BrasIRC

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
BrasIRC
Logo-brasirc.png
  Fundada     1996; há 25 anos
  Localização     BRASIL
  Baseado em     Internet
  Staff Atual     rool, marlus e bigua
  Staff Antiga     Jan Struving (kanopus), Sthef, Mauritz Antunes, XShadow, morcego, Brunno Toniolo (brn), KRANG
  Sítio     www.brasirc.com.br
  DNS Primário     irc.brasirc.com.br
  Média de Usuários     48-60
  Média de canais     19-30
  Média de servidores     03
  Cobertura     Nacional


Disambig grey.png Nota: A maioria dos textos aqui apresentados são coletâneas retiradas da internet. Veja as referências no final da página.


Tirando uma minoria que diz que a primeira rede IRC foi a KIRCnet criada em 1995 (Thales, 2019, p. O IRC Brasileiro)[1], tudo indica que a Rede BrasIRC é a primeira Rede de IRC brasileira. O domínio primário é BrasIRC.com.br tendo sido registrado em 16 de novembro de 1996 junto ao servidor Matrix.

História

O primeiro domínio a ser utilizado pela Rede BrasIRC era o BrasIRC.com.br. Após 02 anos de atividade, houve conflitos em sua administração interna, resultando na separação do servidor Matrix. Assim, foram criados novos domínios com intenção de criação de novas redes (SensAgent, 2021, p. BrasIRC)[2]. Estes novos domínio no caso eram BrasNET e BrasIRC.net[3] que em Novembro de 2003 tornaria-se a Rede VirtuaLife (Martini, 2006, p. O Sonho Acabou)[4].

Parte da trajetória da BrasIRC até 2004, é descrita por brN (Brunno Toniolo) na página Sobre, da BrasIRC.com.br em Janeiro de 2005.

Sobre a BrasIRC:

Bom, pediram para eu escrever um texto sobre a Rede BrasIRC, não sei bem como começar o texto, então coloquei uma musica que gosto e deixei as idéias fluírem.

É isso, se você vai ler um texto é bom que se sinta bem lendo ele, acho que todos que estão neste site é porque usam IRC, então vou escrever algo mais informal, para ficar melhor a leitura.

Tudo começou em 1996, mais exatamente dia 16 de novembro de 1996, como você alguns falam e muitos duvidam, a Rede BrasIRC.Com.Br foi a primeira rede de IRC do Brasil a ser registrada na FAPESP (órgão responsável por registros de domínios de Internet no Brasil) pelo seu fundador Jan Struiving junto com o provedor Matrix cujo administrador da época não me lembro, se você pensa que é o Martini, acho que se enganou.

Bom, como toda parceria no IRC, a união entre a Kanopus (do Jan) e o provedor Matrix não durou muito, então cada um foi para seu lado, o domínio ficou com o Jan, que continuou com o nome e a maior parte dos usuários ficaram com o provedor Matrix que fundou a Rede BrasIRC.Net.

Pois bem, anos se passaram com várias pessoas administrando a rede, pois Jan se afastou do IRC em 1998, então sempre existia a lei da sobrevivência aonde quem tinha mais acesso mandava mais. Lembro de nicks de pessoas que chamo de dinossauros da BrasIRC, que sempre deveremos respeitar pelos feitos no passado, como Jan, Vini-RJ, Cavs, Bto, Murder, BAMBAM--, BuscaPe, MKL, Javali, MAXIMO, SheLdon, VyPeR, FiGhTeR, Mala, Zed, THOR e _LiDi_ entre outros que não me lembro agora.

Mas no ano 2001, aconteceu algo que mudou a historia da rede BrasIRC, o provedor Kanopus sofreu um processo trabalhista e teve que penhorar uma lista de domínios entre eles estava o domínio da Rede BrasIRC.Com.Br. Isto levou ao congelamento do domínio pela FAPESP fazendo a Rede BrasIRC perder alguns dos poucos usuários que havia na época o administrador da época sabendo que Jan estava afastado do IRC, o administrador da Rede decidiu arrematar o domínio, e assim fez no mês de Fevereiro de 2002.

Assim Brunno Toniolo toma posse como novo proprietário da rede BrasIRC, por mais que o ID Administrativo não tenha sido transferido pela FAPESP (por questões técnicas judiciais) Jan tomou a providencia de mudar todos os demais IDs para o nome do Brunno. A Rede neste momento estava muito pequena, e contou com uma grande ajuda de DoiDaum administrador do provedor NwNet de Pará de Minas em MG, o qual somos muito gratos até hoje.

Então com novo dono a Rede começou a prosperar mudando IRCd e Services a rede começou a ter novos usuários e se destacar no IRC Nacional novamente. Em meados de 2003 a Rede BrasIRC.Net teve conflitos na administração e saíram da rede deixando Martini sozinho com os services e junto com a BrasIRC.Com.Br voltaram a formar uma única BrasIRC, mas como existem pessoas de que podemos chamar de idiotas, começaram a ver o sucesso da rede e atacavam o provedor Matrix com ataques DDOS (ataque de negação de serviço), e este decidiu desligar seus serviços de IRC.

Após este evento a rede voltou a ter perda de usuários, mas como brN (Brunno) estava saindo de férias em Janeiro de 2004, deixou a administração da rede para KRANG que fez a BrasIRC dar um salto enorme, e hoje se encontra com máxima de 1094 usuários, e a tendência é aumentar.

Essa é a historia verdadeira, escrita por Brunno Toniolo, o atual dono da Rede BrasIRC, ou mais que isso, um usuário viciado, um amante do IRC nacional.

Feito por Brunno Toniolo

BRASIRC.COM.BR, 2005, p. Sobre a BrasIRC[5]

Linha do Tempo

Leilão

"Em 2001 Jan Struving (Kanopus) administrador do domínio BrasIRC.com.br, sofre um processo trabalhista e o domínio vai para leilão. Em 2002 Brunno Toniolo (brn), arremata o domínio BrasIRC.com.br em leilão e Jan transfere o ID do domínio." (BrasIRC, 2021, p. Sobre nós)[6]

Fusões

Em 2003 As redes BrasIRC.net e BrasIRC.com.br se unem com fusão de nicks e canais, porém em 2004 devido ataques, a rede BrasIRC.NET fecha suas portas junto com o servidor Matrix. A Matrix ainda hoje é o detentora do domínio da BrasIRC.net[7]. Em 2006 é a vez da fusão com a Rede BrasIRC.org, mediada parcialmente por KRANG do servidor RavenX e marlus do servidor tunts. Essa Fusão dura apenas 2 anos e em 2008 depois de se separarem, desta vez é a BrasIRC.com.br que sofre ataques DDoS e encerra suas atividades.

Reabertura

Em 2014 a BrasIRC.com.br planeja reabertura e busca fazer adesão em novas redes, levando em consideração o cenário brasileiro. Em 2015 ela volta às suas atividades inicialmente com servidores AWS, sobre administração do rool, marlus e bigua. (BrasIRC, 2021, p. Sobre nós)

Servidores

Principais

irc.brasirc.com.br
irc2.brasirc.com.br
azr.brasirc.com.br

Secundários

irc.bigua.org
irczone.pylink.net
olimpo.irczone.net

Secundários (antigos)[8]

irc.openline.com.br irc.svn.com.br brasirc.elogica.com.br irc.mednet.com.br irc.fractal.com.br
irc.africanet.com.br brasirc.barretos.com.br irc.matrix.com.br irc.portadig.com.br irc2.matrix.com.br
irc.libnet.com.br irc.prolink.com.br irc.ranet.com.br irc.artnet.com.br irc.telepar.com.br
irc.certto.com.br irc.techno.com.br irc.matrix.com.br irc.ez-poa.com.br brasirc.widesoft.com.br
brasirc.fnn.net brasirc.ft.com.br irc.etfrn.br irc.stc.com.br irc.eribeiro.com.br
irc.adaptanet.com.br irc.ism.com.br irc.netsix.com.br irc.netmarket.com.br irc.datasoft.com.br
irc2.ism.com.br irc.supridad.com.br irc2.sodre.net irc.iis.com.br irc.compuland.com.br
irc.netfly.com.br irc.iaccess.com.br irc.gnet.com.br irc.esquadro.com.br irc.travelnet.com.br
irc2.kanopus.com.br irc.univali.rct-sc.br irc.anhembi.br irc.vrs.com.br irc.saojose.g12.br
irc.sul.com.br irc.tropical.com.br irc.cyber.com.br irc.brasnet-online.com.br irc.iron.com.br
brasirc.sky.com.br

Atualmente

A BrasIRC está sobre o domínio BrasIRC.com.br. A rede não tem fins lucrativos e mantém um pequeno servidor de livre acesso, para quem ainda se interessar ou para curiosos sobre o sistema IRC. A rede também adota uma nova visão técnica e meritocrática sobre sua administração. Usuários que contribuem com idéias, projetos, códigos open source e suporte, são reconhecidos pelos membros STAFF da rede, criando assim um clima de colaboração e incentivo ao uso do IRC. Não sendo necessário pagar nenhum tipo de taxa de adesão ou mensal para manter seus serviços. (vrftsjtryk, 2019, p. BrasIRC)[9]

Referências

  1. «O IRC BRasileiro». Site iCaju no Wordpress. Consultado em 22 de abril de 2021 
  2. «BrasIRC». Site Dicionário Sensagent. Consultado em 21 de abril de 2021 
  3. «BrasIRC.NET». Site BrasIRC.NET na WayBack Machine. Consultado em 21 de abril de 2021 
  4. «O Sonho Acabou...». Blog do Martini no Blogspot. Consultado em 21 de abril de 2021 
  5. «Sobre a BrasIRC». BrasIRC.com.br na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  6. «Sobre Nós». Site BrasIRC.com.br. Consultado em 21 de abril de 2021 
  7. «Whois BrasIRC.Net». Site DynaDotcom. Consultado em 21 de abril de 2021 
  8. «Comandos IRC». Tonyjazz’s Weblog. Consultado em 30 de julho de 2021 
  9. «Sobre Nós». Site vrftsjtryk no Blogspot. Consultado em 21 de abril de 2021 

Ver também

Ligações externas