Portal:ChanServ
Página principal | Comandos Principais | Comandos de Administrador do Service | Comandos de Gerenciamento |
ChanServ permite registrar e controlar vários aspectos dos canais. O ChanServ geralmente pode impedir que usuários mal-intencionados "assumam" canais, limitando quem tem privilégios de operador de canal. Os comandos disponíveis estão listados abaixo; Para executa-los, digite
/msg ChanServ comando
. Para obter mais informações específicas, digite /msg ChanServ HELP comando
.
NOTA: Os comandos ChanServ da Rede IRC Libera.Chat e DALnet tem algumas particularidades, pois apresentam alguns comandos próprios. Por isso vamos disponibilizar aqui apenas os comandos específicos de cada uma ou seja, aqueles que diferem das demais Redes IRC. Com relação apenas à rede DALnet, a sintaxe dos comandos podem ser tanto pela forma padrão acima descrita, ou pela forma particular da rede /msg [email protected] comando
.
Comandos de Status de Usuários e Canais
Dehalfop
Sintaxe:/msg ChanServ DEHALFOP #canal [usuário]
Remove o status HALFOP (Half Operador: modo -h) do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status será retirado do executor do comando.
O usuário deve ter privilégios HALFOP(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Deop
Sintaxe:/msg ChanServ DEOP #canal [usuário]
Remove o status OP (Operador: modo -o) do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status será retirado do executor do comando.
O usuário deve ter privilégios OP(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Deowner
Sintaxe:/msg ChanServ DEOWNER #canal [usuário]
Remove o status OWNER (Proprietário: modo -q) do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status será retirado do executor do comando.
O usuário deve ter privilégios OWNER(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Deprotect
Sintaxe:/msg ChanServ DEPROTECT #canal [usuário]
Remove o status PROTECT do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status será retirado do executor do comando. Este comando protege o usuário de ser kickado (chutado para fora do #canal), ou que lhe seja retirado o status de OP. Portanto, sem essa proteção, o usuário ficará vulnerável à estes tipos de "punições".
O usuário deve ter privilégios PROTECT(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Devoice
Sintaxe:/msg ChanServ DEVOICE #canal [usuário]
Remove o status VOICE (Voz: modo -v) do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status será retirado do executor do comando.
O usuário deve ter privilégios VOICE(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Down
Sintaxe: /msg ChanServ DOWN [#canal [nick]]
Remove todos os modos de status do nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick é omitido, o(s) status são/é removido(s) do executor do comando. Se o canal for omitido, o(s) status são/é removido(s) em todos os canais em que o usuário está.
[ Topo ]
Halfop
Sintaxe: /msg ChanServ HALFOP #canal [usuário]
Dá status de HALFOP (Half Operador: modo +h) ao nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status é dado ao executor do comando.
O usuário deve ter privilégios HALFOP(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Op
Sintaxe: /msg ChanServ OP #canal [usuário]
Dá status de OP (Operador: modo +o) ao nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status é dado ao executor do comando.
O usuário deve ter privilégios OP(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Owner
Sintaxe: /msg ChanServ OWNER #canal [usuário]
Dá status de OWNER (Proprietário: modo +q) ao nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status é dado ao executor do comando.
O usuário deve ter privilégios OWNER(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Protect
Sintaxe:/msg ChanServ PROTECT #canal [usuário]
Dá status PROTECT ao nick selecionado no canal. Se o nick (apelido) não é fornecido, o status será dado ao executor do comando. Este comando protege o usuário de ser kickado (chutado para fora do #canal), ou que lhe seja retirado o status de OP.
O usuário deve ter privilégios PROTECT(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Up
Sintaxe: /msg ChanServ UP [#canal [nick]]
Atualiza/Dá todos os modos de status que o nick (apelido) selecionado no canal possa ter direito, devido aos privilégios que detém. Se o nick é omitido, o(s) status são/é dado(s) ao executor do comando. Se o canal for omitido, o(s) status são/é atualizado(s)/dado em todos os canais em que o executor está.
[ Topo ]
Voice
Sintaxe: /msg ChanServ VOICE #canal [usuário]
Dá status de VOICE (Voz: modo +v) ao nick (apelido) selecionado no canal. Se o nick não é fornecido, o status é dado ao executor do comando.
O usuário deve ter privilégios VOICE(ME) no canal para usar este comando.
[ Topo ]
Comandos de Gerenciamento
Página principal | Comandos Principais | Comandos de Administrador do Service | Comandos de Gerenciamento |
Comandos de Gerenciamento de Usuários
Observação: Os parâmetros entre [ ] - colchetes - são opcionais e os parâmetros entre { } - chaves - são obrigatórios.
Access
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ ACCESS #canal ADD máscara nível
- 2 -
/msg ChanServ ACCESS #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ ACCESS #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ ACCESS #canal VIEW [máscara | list]
- 5 -
/msg ChanServ ACCESS #canal CLEAR
Mantém a lista de acesso de um canal.
O comando ACCESS especifica quais usuários têm o status chanop (operador de canal) permitido ou tem acesso aos comandos do ChanServ no canal. Diferentes níveis de usuário permitem acesso a diferentes subconjuntos de privilégios. Qualquer usuário registrado que não esteja na lista do acesso tem o nível de usuário 0 e qualquer usuário não registrado possui um nível de usuário de -1.
O comando ACCESS ADD adiciona a máscara (nick ou mask) fornecida à lista de acesso com o nível de usuário especificado. Se a máscara já se encontra presente na lista, seu nível de acesso é alterado para o outro nível especificado no comando. O nível especificado pode ser um nível numérico ou o nome de um privilégio (por exemplo, AUTOOP). Quando um usuário entra no canal, o acesso que recebe é o nível mais alto na lista de acesso. A máscara fornecida também pode ser um canal, que usará a lista de acesso do outro canal até o nível especificado.
O comando ACCESS DEL remove o nick fornecido da lista de acesso. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas são excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST) Você pode remover-se de uma lista de acesso, mesmo que não tenha acesso/permissão para modificar essa lista.
O comando ACCESS LIST exibe a lista de acesso. Se é fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), apenas as entradas correspondentes ao às máscaras são exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, apenas essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ ACCESS #canal LIST 2-5,7-9
- Lista as entradas de acesso numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ ACCESS #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando ACCESS VIEW exibe a lista de acesso semelhante para ACCESS LIST, mas mostra o criador e o último tempo de uso.
O comando ACCESS CLEAR limpa todas as entradas da lista de acesso.
Os níveis de acesso do usuário podem ser vistos usando o comando LEVELS. Digite /msg ChanServ HELP LEVELS
para mais explicações e informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Aop
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ AOP #canal ADD máscara
- 2 -
/msg ChanServ AOP #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ AOP #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ AOP #canal CLEAR
Dá manutenção à lista de AOP (Operador: Modo +o) de um canal. Usuários que estão na lista de acesso AOP, recebem os seguintes privilégios:
GREET, AUTOOP, GETKEY, HALFOP, INVITE, OPME, PROTECTME, SAY, TOPIC
O comando AOP ADD adiciona o nick (apelido) fornecido à lista AOP.
O comando AOP DEL remove o nick (apelido) fornecido da lista AOP. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas serão excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST.)
O comando AOP LIST exibe a lista AOP do canal. Se for fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), somente as entradas correspondentes à máscara serão exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, somente essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ AOP #canal LIST 2-5,7-9
- Lista entradas AOP numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ AOP #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando AOP CLEAR limpa todas as entradas da lista AOP.
Existem outros métodos para modificar a lista de acesso dos canais. Digite /msg ChanServ HELP FLAGS
para mais informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Flags
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ FLAGS #canal [MODIFY máscara mudanças
- 3 -
/msg ChanServ FLAGS #canal LIST [máscara | + flags]
- 4 -
/msg ChanServ FLAGS #canal CLEAR
O comandos FLAGS é outra maneira de modificar a lista de acesso ao canal, semelhante a os métodos XOP e ACCESS.
O comando MODIFY permite modificar a lista de acesso. Se a máscara ainda não estiver na lista de acesso, as alterações serão aplicadas. Caso a máscara não contenha mais flag alguma, ela será removida da lista de acesso. Além disso, você pode usar os sinais de "+" ou "-" para adicionar ou remover todos os flags, respectivamente. Você só é capaz de modificar a lista de acesso, se tiver permissão adequada no canal, e mesmo assim, só poderá conceder a outras pessoas um acesso equivalente ao seu.
O comando LIST permite listar as entradas existentes na lista de acesso ao canal.Se uma máscara for fornecida, a máscara será um curinga correspondente a todas as entradas existentes na lista de acesso e somente essas entradas são retornadas. Se um conjunto de flags for fornecido, apenas esses flags especificados que contenham na lista de acesso, são retornados.
O comando CLEAR limpa a lista de acesso ao canal. Isso requer acesso de fundador do canal.
As flags disponíveis são:
- A - Proteção automática ao entrar no canal;
- a - Permite (des)/proteger usuários;
- a - Permite (des)/proteger-se;
- b - Permite banir usuários;
- B - Permite usar comandos SAY e ACT;
- c - Permite usar comandos de FANTASY;
- f - Permite modificar a lista de acesso;
- f - Permite visualizar a lista de acesso;
- F - Permite emitir comandos restritos aos fundadores do canal;
- G - Permite usar o comando GETKEY;
- g - Permite exibir mensagem ao entrar no canal;
- H - Halfop automático ao entrar no canal;
- h - Permite (des)/halfop outro usuários;
- h - Permite (des)/halfop a si mesmo;
- I - Permite solicitar informações completas através do comando INFO;
- i - Permite usar o comando INVITE;
- K - Permite usar o comando AKICK;
- K - permite modificar a lista de palavrões do canal;
- k - permite usar o comando KICK;
- K - Proibido SIGNKICK quando SIGNKICK LEVEL é usado;
- m - Permite ler memos (memorandos) do canal;
- N - Impede que os usuários sejam expulsos pelos Service;
- O - Status automático de operador do canal ao entrar no mesmo;
- o - Permite dar ou retirar status de operador a outro usuário;
- o - Permite dar status de operador a si mesmo;
- Q - Proprietário automático ao ingressar;
- q - Permite dar ou retirar status de proprietário a outro usuários;
- q - Permite dar status de proprietário a si mesmo;
- s - Permite atribuir marcar/desmarcar um nick como bot;
- s - Permite usar o comando MODE;
- s - Permite definir configurações de canal;
- t - Permite alterar os tópicos do canal;
- u - Permite retirar o banimento de usuários;
- V - Status de voice automática ao entrar no canal;
- v - Permitido dar ou retirar o status de voice a outro usuário;
- v - Permitido dar voice a si mesmo.
[ Topo ]
Hop
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ HOP #canal ADD máscara
- 2 -
/msg ChanServ HOP #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ HOP #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ HOP #canal CLEAR
Dá manutenção à lista de HOP (Half-Operador: Modo +h) de um canal. Usuários que estão na lista de acesso HOP, recebem os seguintes privilégios:
AUTOHALFOP, BAN, HALFOPME, KICK, UNBAN, VOICE
O comando HOP ADD adiciona o nick (apelido) fornecido à lista HOP.
O comando HOP DEL remove o nick (apelido) fornecido da lista HOP. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas serão excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST.)
O comando HOP LIST exibe a lista HOP do canal. Se for fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), somente as entradas correspondentes à máscara serão exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, somente essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ HOP #canal LIST 2-5,7-9
- Lista entradas HOP numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ HOP #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando HOP CLEAR limpa todas as entradas da lista HOP.
Existem outros métodos para modificar a lista de acesso dos canais. Digite /msg ChanServ HELP FLAGS
para mais informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Levels
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ LEVELS #canal SET tipo nível
- 2 -
/msg ChanServ LEVELS #canal {DIS | DISABLE} tipo
- 3 -
/msg ChanServ LEVELS #canal LIST
- 4 -
/msg ChanServ LEVELS #canal RESET
O comando LEVELS permite controle fino sobre os níveis de acesso numéricos usados para os canais. Com esse comando, você pode definir o nível de acesso necessário para a maioria das funções do ChanServ. (O comando SET FOUNDER é sempre restrito ao fundador do canal.)
LEVELS SET permite modificar níveis de acesso para uma função ou grupo de funções a serem alteradas. LEVELS DISABLE - DESATIVADOS - (ou DIS para abreviar) desativam um recurso automático ou proíbem o acesso a uma função de qualquer pessoa, INCLUINDO o fundador (embora, o fundador possa sempre reativá-lo). Use /msg ChanServ LEVELS SET FOUNDER
para criar um nível somente de fundador.
LEVELS LIST mostra os níveis atuais de cada função ou grupo de funções.
LEVELS RESET redefine os níveis para os níveis padrão de um canal recém-criado.
Para obter uma lista das características e funções cujos níveis podem ser definidos, consulte /msg ChanServ HELP LEVELS DESC
.
[ Topo ]
Qop
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ QOP #canal ADD máscara
- 2 -
/msg ChanServ QOP #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ QOP #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ QOP #canal CLEAR
Dá manutenção à lista de QOP (Owner: Modo +q) - proprietário - de um canal. Usuários que estão na lista de acesso QOP, recebem os seguintes privilégios:
ASSIGN, AUTOOWNER, FOUNDER, INFO, MODE, OWNER, OWNERME, PROTECT, SET, SIGNKICK
O comando QOP ADD adiciona o nick (apelido) fornecido à lista QOP.
O comando QOP DEL remove o nick (apelido) fornecido da lista QOP. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas serão excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST.)
O comando QOP LIST exibe a lista QOP do canal. Se for fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), somente as entradas correspondentes à máscara serão exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, somente essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ QOP #canal LIST 2-5,7-9
- Lista entradas QOP numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ QOP #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando QOP CLEAR limpa todas as entradas da lista QOP.
Existem outros métodos para modificar a lista de acesso dos canais. Digite /msg ChanServ HELP FLAGS
para mais informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Sop
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ SOP #canal ADD máscara
- 2 -
/msg ChanServ SOP #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ SOP #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ SOP #canal CLEAR
Dá manutenção à lista de SOP (Admin ou Super OP: Modo +a) de um canal. Usuários que estão na lista de acesso SOP, recebem os seguintes privilégios:
ACCESS_CHANGE, AKICK, AUTOPROTECT, BADWORDS, MEMO, OP
O comando SOP ADD adiciona o nick (apelido) fornecido à lista SOP.
O comando SOP DEL remove o nick (apelido) fornecido da lista SOP. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas serão excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST.)
O comando SOP LIST exibe a lista SOP do canal. Se for fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), somente as entradas correspondentes à máscara serão exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, somente essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ SOP #canal LIST 2-5,7-9
- Lista entradas SOP numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ SOP #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando SOP CLEAR limpa todas as entradas da lista SOP.
Existem outros métodos para modificar a lista de acesso dos canais. Digite /msg ChanServ HELP FLAGS
para mais informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Vop
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ VOP #canal ADD máscara
- 2 -
/msg ChanServ VOP #canal DEL {máscara | número-de-ordem | list}
- 3 -
/msg ChanServ VOP #canal LIST [máscara | list]
- 4 -
/msg ChanServ VOP #canal CLEAR
Dá manutenção à lista de VOP (Voice OP: Modo +v) de um canal. Usuários que estão na lista de acesso VOP, recebem os seguintes privilégios:
ACCESS_LIST, AUTOVOICE, FANTASIA, NOKICK, VOICEME
O comando VOP ADD adiciona o nick (apelido) fornecido à lista VOP.
O comando VOP DEL remove o nick (apelido) fornecido da lista VOP. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, essas entradas serão excluídas. (Veja abaixo, exemplos para o comando LIST.)
O comando VOP LIST exibe a lista VOP do canal. Se for fornecida uma máscara curinga (parâmetro de procura: letras, nick, mask etc.), somente as entradas correspondentes à máscara serão exibidas. Se uma lista de {número-de-ordem} for fornecida, somente essas entradas são mostradas. Por exemplo:
/msg ChanServ VOP #canal LIST 2-5,7-9
- Lista entradas VOP numeradas de 2 a 5 e 7 a 9.
/msg ChanServ VOP #canal LIST a
- Lista as máscaras de acesso que contenham o parâmetro de busca "a".
O comando VOP CLEAR limpa todas as entradas da lista VOP.
Existem outros métodos para modificar a lista de acesso dos canais. Digite /msg ChanServ HELP FLAGS
para mais informações sobre a lista de acesso.
[ Topo ]
Comandos de Gerenciamento de Canais
Observação: Os parâmetros entre [ ] - colchetes - são opcionais e os parâmetros entre { } - chaves - são obrigatórios.
Akick
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ AKICK #canal ADD {nick | máscara} [razão]
- 2 -
/msg ChanServ AKICK #canal DEL {nick | mascara | número-de-ordem | Lista}
- 3 -
/msg ChanServ AKICK #canal LIST [ mascara| número-de-ordem | Lista]
- 4 -
/msg ChanServ AKICK #canal VIEW [ mascara| número-de-ordem | Lista]
- 5 -
/msg ChanServ AKICK #canal ENFORCE
- 6 -
/msg ChanServ AKICK #canal CLEAR
Mantém a lista de AutoKick de um canal. Se um usuário da lista AutoKick tenta ingressar no canal, o ChanServ banirá esse usuário do canal e o chutará.
O comando AKICK ADD adiciona o nick ou máscara de usuário fornecido à lista de AutoKick. Se uma razão for dada junto com o comando, esse motivo será usado quando o usuário for chutado, caso contrário, o motivo padrão é "O usuário foi banido do canal ". Quando o comando é afeta um nick registrado, a conta NickServ será adicionado à lista de akick em vez da máscara. Todos os usuários desse grupo de apelidos sofrerão os efeitos desde comando.
O comando AKICK DEL remove o nick ou a máscara fornecida da lista de AutoKick. Contudo, não remove nenhuma proibição de entrada (banimentos) feita por um AutoKick. Essas proibições devem ser removidos manualmente.
O comando AKICK LIST exibe a lista AutoKick, ou opcionalmente, apenas as entradas do AutoKick que correspondem à máscara pesquisada.
O comando AKICK VIEW é uma versão mais detalhada do comando AKICK LIST.
O comando AKICK ENFORCE faz com que o ChanServ faça uma busca no canal de nicks que pro ventura possam estar na lista de AKICK atual, removendo os usuários que correspondem a uma Máscara/nick AKICK.
O comando AKICK CLEAR limpa todas as entradas da lista de akick.
Clone
Sintaxe: /msg ChanServ CLONE #canal alvo [o que]
Copia todas as configurações, acessos, opções, etc. do canal para outro canal de destino. Se o que se quer clonar são as configurações do ACCESS, AKICK, BADWORDS ou LEVELS, somente as configurações respectivas são clonadas. Você deve ser o fundador de ambos os canais, tanto do canal a ser clonado (origem), quanto do canal alvo (destino).
Enforce
Sintaxe: /msg ChanServ ENFORCE #canal o que
Aplique vários modos de canal e defina opções. O parâmetro canal, indica em qual canal aplicar os modos e opções. A opção o que indica quais modos e opções devem ser aplicados quee podem ser SECUREOPS, RESTRICTED, REGONLY, SSLONLY, BANS, ou LIMIT.
Use o SECUREOPS para aplicar a opção SECUREOPS, mesmo que não esteja ativado. Use RESTRICTED para aplicar a opção RESTRICTED, também mesmo que não esteja ativada. Use REGONLY para chutar todos os usuários não registrados do canal. Use SSLONLY para chutar todos os usuários que não usam um conexão segura com canal. Os BANS irão impor proibições de entrar/permanecer no canal, chutando os usuários afetados por eles, e LIMIT chutará os usuários até que a contagem de usuários caia abaixo do limite do canal, se este estiver definido.
Entrymsg
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ ENTRYMSG #canal ADD mensagem
- 2 -
/msg ChanServ ENTRYMSG #canal DEL número
- 3 -
/msg ChanServ ENTRYMSG #canal LIST
- 4 -
/msg ChanServ ENTRYMSG #canal CLEAR
Controla quais mensagens serão enviadas aos usuários quando entrarem no canal.
O comando ENTRYMSG ADD adiciona a mensagem fornecida à lista de mensagens mostradas aos usuários quando eles entram no canal.
O comando ENTRYMSG DEL remove a mensagem especificada da lista de mensagens mostradas aos usuários quando eles entram no canal. Você pode remover uma mensagem especificando o número da mesma, que você pode obter com o comando LIST, conforme explicado abaixo.
O comando ENTRYMSG LIST exibe uma lista de mensagens mostradas aos usuários quando eles entram no canal.
O comando ENTRYMSG CLEAR limpa todas as entradas da lista de mensagens mostradas aos usuários quando eles entram o canal, desativando efetivamente as mensagens de entrada.
Adicionar, excluir ou limpar mensagens de entrada requer o Permissão SET.
Log
Sintaxe: /msg ChanServ LOG #canal comando método [status]
O comando LOG permite que os usuários definam configurações de log para o canal. Se nenhum parâmetro for fornecido, este comando lista os métodos de registro atuais em vigor para este canal.
Caso contrário, comando deve ser um 'nome de comando', e o método é um dos seguintes 'métodos de log':
MENSAGEM [status], AVISO [status], MEMO
Que são usados para enviar mensagens, aviso e memorandos do canal, respectivamente. Com MESSAGE ou AVISO, você deve ter um bot de serviço atribuído ao seu canal. O status pode ser um status do canal como @ (operador - modo: +o) ou + (voz - modo: +v).
Para remover um 'método de log', use a mesma sintaxe que você usaria para adicioná-lo.
Exemplo:
Sintaxe: /msg ChanServ LOG #irchelp chanserv/accss MESSAGE @
Enviaria mensagens a qualquer operador de canal sempre que alguém usasse o comando ACCESS do ChanServ no canal.
Mode
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ MODE #canal LOCK {ADD|DEL|SET|LIST} [o que]
- 2 -
/msg ChanServ MODE #canal SET modos
- 3 -
/msg ChanServ MODE #canal CLEAR [o que]
Controla principalmente bloqueios de modo e acesso ao modo (que é diferente do acesso ao canal) em um canal.
O comando MODE LOCK permite adicionar, excluir e exibir 'bloqueios de modo' em um canal. Se um modo estiver travado, estando ele ativado ou desativado, os serviços (ChanServ) não permitirão que esse modo seja alterado.
O comando SET limpa todos os modos de bloqueio existentes e define novos, enquanto ADD e DEL apenas modificam os modos.
Exemplo:
/msg ChanServ MODE #canal LOCK ADD + bmnt *! * @ * Aol *
O comando MODE SET permite definir modos através dos serviços (ChanServ). Caracteres curinga * e ? devem ser dados como parâmetros para LIST e modos de status.
Exemplo:
/msg ChanServ MODE #canal SET + v *
- Define o status de voz (mode: +v) para todos os usuários no canal.
/msg ChanServ MODE #canal SET -b ~ c: *
- Limpa todas as proibições estendidas que começam com ~ c:
O comando MODE CLEAR é uma maneira fácil de limpar os modos de um canal. O parâmetro o que pode ser qualquer nome de modo. Os exemplos incluem proibições (bans), excessões, substituições de convites, operações, halfops e vozes (voices). Se o prâmetro o que não for fornecido, todos os modos básicos serão removidos.
Set
Sintaxe: /msg ChanServ SET opção #canal parâmetro
Permite que o fundador do canal defina várias opções de canal e outras informações.
Opções disponíveis:
- SET AUTOOP: Define se os serviços atribuírem status automaticamente aos usuários.
- SET BANTYPE: Define como os Serviços fazem proibições no canal.
- SET CHANSTATS: Ativar ou desativar as estatísticas do chanstats.
- SET DESC|DESCRIPTION: Define a descrição do canal.
- SET EMAIL: Associe um endereço de e-mail ao canal.
- SET FOUNDER: Define o fundador de um canal.
- SET KEEPMODES: Reter/trava os modos quando o canal não estiver em uso.
- SET KEEPTOPIC: Reter/trava o tópico quando o canal não estiver em uso.
- SET NOEXPIRE: Evita que um canal expire.
- SET PEACE: Regula o uso de comandos críticos.
- SET PERSIST: Define o canal como permanente.
- SET PRIVATE: Ocultar canal do comando LIST.
- SET RESTRICTED: Restrinja o acesso ao canal.
- SET SECURE: Ativar recursos de segurança.
- SET SECUREFOUNDER: Controle mais rigoroso do status do fundador do canal.
- SET SECUREOPS: Controle mais rígido do status do chanop.
- SET SIGNKICK: Assina chutes (kicks) que são feitos com o comando KICK.
- SET SUCCESSOR: Define o sucessor de um canal.
- SET URL: Associe um URL ao canal.
Digite /msg ChanServ HELP SET opção
, para obter mais informações sobre uma opção específica.
- Opções
- SET AUTOOP: Sintaxe :
/msg ChanServ SET AUTOOP {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET AUTOOP Ativa ou desativa o autoop do ChanServ. Se definido OFF, o ChanServ não dará automaticamente status de operador quando o usuário entrar no canal (desde de que esteja na lista access) O parâmetro padrão do comando é ON.
- SET BANTYPE: Sintaxe :
/msg ChanServ SET BANTYPE {canal} {tipo_do_ban}
- O Comando SET BANTYPE define o tipo de banimento que será usado pelos Services sempre que eles precisarem banir alguém de seu canal.
- Os tipos de Bantype vão de 0 a 3, e significam:
- - 0: banimento na forma *!identUser@host
- - 1: banimento na forma *!*IdentUsuer@host
- - 2: banimento na forma *!*@host
- - 3: banir na forma *!*identuser@*.dominio.
- SET CHANSTATS: Sintaxe :
/msg ChanServ SET CHANSTATS {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET CHANSTATS Ativa ou desativa o CHANSTATS que é resposável pelas estatísticas do canal.
- SET DESC|DESCRIPTION: Sintaxe :
- 1 -
/msg ChanServ SET DESC {canal} {descrição}
- 1 -
- 2 -
/msg ChanServ SET DESCRIPTION {canal} {descrição}
- 2 -
- SET EMAIL: Sintaxe :
/msg ChanServ SET EMAIL {canal} {endereço_e-mail}
- O comando SET EMAIL associe um endereço de e-mail ao canal.
- SET FOUNDER: Sintaxe :
/msg ChanServ SET FOUNDER {canal} {nick}
- O Comando SET FOUNDER define o novo fundador do canal. O nick escolhido dever estar registrado.
- SET KEEPMODES: Sintaxe :
/msg ChanServ SET KEEPMODES {canal} {ON|OFF}
- O comando SET KEEPMODES habilita ou desabilita a manutenção dos modos para o canal especificado. Se o KEEPMODES estiver habilitado, os Services lembrarão dos modos do canal mesmo quando ele estiver vazio, e tentarão redefini-los na próxima vez que for criado pela entrada de um usuário.
- SET KEEPTOPIC: Sintaxe :
/msg ChanServ SET KEEPTOPIC {canal} {ON|OFF}
- O comando SET KEEPTOPIC habilita ou desabilita a trava do tópico do canal especificado. Se o KEEPTOPIC estiver habilitado, os Services lembrarão do tópico do canal mesmo quando ele estiver vazio, e tentarão redefini-lo na próxima vez que for criado pela entrada de um usuário.
- SET NOEXPIRE: Sintaxe :
/msg ChanServ SET NOEXPIRE {canal} {ON|OFF}
- O comando SET NOEXPIRE Define se o canal informado expira ou não. Se o NOEXPIRE estiver habilitado (ON) o canal não terá condição de tempo para permanecer registrado. Em geral, os canal perdem o registro depois de 30 dias de inatividade por parte de operadores ou outro usuário que esteja na lista ACCESS.
- SET PEACE: Sintaxe :
/msg ChanServ SET PEACE {canal} {ON|OFF}
- O comando SET PEACE habilita ou desabilita a opção de paz para um canal. Quando a paz for definida, um usuário não será capaz de realizar os comandos KICK, BAN ou remover um status de canal de um usuário que tenha um nível superior ou igual ao seu através dos comandos DEOP, DEVOICE, DEHALFOP, DEOWNER.
- SET PERSIST: Sintaxe :
/msg ChanServ SET PERSIST {canal} {ON|OFF}
- O comando SET PERSIST habilita ou desabilita a configuração do canal para este comando. Quando PERSIST é definido, o bot do Service permanecerá no canal mesmo quando estiver sem usuários.
- Se o IRCd da Rede não tem um "modo de canal permanente" (Modo +P), o usuário deve ter um bot do Service em seu canal para definir o PERSIST, e não pode ser retirado enquanto o PERSIST estiver ligado (ON).
- Se a Rede não tiver um Service BotServ habilitado e não tiver um "modo de canal permanente", o ChanServ entrará no canal do usuário quando este ativar a persistência (e sairá quando tiver sido desativado).
- Se a Rede tem um "modo de canal permanente" e está ativado ou não (por qualquer razão, incluindo MODE LOCK), PERSIST é automaticamente (conforme o "modo permanente") definido ou não para o canal também.
- SET PRIVATE: Sintaxe :
/msg ChanServ SET PRIVATE {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET PRIVATE liga ou desliga a opção de privacidade para o canal informado.
- Quando a opção PRIVATE é ativada (ON), o canal não aparecerá nas listas de canais quando executado o comando ChanServ LIST.
- SET RESTRICTED: Sintaxe :
/msg ChanServ SET RESTRICTED {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET RESTRICTED habilita ou desabilita a opção de acesso restrito para um canal.
- SET SECURE: Sintaxe :
/msg ChanServ SET SECURE {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET SECURE liga ou desliga os recursos de segurança do ChanServ para o canal informado.
- Quando a opção SECURE é ativada (ON), o usuário além de ser reconhecido pelos Services, terá de se identificar para poder ter acesso a seu respectivo status, desde de que sua conta esteja listada nas entradas access do canal.
- SET SECUREFOUNDER: Sintaxe :
/msg ChanServ SET SECUREFOUNDER {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET SECUREFOUNDER habilita ou desabilita a opção de segurança do fundador para um canal.
- Quando a opção SECUREFOUNDER é definida, apenas o fundador real será capaz de apagar (DROP) o canal, mudar seu fundador (#SetFounder) e seu sucessor (#SetSuccessor), e não aqueles que têm acesso de nível fundador através do comando ACCESS / Modo +qop.
- SET SECUREOPS: Sintaxe :
/msg ChanServ SET SECUREOPS {canal} {ON|OFF}
- O Comando SET SECUREOPS habilita ou desabilita a opção de segurança dos operadores de um canal.
- Quando a opção SECUREOPS é definida, apenas os Operadores com registro na lista ACCESS do canal, serão capazes de adquirir status de Operador. É necessário a autenticação do usuário para o uso deste comando.
- SET SIGNKICK: Sintaxe :
/msg ChanServ SET SIGNKICK {canal} {ON|NÍVEL|OFF}
- O Comando SET SIGNKICK habilita ou desabilita a opção de KICKS assinados para um canal.
- Quando a opção SIGNKICK está ativa, as expulsões emitidas com o comando KICK terão o nick que usou o comando em seu motivo. Se o parâmetro LEVEL for utilizado, quem tiver um nível superior ou igual ao nível especificado no comando SET SIGNKICK no canal, não terá seus chutes assinados. É necessário a autenticação do usuário para o uso deste comando.
- SET SUCCESSOR: Sintaxe :
/msg ChanServ SET SUCCESSOR {canal} {nick}
- O Comando SET SUCCESSOR muda o sucessor de um canal. Se o apelido (nick) do fundador expirar ou for descartado enquanto o canal ainda está registrado, o sucessor se tornará o novo fundador do canal. O novo apelido deverá ser um nick registrado.
- No entanto, se o sucessor já tiver muitos canais registrados (10), o canal será descartado como se nenhum sucessor tivesse sido definido. É necessário a autenticação do usuário para o uso deste comando.
- SET URL: Sintaxe :
/msg ChanServ SET URL {canal} {endereço web}
- O Comando SET URL associa um endereço web ao canal.
Sync
Sintaxe: /msg ChanServ SYNC #canal
Sincroniza todos os modos definidos nos usuários do canal com os modos que eles deveriam ter baseado em seu acesso. Ou seja, reorganiza os status tirando OP de quem não é registrado como Operador.
Topic
Sintaxe:
- 1 -
/msg ChanServ TOPIC #canal [SET] [topic]
- 2 -
/msg ChanServ TOPIC #canal APPEND topic
- 3 -
/msg ChanServ TOPIC #canal [UNLOCK|LOCK]
Permite modificar o tópico do canal especificado. O comando SET altera o tópico do canal para o tópico especificado ou desativa o tópico se nenhum tópico for fornecido.
O comando APPEND acrescenta um tópico fornecido ao já existente. LOCK e UNLOCK podem ser usados para ativar e desativar o bloqueio de tópicos. Quando o bloqueio de tópico estiver ativado, o tópico do canal será inalterável, exceto por meio deste comando.
Referências
- ↑ «Anope - ChanServ (ENG)». Wiki Anope. Consultado em 25 de Abril de 2020
- ↑ «Anope - ChanServ (ENG)». Wiki Anope. Consultado em 25 de Abril de 2020
Todos os Comandos
Abaixo você encontra uma explanação geral sobre os comandos. Para explicações mais específicas, clique nos mesmo.
BAN
: Retira/Proíbe um nick ou "máscara" de entrar ou permanecer em um canal;
CLEAR
: Limpa todos os usuários de um canal;
DROP
: Cancela o registro de um canal;
GETKEY
: Retorna a chave posta em um canal;
GSTATS
: Mostra estatísticas globais;
GTOP
: Mostra os top 3 usuários mais ativos da rede;
GTOP10
: Mostra os top 10 usuários mais ativos da rede;
HELP
: Mostra uma lista e informações de todos os comandos disponíveis;
INFO
: Lista informações de um canal registrado;
INVITE
: Convida você ou um outro nick para entrar no canal especificado;
KICK
: Retira um nick do canal especificado;
LIST
: Lista todos os canais registrados que correspondem ao padrão especificado;
REGISTER
: Registra um canal;
STATS
: Mostra estatísticas do seu canal;
STATUS
: Procura por um status específico de um usuário dentro de um canal;
TOP
: Mostra os top 3 usuários mais ativos do canal;
TOP10
: Mostra os top 10 usuários mais ativos do canal;
UNBAN
: Remove todos as proibições que impedem um usuário de entrar no canal;
LEVELS
: Permite controle detalhado sobre os níveis de acesso numérico usados dos canais;
FLAGS
: Dá manutenção à lista de acesso de um canal. É semelhante aos métodos XOP e ACCESS.
- XOP diz respeito aos meios de permissão para se controlar um canal por um usuário ou seja, são as formas de conceder aos outros a capacidade de moderar seu canal. O XOP, sendo o sistema de privilégios automáticos de um canal, tem cinco níveis: AOP, SOP, HOP,VOP e QOP;
ACCESS
: Dá manutenção à lista de acesso de um canal;
AOP
: Dá manutenção à lista de AOP (operador: modo +o) de um canal;
HOP
: Dá manutenção à lista de HOP (half OP: modo +h) de um canal;
QOP
: Dá manutenção à lista de QOP (owner OP: modo +q) de um canal;
SOP
: Dá manutenção à lista de SOP (admin super-OP: modo +a) de um canal;
VOP
: Dá manutenção à lista de VOP (voice OP: modo +v) de um canal;
DEHALFOP
: Remove o status de HALFOP (Half Operador: modo -h) do nick especificado no canal.
DEOP
: Remove o status de OP (Operador: modo -o) do nick especificado no canal.
DEOWNER
: Remove o status de OWNER (Proprietário: modo -q) do nick especificado no canal.
DEPROTECT
: Remove o status de Proteção do nick especificado no canal.
DEVOICE
: Remove o status de VOICE (Voz: modo -v) do nick especificado no canal.
DOWN
: Remove todos os status (modos) do nick especificado no canal.
HALFOP
: Dá o status de HALFOP (Half Operador - modo +h) ao nick especificado no canal.
OP
: Dá o status de OP (Operador: modo +o) ao nick especificado no canal.
OWNER
: Dá o status de OWNER (Proprietário: modo +q) ao nick especificado no canal.
[ Topo ]
PROTECT
: Dá o status de proteção ao nick especificado no canal.
UP
: Adiciona todos os status (modos) do nick especificado no canal.
VOICE
: Dá o status de VOICE (Voz: modo +v) ao nick especificado no canal.
AKICK
: Dá manutenção à lista de AutoKick do canal.
CLONE
: Copia todas as configurações de um #canal para o outro.
ENFORCE
: Aplica vários modos e opções ao canal especificado, como: SECUREOPS, RESTRICTED, REGONLY, SSLONLY, BANS, e LIMIT.
ENTRYMSG
: Gerencia as mensagens de entrada do canal.
LOG
: Gerencia configurações de log do canal.
MODE
: Gerencia principalmente os modos de bloqueio e modos de acesso (que são diferentes do níveis de acesso) do canal.
SET
:Permite ao fundador do canal definir várias opções e informações ao canal.
SYNC
: Sincroniza todos os modos definidos aos usuários do canal, com os modos que eles deveriam ter, baseado no seu nível de acesso. Ou seja, q
TOPIC
: Permite mudar o tópico do canal especificado.
SUSPEND
: Não permite queninguém use o canal especificado.
UNSUSPEND
: Libera o uso do canal anteriormente suspenso.
COUNT
- (Freenode): Mostra o número de ordem nas listas de acesso.
QUIET
- (Freenode): Define o modo silêncio em um canal.
TAXONOMY
- (Freenode): Exibe os metadados de um canal.
TEMPLATE
- (Freenode): Manipula conjuntos de sinalizadores predefinidos.
TOPICAPPEND
- (Freenode): Adiciona um tópico em um canal.
TOPICPREPEND
- (Freenode): Anexa um tópico em um canal.
TOPICSWAP
- (Freenode): Troque parte do tópico em um canal.
UNQUIET
- (Freenode): Remove o modo silêncio em um canal.
WHY
- (Freenode): Explica a lógica de acesso ao canal.
SET
- (Freenode): Define várias configurações para um canal.
COUNT
- (DALnet): Conta os VOPs, AOps, SOps, Gerentes e AKICKs em um canal.
IDENTIFY
- (DALnet): Identifique-se como fundador
WHY
- (DALnet): Mostra informações de acesso detalhadas.
XFLAG
- (DALnet): permite usar os sinalizadores de canal estendidos para o seu canal
SENDAUTH
- (DALnet): Permite que o sucessor solicite novamente o código AUTH.
SENDPASS
- (DALnet): Envie ao usuário a senha do canal por email.
SUCCESSOR
- (DALnet): PErmite a troca de sucessor de um canal
LISTOPS
- (DALnet): Lista todos os VOPs, AOPs, SOPs, Gerentes e Fundadores do canal com apenas UM comando.
MANAGER
- (DALnet): Adiciona ou exclui um Gerente de canais
MDEOP
- (DALnet): Retira em massa o status de Operador de canal.
MKICK
- (DALnet): Expulsa em massa o vários usuários de canal.
SET
- (DALnet): Define várias configurações para um canal.
- ↑ «Anope - ChanServ (ENG)». Wiki Anope. Consultado em 25 de Abril de 2020
- ↑ «Freenode - ChanServ (ENG)». Freenode IRC Help. Consultado em 6 de Maio de 2020
- ↑ «DALnet - ChanServ (ENG)». DAL.net. Consultado em 6 de Maio de 2020