BrasIRC.net

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
BrasIRC.net
Logo-brasirc-net.gif
  Fundada     Agosto de 1997; há 24 anos
  Extinta     Novembro de 2003; há 17 anos
  Localização     BRASIL
  Baseado em     Internet
  Staff Antiga     Jorge, Marco Gouveia, Martini ...
  Sítio     www.brasirc.net
  Wayback Machine     BrasIRC.net em 2002
  DNS Primário     irc.brasirc.net
  Cobertura     Nacional


Disambig grey.png Nota: A maioria dos textos aqui apresentados são coletâneas retiradas da internet. Veja as referências no final da página.


A Rede BrasIRC.net foi uma das maiores Redes de IRC brasileira. Foi ainda a principal Rede oriunda da Rede BrasIRC.com.br, juntamente com a Rede BrasNET. Essa divisão entre BrasIRC.com.br e .net ocorreu no final de 1997, pois o domínio BrasIRC.net tem data de criação de 06 de Agosto daquele ano (DYNADOT, 2021, p. Whois BrasIRC.net)[1].

A Rivalidade entre BrasNET e as BrasIRC's é atemporal, primeiro com a com.br, depois com a .net e posteriormente com a BrasIRC.org.

No site da Rede em Novembro de 1999, havia a descrição da BrasIRC como sendo, "composta por mais de 50 Servidores de IRC de todo o Brasil, interligados para poder oferecer aos seus usuários acesso aum "CHAT" em tempo real com pessoas de todas as partes do mundo." E segue dizendo que "a BrasIRC não é só uma Rede de Servidores de IRC, é também uma Rede Humana. Somos 250 operadores entre IRCops Globais, IRCAdmins e IRCops Locais que, com trabalho voluntário, auxiliamos nosso público, mantemos a rede organizada e mantemos este web site". (BRASIRC.NET, 1999, p. Quem Somos)[2].

História

A data de fundação da Rede coincide com vários relatos de sites como o Sensagente, "O domínio primário dela era BrasIRC.Com.Br.Após cerca de 2 anos em atividade, houve conflitos em sua administração, resultando em uma separação da rede e criação de duas novas redes, a BrasNET e a BrasIRC.Net (SENSAGENT, 2021, p. BrasIRC)[3]" e o Everybodywiki "A Rede BrasIRC foi a primeira rede de IRC brasileira. O domínio primário é BrasIRC.com.br tendo sido registrado em 16 de novembro de 1996.[1] Após alguns anos em atividade, houve conflitos em sua administração interna, resultando em uma separação da rede e criação da BrasIRC.Net," (EVERYBODYWIKI, 2021, p. BrasIRC)[4].

A Rede BrasIRC.net trocou de domínio para VirtuaLife provavelmente em Novembro de 2003, novamente houve uma leva de criação de novas Redes IRC, dentre elas a RedeNorte. "RedeNorte é uma das redes brasileira de IRC que foi criada com o fim da Rede BrasIRC. Operadores e IRCops, membros dos canais #Belem e #Amapa, ao tomarem conhecimento que a Rede BrasIRC seria extinta, resolveram adotar a RedeNorte para direcionar seus usuários, tonando-se estes canais os maiores (em número de usuários) da nova rede." (EVERYBODYWIKI, 2021, p. RedeNorte)[5]. A data de criação da RedeNorte coincide com o "fim" da BrasIRC.net.

Dizemos que a troca de domínio ocorreu provavelmente em Novembro de 2003 por que a última vez que Martini citou em seu blog o domínio BrasIRC, foi em uma conversar com um usuário no mês de Setembro daquele ano:

"Vento em pouco"
<BrasIRC8031423> Pois é querido Martini vejo que sua rede nao ta indo de vento em pouco estou certo ?
•• Analisando BrasIRC8031423 ...
••• Endereço: [email protected]
••• Realname: * Morra De Inveja ! ! !
"Morra de inveja"? Nem a Magda, do programa Sai de Baixo, morreria de inveja de tanta burrice..."

(MARTINI, 2021, p. Vento em pouco)[6].

Ainda no blog de Martini, há o log de uma conversa com outro usuário sobre o fim da Rede em Janeiro de 2004:

"Analfabetos não sabem contar...
[01:05] <JSalleS> incrivel como acabou o teu reinado
[01:05] <JSalleS> reinado nao..
[01:05] <JSalleS> imperio como tu dizias
[01:05] <JSalleS> hahaha"

(MARTINI, 2021, p. Analfabetos não sabem contar)[7]

Por fim, a data da criação do domínio VirtuaLife é de 21 de Novembro de 2003 (REGISTROBR, 2021, p. Whois VirtuaLife.com.br)[8].

Então podemos concluir que a perda do domínio aconteceu entre essas duas conversas, ou seja, entre Setembro de 2003 e 09 Janeiro de 2004

Há muita especulação sobre como ocorreu a perda do domínio BrasIRC.net. Alguns dizem que foi por má administração, "Em meados de 2003 o domínio BrasIRC.NET deixou de ser usado em servidores de IRC quando o provedor Matrix Internet, na época detentor do domínio BrasIRC.NET, decidiu por encerrar as operações ligadas ao IRC em função de uma má administração, sendo fracassada pelo Carlos Martini, um dos responsáveis pelo fechamento. Em sua saída, a Matrix levou consigo o domínio." (EVERYBODYWIKI, 2021, p. BrasIRC)[9]. Outros dizem que foi por motivos ingênuos, "Já no ano de 2002, por motivos ingênuos e desagradáveis a rede começou a receber vários ataques, que teve como conseqüência a desintegração do grupo e a troca do nome de BrasIRC.Net para Virtualife, ou seja, a rede se desmembrou, indo cada um para seu um lado, uma grande parte dos usuários optaram em ir para BrasNET, que hoje em dia está desativada e outros preferiram continuar na Virtualife (antiga BrasIRC.Net)." (WAYBACKMACHINE, 2021, p. RedeNorte)[10].

Porém em seu blog em Janeiro de 2006 quando fala sobre sua saída do IRC, Martini lamenta o acontecido e diz que alertou a quipe um ano antes do fato acontecer. "...Ou, ainda, porque avisos eu dei, mas as pessoas não me ouviram. Avisos eu dei de que perderíamos o domínio brasirc.net um ano antes de acontecer. Não fui ouvido. Avisos eu dei de que seríamos traídos pela Microlink, um ano antes de acontecer. Não fui ouvido. Quando finalmente as pessoas que comigo comandavam a rede resolveram começar a me ouvir, era já muito tarde, e o grande estrago estava feito. Muitas coisas eu previ que aconteceriam, muito antes de acontecerem..." (MARTINI, 2021, p. O Sonho Acabou Mais Ainda Temos Pão Doce)[11].

Staff Antiga

Jorge, Marco Gouveia, Serfau, |Diego-X|, Slogan, Derf, Leandro Ferraz, NeTinho^, kiko, SycLonE, {Br0kEn}, djor0us, _Flash_, Hugo, After ([email protected]), Alazaf ([email protected]), Apha ([email protected]), ARJ ([email protected]), ArT ([email protected]), Asdrubal ([email protected]), Asterix ([email protected]), _Batman_ ([email protected]), BOSS ([email protected]), brain ([email protected]), BRODA ([email protected]), buda ([email protected]), coxaroxo ([email protected]), DEUS ([email protected]), Diamond_Dog ([email protected]), DraVen ([email protected]), dudu ([email protected]), DW ([email protected]), _Edu_ ([email protected]), Factor ([email protected]), HaCk ([email protected]), Herman ([email protected]), JcRiPpA ([email protected]), JotaKa ([email protected]), KiDnPlay ([email protected]), Lamanxa ([email protected]), Lancelot ([email protected]), lela ([email protected]), Leomeida ([email protected]), Leonardo1 ([email protected]), Lipe ([email protected]), Lizard ([email protected]), Loon ([email protected]), LordMage ([email protected]), |Luli| ([email protected]), Magic ([email protected]), MaGnEtO ([email protected]), malaria ([email protected]), Martini ([email protected]), MaxCavalera ([email protected]), M-Celo ([email protected]), Misterio ([email protected]), |Nilson| ([email protected]), OzzY ([email protected]), Padre ([email protected]), Papael ([email protected]). Patola ([email protected]), PiabaBoy ([email protected]), Piu ([email protected]), PySChO ([email protected]), Ropla ([email protected]), SaB0TaGe ([email protected]), Sartori ([email protected]), sander ([email protected]), Soul ([email protected]), SPeeDx ([email protected]), SPOOL ([email protected]), Sthef ([email protected]), Thiago ([email protected]), TOOLS ([email protected]), Virosdemo ([email protected]), Whisky ([email protected]), WILBERT ([email protected]), XHaWkS ([email protected]), XHemp ([email protected]), XJoker ([email protected]), XKiller ([email protected]), XPTO ([email protected]), XSeRgIo ([email protected]), XViper ([email protected]), XZero ([email protected]), kico ([email protected]), Annjinha ([email protected]), Diabo ([email protected]), HALL ([email protected]), glacius ([email protected]), Apocalipse_ ([email protected]), cruzeiro ([email protected]), Fisico ([email protected]), SaBbAtHCop ([email protected]), AiLeRoN ([email protected])

Servidores

Principal

irc.brasirc.net

Secundário[12]

irc.matrix.net.br
irc.sto.terra.com.br
irc.tecsat.com.br
irc.ligbr.com.br
irc.yadata.com.br
irc.cmf.com.br
irc.floripa.com.br
irc.melim.com.br
irc.lrv.ufsc.com.br

Veja outros Servidores na antiga página da Rede pela Way Back Machine.

Atualmente

Atualmente a Rede encontra-se desativada mas o endereço BrasIRC.net ainda existe e esta registrado na Webcentral Group Limited dba Melbourne IT, tendo como DNS primário amauri.matrix.com.br e secundário dns.matrix.com.br, o que confirma que a Matrix ainda é detentora do domínio.

Referências

  1. «Whois BrasIRC.net». Dynadot. Consultado em 31 de julho de 2021 
  2. «Quem Somos». BrasIRC.net na Way Back Machine. Consultado em 31 de julho de 2021 
  3. «BrasIRC». Dicionário Sesagente. Consultado em 31 de julho de 2021 
  4. «BrasIRC». Everybodywiki. Consultado em 31 de julho de 2021 
  5. «RedeNorte». Everybodywiki. Consultado em 31 de julho de 2021 
  6. «VEnto em pouco». Martini BlogSpot. Consultado em 31 de julho de 2021 
  7. «Analfabetos não sabem contar». Martini BlogSpot. Consultado em 31 de julho de 2021 
  8. «Whois VirtuaLife.com.br». RegistroBr. Consultado em 31 de julho de 2021 
  9. «BrasIRC». Everybodywiki. Consultado em 31 de julho de 2021 
  10. «BrasIRC». RedeNorte na Way Back Machine. Consultado em 31 de julho de 2021 
  11. «O Sonho Acabou Mais Ainda Tempos Pão Doce». Martini BlogSpot. Consultado em 31 de julho de 2021 
  12. «O que é». Canal #RioMafra. Consultado em 31 de julho de 2021 

Ver também