCd foi totalemente substituido e reprogramado, para atender assim as necessidades dos novos serviços que seriam implantados semanas depois. O projeto continuou engatinhando até o final de 2005.
Em novembro de 2005, os servidores da SByte que ficavam em outras redes foram desligados, tornando-se esta exclusiva da BRlink (ou vIRCtua). Isso não durou muito tempo, pois a empresa fechou no final de 2005 devido a compromissos do administrador no ano seguinte e também à queda da clientela no IRC. Quando isso aconteceu, o projeto foi estacionado novamente com os desenvolvimentos já bastante avançados.
Durante o ano de 2006, o projeto ficou parado, mas as programações não. Vieram muitas novidades nos serviços, o site foi totalmente reformulado, o ircd teve todos os seus bugs corrigidos, mas os serviços ainda não estavam perfeitos. Em dezembro o projeto foi retomado graças a muitos incentivos dados ao Pierpaolo, que convocou Guilherme novamente e eles começaram a corrigir todas as falhas nos softwares. No dia 15 de dezembro de 2006 os problemas foram resolvidos e a rede mudou de nome para BRlink, ficando acessível por irc.brlink.org e entrando em fases de testes, para assim ser inaugurada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2007".

A BrLink sofreu um interrupção em 2008 porém, ao que parece foi momentânea. Segundo informações do site Sensagent (SENSAGENT, 2021, p. RedeBrasil)[3] sobre a RedeBrasil, "Em 2008 a rede brlink que seria a maior rede do brasil ficou fora do Ar por várias semanas, dessa maneira os canais os quais faziam parte, migraram para outras redes. O principal servidor DsgX resolveu se juntar com a RedeBrasil, com essa parceria passamos a ter um pico de 900 usuários conectados. Como a vida não é um mar de rosas(lol) para surpresa de todos a brlink voltou a ativa, dessa maneira alguns canais que migraram para RedeBrasil voltaram para a brlink."

Segundo relatos, algumas pessoas da staff da BrLink eram da BrasNET e essa saída não se deu de forma amigável, visto que a BrasNET ainda não havia sido extinta na data da saída. É o que depreendemos da entrevista de Thales com Kurt Kraut (KURTKRAUT, 2008, p. Log da entrevista na PapOnline.net #1)[4], onde é feita uma pergunta sobre o assunto.

Pergunta N.09 - "(Thales) -> Black_Dragon pergunta: Como você encarou a migração da maioria dos helpers para a Rede BRLink (antiga BrasIRC), sem mesmo ter o fim da BRASnet concretizado? Acusavam o HaDDeR, há certo tempo, de participar da equipe da outra Rede, coisa esta que seria encarado como fato grave em tempos remotos. Acredita que os helpers foram influenciados por ele?"

Diante desta pergunta Kurt Kraut responde que:

"KurtKraut) Eu havia saído a cerca de 1 ano antes desse episódio mas não testemunhei.
(KurtKraut) Mas usando minha experiência do passado para prever o ‘futuro’, digo, prever aquilo que não testemunhei, eu adotaria essa tese sim
(KurtKraut) que foi por influência do HaDDeR mesmo"

Levando em consideração que a página sobre (BRLINK, 2007, p. Sobre) da BrLink de 14 de Novembro de 2007 informava que a criação da Rede foi " Oficializada no dia 01 de Janeiro de 2007", acreditamos que seja perfeitamente possível que as suspeitas acima tenham realmente acontecido. Pois se a criação foi oficializada em Janeiro de 2007, quer dizer que a Rede já existia antes desta data de maneira informal, podendo esse fato ser compatível com a linha do tempo, visto que a saída dos Helpers da BrasNET para a BrLink ocorreu em 2006, ou antes, ja que KurtKraut afirma que "Eu havia saído a cerca de 1 ano antes desse episódio mas não testemunhei". Se ele saiu antes, saiu antes da extinção da BrasNET e como a BrasNET fechou em 2007, os fatos aconteceram antes daquele ano.

Pairam várias dúvidas sobre a criação da maioria das Redes brasileira de IRC pois, fazendo minhas a as palavras de Kurt Kraut (KURTKRAUT, 2008, p. Log da entrevista na PapOnline.net #3)[5], "o IRC brasileiro está morrendo sem deixar lápide, sem deixar muitos registros.". Há sim um relato aqui, outro ali, mas na maioria das vezes conflitantes e a Rede BrLink não fugiu ao padrão visto que no relato da Wikipédia o projeto inicial tinha o nome de vIRCtua e no Site do Canal #Sports (CANAL#SPORTS, 2021, p. História do #Sports)[6] que era da BrLink e anteriormente da Brasirc.com, é informado que "Em setembro de 2007 a BrasIRC mudou seu nome para BRLink mas, em agosto de 2008, a rede chegou ao fim e o canal, assim como nosso servidor, estão agora na rede VirtuaLife".

Para que a história se alinhe, fazemos o raciocínio que o Projeto inicial era vIRCtua, mudou o nome para BrLink em 15 de dezembro de 2006 e em Setembro de 2007 a Brasirc.com migrou para a BrLink. Na pergunta do Black_Dragon sobre a equipe de Helpers da BrasNET que foi para a Brlink, ele informa que a BrLink éra a "(antiga BrasIRC)". Isso só faz reforça nosso nosso raciocío.

A conclusão de que a BrasIRC mencionada nesses relatos seja a BrasIRC.com, é baseada na informação do Canal #Mp3 (CANAL#MP3, 2021, p. História do #Mp3)[7] de Tallis A. Oliveira (autor do TLS Script) e Ciro Moniz, o cirinho, root da Rede vIRCio. O site é informa que "Como fim da BRASnet, o canal migrou para a BrasIRC.com, que logo em seguida, mudou o seu nome para BRLink.org"

Conflitos (GuerrasIRClonicas)

A BrLink esteve envolvida em vários conflitos com a BrasNET (assim como a maioria das Redes IRC), pois segundo Thales em sua entrevita com Kurt Kraut, na terceira página já disponibilizada, pergunta de N.31 - " - "(Thales) E o que você pensa a respeito dos comentários que dizem que integrantes da BRLink foram quem atacaram a BRASnet".

Além do mais ao que parece, os servidores DsgX da BrasNET, foram levados para a BrLink como consta nos vários relatos acima, porém Kurt Kraut traz a informação adicional de que essa retirada ocorreu sem aviso prévio. Segue o relato ainda na terceira página, agora na pergunta N. 26 da entrevista: "(Thales) -> Flaviu`off pergunta: imagine que um patricionadar quera ajudar voce, mauritiz e companhia, sem se interessar em poder, comando, NADA. voces pensariao no caso em voltar a Brasnet? Ate pra dar a volta por cima, e fazer um recomeco, ja que sabem onde falharao."

...
(KurtKraut) O tiro de misericórdia dado na BRASnet foi justamente por alguém que ‘patrocinava sem nada em troca’, que era a DSGX
(KurtKraut) Por muitos anos eles nos ofereceram bons servidores.
(KurtKraut) Os services da BRASnet quando sairam da Telemar foram para DSGX
(KurtKraut) Eles não só deram um golpe na BRASnet indo para BrLink sem aviso prévio
(KurtKraut) como também, pelo que me consta, vazaram o IRCd, os services e até os bancos de dados.
(KurtKraut) Depois disso, como confiar em um ‘patrocinador que quer nada em troca’ ? Depois de ANOS de relacionamento com a DSGX !?
....

Rs kakaka. Apenas o IRC sendo IRC.

Servidores

Principal

irc.brlink.org

Secundário

sc.brlink.org
se.brlink.org
us.brlink.org
jp.brlink.org
irc.dsgx.org

Redes Sociais

Atualmente

Atualmente a rede encontra-se desativada mas o endereço irc.brlink.org continua ativo, porém apontando para rede vIRCio.

Referências

  1. «BrLink». Wikipédia. Consultado em 24 de julho de 2021 
  2. «Sobre». BrLink.org na Way Back Machine. Consultado em 24 de julho de 2021 
  3. «RedeBrasil». Sensagent. Consultado em 24 de julho de 2021 
  4. «Log da entrevista na PapOnline.net #01». Kurt Kraut na Way Back Machine. Consultado em 24 de julho de 2021 
  5. «Log da entrevista na PapOnline.net #03». Kurt Kraut na Way Back Machine. Consultado em 24 de julho de 2021 
  6. «Canal #Sports». Canal #Sports. Consultado em 24 de julho de 2021 
  7. «Canal #Mp3». Canal #Mp3. Consultado em 24 de julho de 2021