Mudanças entre as edições de "Portal:Reop-Mode/Mode/Comandos"
(Criou página com '__NOTOC__ <div style="float:left; width:48%; text-align: justify; padding: 10px; border-right: 1px solid #C0C0C0;"> == Mode R == Obtém a lista ''Reop-Mode'' de um canal. O us...') |
(Sem diferença)
|
Edição das 12h24min de 3 de maio de 2020
Mode R
Obtém a lista Reop-Mode de um canal. O usuário deve realizar o comando /MODE #canal R
, e o servidor lhe responderá com as respostas numéricas 344, enquanto houver máscaras de host na lista e em seguida, uma resposta numérica 345 ao final, indicando o fim da lista de Reop do canal.
Sintaxe: /MODE #canal R
- Exemplos de respostas do servidor:
- -irc.irchelp.com.br 344 campari #canal user!ident@hostmask.
- -irc.irchelp.com.br 344 campari #canal *!*@*
- -irc.irchelp.com.br 345 campari #canal :End of Channel Reop List
Para o exemplo acima, os usuários que possuem as mascarás de host user!ident@hostmask e *!*@* terão direito a adquirirem o status de OP, caso o canal fique sem Operadores.
Mode +R
Adiciona um usuário à lista Reop-Mode. Funciona exatamente da mesma maneira que adicionar ou remover uma BAN. Apenas use +R em vez de +b.
Sintaxe: /MODE #canal +R *!*@irchelp.com.br
- [email protected] MODE #canal +R *!*@ichelp.com.br
O usuário deve tornar suas máscaras de Reop tão únicas e estáveis quanto possível. Exemplo não desejados são conexões de internet nas quais o IP muda em intervalos regulares, pois assim, a lista de Reop precisará ser atualizada contanstemente, tornando seu canal vulnerável a tentativas de takeover onde outro usuário da Rede está conectado pelo mesmo provedor de internet que o usuário "dono" do canal.[1]
- Bom exemplo (identd e sem asterísticos - carácter curinga - na máscara de host):
/MODE #canal +R *[email protected]
- Exemplo ruim (sem identd, carácter curinga na máscara do host e o nome do host é um IP dinâmico - que sempre é "trocado" - ou é free ):
/MODE #canal +R *!*campari@*.dns.free.net
Depois de 90 minutos que um canal fica sem Operador, o Reop é forçado a escolher um Operador dentre aqueles qualificados no canal:
- Exemplos de respostas do servidor:
- -irc.irchelp.com.br NOTICE #canal :Enforcing channel mode +R (166)
- -irc.irchelp.com.br MODE #canal +o nick
[ Topo ]
Mode -R
Sintaxe: /MODE #canal -R *!*@irchelp.com.br
- Exemplo de resposta do servidor:
- [email protected] MODE #canal -R *!*@irchelp.com.br
Remove um usuário (sua hostmask) da lista Reop-Mode de um canal.
Dicas
- 1 - Mantenha as máscaras de host da lista de Reop do canal sempre atualizadas. (domínio expirado? Conta do shell fechada?);
- 2 - Tenha cuidado com caracteres curingas. Nunca use curingas como *[email protected].* porque eles podem ser falsificados facilmente, como por exemplo *[email protected]. Use a notação CIDR: *[email protected]/24.
- 3 - As entradas da lista de Reop podem ser restritas a países usando os códigos de país ISO-3166-1. Por exemplo. 276*[email protected] reabrirá apenas para usuários em servidores IRCnet * .DE.
- 4 - Se o canal estiver sem Operador, os usuários correspondentes às máscaras da lista Reop poderão entrar no canal mesmo com restrição de limite.
- 5 - Se o canal estiver vazio, a lista de Reop será pedida, bem como todas as outras informações do canal.[2]
Relação entre + R e Mode do #canal + r
'+r' em um !channel da IRCnet, tem o mesmo efeito que +R *!*@*, ou seja, após um período de tempo, um usuário aleatório receberá status de Operador. Isso torna +r obsoleto. '+R' funciona em qualquer tipo de canal. No entanto, +r provavelmente continuará sendo aceito, mas é recomendável usar '+R'.
- ↑ «Reop-Mode (ENG)». Semi-Official Site. Consultado em 27 de Abril de 2020
- ↑ «Reop-Mode (ENG)». IRCnet.com. Consultado em 27 de Abril de 2020