CHATNet

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Rede CHATNet
Logo-chatnet.gif
  Fundada     Setembro de 2002; há 19 anos
  Extinta     2008; há 14 anos
  Localização     BRASIL
  Baseado em     Internet
  Staff Antiga     XOOM, Skyzer, NfC8, dryad, attitude, slawx ...
  Sítio     www.chatnet.com.br
  Wayback Machine     CHATNet em 2007
  DNS Primário     irc.chatnet.com.br
  DNS Secundário     irc.chatnet.org.br
  Cobertura     Nacional


Disambig grey.png Nota: A maioria dos textos aqui apresentados são coletâneas retiradas da internet. Veja as referências no final da página.


Segundo o demonstrativo de movimentação de página da internet do site Way Back Machine (WAYBACKMACHINE, 2021, p. CHATNet)[1], a CHATNet funcionou durante 05 anos, de Outubro de 2002 até final de 2007, pois em Setembro de 2007 a Rede se une à RedeSul (WAYBACKMACHINE, 2007, p. RedeSul.net)[2]. Na paǵina de Notícias da CHATNet de Dezembro de 2002, é informado que a data exata de criação da Rede foi em 10 de Setembro de 2002[3]. Um whois em seu domínio traz a informação da última data de criação, 18 de Julho de 2018. Provavelmente o domínio expirou entre 2008 e 2009, pois logo após aperda do domínio, os Administradores da Rede criaram outra Rede, a VIRCio, que teve início em 2009 e esta em funcionamento até hoje.

Vejamos o que dizia a página da CHATNet sobre a Rede em 2002:

"A Rede CHATNet de IRC foi fundada dia 10 de setembro de 2002.
Apesar de tão recente fundação, já conta com expressiva participação de Usuários de todos os recantos do Brasil e do exterior.
Em apenas um mês de existência, a CHATNet já computava números extraordinários, com ocorrência de até 3000 conexões simultâneas. Este sucesso, mesmo estando em fase inicial de Operação, com certeza é fruto de uma filosofia diferente de tratamento aos Usuários que, sem distinção, são nosso objetivo final.
Ao criarmos esta Rede, nos norteamos em fundamentos básicos, que atendam aos anseios dos Usuários, com um intuito de promover acesso a todos, democraticamente, sem corporativismos que privilegiem grupos em detrimento da maioria.
A Rede CHATNet foi criada por um grupo de voluntários, sem fins lucrativos, com o objetivo básico de promover uma integração saudável entre seus Usuários. Contamos com a dedicação constante de Operadores com conhecimentos em Informática e Operação de Rede, sendo que cada um deles, chamado de IRCOp (Operador de IRC), exerce um papel bem definido para que a Rede cumpra com seus objetivos perante os Usuários." (CHATNET, 2002, p. A História da Rede CHATNet)[4]

História

Como a maioria das Redes IRC, a CHATNet surgiu de uma briga. O fato inicial ocorreu na Rede UnIRC onde até o momento todos viviam felizes e na mais plena paz. Na entrevista que KeePCooleR, Staff da CHATNet e ex-staff da UnIRC, concedeu à XOOM (CHATNET, 2003, p. Entrevista com KeepCooleR)[5], tudo ocorreu por que o então Presidente da UnIRC, RickWill, querendo, e não se saber o motivo, expulsar da Rede o então também staff Skyzer, inventou que o mesmo seria um lammer e que teria roubado as DBS da UnIRC e desativado os Services. Por essa briga, Skyzer saiu da UnIRC, outros Admins que não acreditaram em RickWill e não concordaram co sua atitude também sairam e criaram a CHATNet.

Em sua declaração de aniversário de 01 ano da CHATNet, Skyzer fala da tragetória da rede até então, e comenta também do fato que originou a Rede.

Quarta-Feira, dia 10/09/2003 a Rede CHATNet.COM.BR completa um ano de existência.
Nossa história começou de uma forma bastante “repentina” e certamente, foi uma fase muito difícil para todos nós.
No inicio de Setembro de 2002, a tão falada briga entre os administradores da Rede UnIRC.ORG, fez com que os IRCAdmins dos Servidores que faziam parte da mesma optassem por não utilizarem mais o nome ‘UniRC.ORG’. Este fato deu inicio a Rede CHATNet.COM.BR.
No dia 10/09/2002, por volta das 17:00, a Rede CHATNet.COM.BR teve seu inicio contando já com grandes canais como #Santa_Maria, #Noia, #Montes-Claros-MG, #Gana, #São_Léo, #Resende, #Missões e muitos outros que deixaram a UnIRC.
Uma certa parcela de usuários instatisfeitos com o fim da Rede UnIRC, não migraram para a Rede CHATNet.COM.BR o que fez com que levassem alguns meses para a rede chegar a antiga marca de usuários da Rede UnIRC.
Ao final de 2002, a Rede CHATNet.COM.BR já havia atingido a marca de 3500 usuários (Antiga Marca da rede UnIRC) e começava a despontar como uma rede de tamanho médio.
No Inicio de Março de 2003, a Rede UnIRC.ORG teve sua reinauguração. Nesta mesma época, a Rede CHATNet.COM.BR começou a sofrer uma série de ataques DoS (Denial of Services). Foram tempos difíceis e que apesar da grande “falação” que existiu sobre o fim da Rede CHATNet.COM.BR, em Julho chegamos a marca de 3900 usuários.
Nos meses seguintes a Rede teve um grande crescimento devido a vinda de vários canais, entre eles o canal #Cachoeira (Canal da cidade de Cachoeira do Sul).
Hoje, a Rede CHATNet.COM.BR está entre as 3 maiores Redes de IRC do Brasil e nesta semana de aniversario, comemoramos não só nosso primeiro ano de existência mas também nosso novo recorde de 5591 usuários simultâneos conectados na Rede.
Agradecemos a todos pela paciência que sempre tiveram durante as “tempestades”. Sempre aprendemos MUITO com elas, e sempre fizemos o possível para melhorar.
Rede CHATNet.COM.BR."

Ainda segundo KeepCooleR em sua entrevista, mesmo depois da consolidação da Rede CHATNet, as brigas ou como nos acostumamos a chamar, "Guerras IRClonicas" com a UnIRC ainda continuaram, o que fez com que vários usuários se chateassem que criassem a Rede NETSul.

Em Primeiro Junho de 2004, a Rede "solta" uma nota sobre os constantes ataques DDoS que vem sofrendo:

"Nos últimos dias, a Rede CHATNet.COM.BR passou por uma série de instabilidades em seus serviços. Tais problemas foram causados por ataques massivos aos servidores da Rede.
"Desde o início dos ataques à Rede, toda equipe Técnicos manteve contato com os backbones para que os efeitos fossem minimizados. Novos servidores foram linkados e contatos foram feitos em busca dos responsáveis.
"Estes ataques à CHATNet.COM.BR vieram em um momento delicado para o IRC Brasileiro, em que as maiores redes vem sendo severamente atacadas por seus próprios usuários.
"É impossível saber o que se passa na cabeça de um marginal destes, que por falta do que fazer ou capacidade de construir algo, resolve prejudicar milhares de usuários simplesmente para ganhar um pouco de fama.
"Mais uma vez, nós da Rede CHATNet.COM.BR reafirmamos nosso compromisso de buscar o melhor chat, e os melhores serviços para todos os usuários. No entanto, em algumas ocasiões, nossos serviços ficam comprometidos por “aborrecentes” que não tem o que fazer.
"Desde já agradecemos a todos pela compreensão e pela confiança depositadas a nossa equipe.
"Rede CHATNet.COM.BR – Seu lugar é aqui ;-)" (CHATNET, 2004, p. Esclarecimento)[6]


Encontramos na internet outros depoimentos que reforçam esses problemas entre a CHATNet e a UnIRC:

"Depois dos problemas ocorridos na UnIRC, ainda em meados de 2002, surge a CHATNet. Uma rede na qual colhemos sucessos. Pois nela, o canal bateu o recorde de 769 usuários conectados. Outro destaque, foi ter realizado vários eventos que transcenderam o mundo virtual." (#Noia ;-), 2021, p. História - #Noia)[7]

Da mesma forma, o próximo trecho reforça nossa conclusão de que a CHATNet fechou entros os anos de 2007 e 2008, pois no final de 2006 ela já estava em declínio. Além do que como já foi dito, o Administradores perderam o domínio principal da Rede nos anos subsequentes:

"O canal #Sports surgiu da necessidade de se acompanhar e passar para os usuários tudo que acontece no mundo dos esportes. Teve início na rede CHATNet, em abril de 2006, mas, com o declínio da rede, logo o canal teve de se mudar para a rede BrasIRC." (CANALSPORTS, 2021, p. História do Canal Sports)[8] .

Servidores

Principais[9]

irc.chatnet.com.br
irc.chatnet.org.br

Secundário

Bahia
BitWay.BA.CHATNet.COM.BR - Ilhéus
Minas Gerais
TCNet.MG.CHATNet.COM.BR - Pouso Alegre
TCNet2.MG.CHATNet.COM.BR - Pouso Alegre
TCNet3.MG.CHATNet.COM.BR - Pouso Alegre
TCNet4.MG.CHATNet.COM.BR - Pouso Alegre
Comnet1.MG.CHATNet.COM.BR - João Pinheiro
MontesClaros.MG.CHATNet.COM.BR - Montes Claros
Netibr.MG.CHATNet.COM.BR - Buritis
Rio de Janeiro
IntNet.RJ.CHATNet.COM.BR - Araruama
ReseNet.RJ.CHATNet.COM.BR - Resende
Faef.SP.CHATNet.COM.BR - Garças
Rio Grande do Sul
ComNet.RS.CHATNet.COM.BR - Cruz Alta
CyberChat.RS.CHATNet.COM.BR - Porto Alegre
MundoCyber.RS.CHATNet.COM.BR - Santa Maria
CanalPirataria.US.CHATNet.COM.BR - Santa Maria
PortalCh.RS.CHATNet.COM.BR - Cachoeira do Sul
Exterior
WSBR.US.CHATNet.COM.BR - Chigago/US
GSX.US.CHATNet.COM.BR - Chicago/US
PortalNash.US.CHATNet.COM.BR - Chicago/IL
SMNet.US.CHATNet.COM.BR - Chicago/IL
IRCRev.US.CHATNet.COM.BR - Dallas/TX
Enforce.US.CHATNet.COM.BR - Dallas/TX
FastBR.US.CHATNet.COM.BR - Dallas/TX
PopSoft.US.CHATNet.COM.BR
CanalMinas.US.CHATNet.COM.BR

Staff Antiga

IRCops: Brenu, Ober, tiao, fosheezy, Ober, br0k3d, |jonny|, cAko, ScOrP|On, cym, FullBurn, amigo_do_peito, K1nho, fabinho, KiDo, br, SECAUM, XiS, After, wolf, Paladino, imortal, darkkop, Princess (Carla Tappembeck], MACKBOY, b4sh, DvD, Guest_, s11ep, Nelsinho, Britanico, Lucas-Moc, YahikO, RRD, [_BIRA_], |_Bart_|, TR, |RAMONE|, xacau, Skittish, Aneurysm - (Newton Junior), Skyzer (Francisco Antonello), TR0VADOR, Kubrick-Gallagher, Britanico, Skavator, Darkfallen, igor, frikazoide, KeepColler, TheMage, astrud, Ulisses, rariel, exter, usmarshall, cirinho[10], Surfista_BR, P3dr0, Caldonazzo, RPA, erri, Mutterle, Vinicius.

Atualmente

Atualmente a CHATNet encontra-se fechada e seu domínio principal CHATNet.com.br encontra-se registrado para LATICINIOS ITARUMA INDUSTRIA E COM LTDA, sobe a responsabilidade de Raphael PAtrick Freitas Chaves. O domínio CHATNet.org.br está livre até a data de atualização desta página.

Referências

  1. «Rede CHATNet.com.br». WAY BACK MACHINE. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  2. «RedeSul Virtual Community». RedeSul.met na Way Back Machine. Consultado em 20 de outubro de 2021 
  3. «A História da Rede CHATNet». CHATNet na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  4. «A História da Rede CHATNet». CHATNet na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  5. «Entrevista com KeepCooleR». CHATNet na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  6. «Esclarecimento». CHATNet na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  7. «História - #Noia». #Noia. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  8. «História do Canal #Sports». Canal #Sports. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  9. «Servidores». CHATNet na Way Back Machine. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  10. «Comentário enviado por cirinho em 02/11/2010 - 06:22h». VivaoLinux. Consultado em 25 de outubro de 2021 

Ver também