Portal:Reop-Mode/Mode
Página principal | Comando Mode | Comandos do ALIS |
Comando Mode
Mode R
Obtém a lista Reop-Mode de um canal. O usuário deve realizar o comando /MODE #canal R
, e o servidor lhe responderá com as respostas numéricas 344, enquanto houver máscaras de host na lista e em seguida, uma resposta numérica 345 ao final, indicando o fim da lista de Reop do canal.
Sintaxe: /MODE #canal R
- Exemplos de respostas do servidor:
- -irc.irchelp.com.br 344 campari #canal user!ident@hostmask.
- -irc.irchelp.com.br 344 campari #canal *!*@*
- -irc.irchelp.com.br 345 campari #canal :End of Channel Reop List
Para o exemplo acima, os usuários que possuem as mascarás de host user!ident@hostmask e *!*@* terão direito a adquirirem o status de OP, caso o canal fique sem Operadores.
Mode +R
Adiciona um usuário à lista Reop-Mode. Funciona exatamente da mesma maneira que adicionar ou remover uma BAN. Apenas use +R em vez de +b.
Sintaxe 1: /MODE #canal +R nick_usuario!ident_usuario@host_usuário.com.br
Sintaxe 2 : /MODE #canal +R *!*@irchelp.com.br
Onde o primeiro sinal de asteristico ( * ) é o nick do usuário, o símbolo de exclamação ( ! ) é apenas um separador. O segundo sinal de asteristico ( * ) é o ident do usuário, o simbolo do arroba ( @ ) é apenas um separador e o que vem depois dele ( irchelp.com.br ) é o host.
Ao trocar um nick (apelido) ou ident ou até mesmo o hostname pelo simbolo de asteristico ( * ), você estará informando que qualquer nick/ident/hostname poderá se encaixar nesse requisito.
- Exemplo:
- 1 -
/MODE #ajuda +R [email protected]
- 1 -
O usuário deve tornar suas máscaras de Reop tão únicas e estáveis quanto possível. Exemplo não desejados são conexões de internet nas quais o IP muda em intervalos regulares, pois assim, a lista de Reop precisará ser atualizada contanstemente, tornando seu canal vulnerável a tentativas de takeover onde outro usuário da Rede está conectado pelo mesmo provedor de internet que o usuário "dono" do canal.[1]
- Bom exemplo (identd e sem asterísticos - carácter curinga - na máscara de host):
/MODE #canal +R *[email protected]
- Exemplo ruim (sem identd, carácter curinga na máscara do host e o nome do host é um IP dinâmico - que sempre é "trocado" - ou é free ):
/MODE #canal +R *!*campari@*.dns.free.net
Depois de 90 minutos que um canal fica sem Operador, o Reop é forçado a escolher um Operador dentre aqueles qualificados no canal:
- Exemplos de respostas do servidor:
- -irc.irchelp.com.br NOTICE #canal :Enforcing channel mode +R (166)
- -irc.irchelp.com.br MODE #canal +o nick
[ Topo ]
Mode -R
Sintaxe 1: /MODE #canal -R nick_usuario!ident_usuario@host_usuário.com.br
Sintaxe 2: /MODE #canal -R *!*@irchelp.com.br
- Exemplo:
- 1 -
/MODE #ajuda -R [email protected]
- 1 -
- Remove um usuário (sua hostmask) da lista Reop-Mode de um canal.
Dicas
- 1 - Mantenha as máscaras de host da lista de Reop do canal sempre atualizadas. (domínio expirado? Conta do shell fechada?);
- 2 - Tenha cuidado com caracteres curingas. Nunca use curingas como *[email protected].* porque eles podem ser falsificados facilmente, como por exemplo *[email protected]. Use a notação CIDR: *[email protected]/24.
- 3 - As entradas da lista de Reop podem ser restritas a países usando os códigos de país ISO-3166-1. Por exemplo. 276*[email protected] reabrirá apenas para usuários em servidores IRCnet * .DE.
- 4 - Se o canal estiver sem Operador, os usuários correspondentes às máscaras da lista Reop poderão entrar no canal mesmo com restrição de limite.
- 5 - Se o canal estiver vazio, a lista de Reop será pedida, bem como todas as outras informações do canal.[2]
[ Topo ]
Relação entre + R e Mode do #canal + r
'+r' em um !channel da IRCnet, tem o mesmo efeito que +R *!*@*, ou seja, após um período de tempo, um usuário aleatório receberá status de Operador. Isso torna +r obsoleto. '+R' funciona em qualquer tipo de canal. No entanto, +r provavelmente continuará sendo aceito, mas é recomendável usar '+R'.
NOTA: O mode +r e, um canal é diferente do mode +r em umusuário. Se um usuário recebe o mode +r ao entrar em um canal, ele não receberá status de Operador, mesmo que seja a única pessoa no canal.
Modo +r do Usuário
Quando um usuário recebe um modo +r, significa que ele não pode ter o status de operação ou alterar o nick (outro operador pode lhe dar status de OP, mas você não poderá usá-lo para nada). Os servidores não lhe darão status de OP, mesmo quando você criar um novo canal. Abaixo você encontra algumas explicações do modo de usuários +r. Esteja ciente de que nem sempre é possível resolver esse problema, mesmo que você corrija todos os problemas mencionados aqui. Portanto, se ainda não funcionar, você terá que conviver com a conexão restrita.[3]
1 - Você não possue um DNS reverso (ou nenhum DNS) configurado
- Muitos servidores exigem que o seu endereço IP esteja direcionado para o nome do host que ele informa que é. Se seu nick aparecer com um nome de host puramente numérico no seu whois
/whois seunick
, esse pode ser o seu problema.
- Solução: A maioria das pessoas não está em condições de corrigir esse problema, pois é uma configuração tratada pelo provedor de serviços de Internet. Ainda é recomendável que você tente as seguintes soluções (use um servidor local e ative o identd) se tiver com esse problema. Se você ainda estiver restrito depois disso, provavelmente não há como resolver o problema e terá que se contentar com a conexão restrita (você ainda pode conversar no canal)
2 - Não eta usando um servidor Local
- Acontece quando vocês esta conectado a um servidor muito longe de você. A maioria dos servidores da IRCnet, permite conexões apenas do mesmo pais em que estão localizados.
- Solução: Conecte em outro servidor mais próximo de você.
3 - Falta de Identd
- Se o servidor exigir identd e você não o estiver executando, quando você executar o comando
/whois seunick
, aparecer com um "-" em frente ao seu username o que quer dizer que você não está rodando o identd (ou você não o configurou corretamente na porta 113). Um "+" na frente do seu nome de usuário (username) significa que você tem o identd em execução, se esse for o caso, você precisará examinar se existem problemas.
- Solução: Você precisa ativar o identd (é uma opção no mIRC e um serviço separado do hosts do tipo unix) e verifique se o servidor está conseguindo acessar a porta 113 no seu PC (se estiver usando um um roteador e / ou firewall).
4 - Último Recurso
- Como nem todos os países têm servidores locais ou mesmo servidores por próximos ao usuário, o último recurso seria experimentar um dos seguintes servidores. São os servidores (atualmente) mais abertos para acesso à IRCnet. Permitirão conexões de muitos dos países menos vistos.
- ircnet.choopa.net
- irc1.us.open-ircnet.net
- ircnet.eversible.com
Referências
- ↑ «Reop-Mode (ENG)». Semi-Official Site. Consultado em 27 de Abril de 2020
- ↑ «Reop-Mode (ENG)». IRCnet.com. Consultado em 27 de Abril de 2020
- ↑ «FAQ (ENG)». IRCnet Help. Consultado em 5 de Maio de 2020