IRChelp Brasil - Wiki:Sobre

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
IRChelp
Logo-wikihelp.png
  Fundada     Junho de 2018; há 3 anos
  Localização     22x20px Brasil
  Baseado em     Internet
  Sítio     https://www.irchelp.com.br
  DNS Primário     irc.irchelp.com.br
  Média de Usuários     1-3
  Média de canais     10-15
  Média de servidores     1-2


A IRChelp Network Brasil é uma Rede de IRC (Internet Relay Chat) que tem como finalidade fornecer aos usuários da comunidade, informações sobre comandos, configuração de um IRCd, ZNC e ramificações, certificados SSL/TLS[1] dentre outras informações relacionadas ao IRC. A Rede compartilha de outros projetos como o InterIRC, que interliga as Redes através de relay pelos canais e a tradução do CloudBot tucuju, um bot IRC funcional em linguagem Python.
A Rede usa um servidor InspIRCD juntamente com um services Anope. Possui TLS certificado pela Let's Encrypter. O conteúdo da IRChelp.com.br é licenciado pela Creative Commons sob a lincença Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC-BY-SA-4.0).

Fundamos a Rede em 2018 e esperamos mantê-la no ar para continuar ajudando novos e antigos usuários.

História

Comecei a acessar o IRC de 1995 até final de 1998. Depois voltei a usar em 2016. Já em 95 era muito difícil alguém lhe “dar” alguma informação no IRC, pedi ajuda era como um insulto. Hoje possuímos mecanismo de busca melhorados, naquela época tínhamos o Cadê?, Altavista etc, e mesmo assim não existia muita literatura, e as que existiam eram em inglês. Tendo em vista tudo isso, foi que surgiu a ideia de criação de uma rede de ajuda. Depois veio a ideia de criar o site.
Após ter a ideia da Rede e posteriormente a do site, ao pesquisar os domínios irchelp, descobri que alguém já havia tido essa mesma ideia em 1993. A IRChelp original foi concebido como um canal de ajuda também sobre o IRC nas redes EFnet, freenode e IRCnet. Como eles mesmo informam no site – IRChelp.org- , são um grupo de pouco mais de 20[2] pessoas que mantém o serviço e o site até hoje com o mesmo objetivo.

Referências

  1. «Sobre o Site IRChelp.com.br». Consultado em 10 de novembro de 2019 
  2. «Créditos da IRCHelp.org». Consultado em 10 de novembro de 2019 

Ligações externas