Mudanças entre as edições de "BrasIRC"

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Info/IRC Network | nome = BrasIRC | imagem = | fundada = {{start date and age|1996|11}} | localizacao = {{BRASIL}} | baseado...')
(Sem diferença)

Edição das 07h53min de 27 de dezembro de 2019

BrasIRC
  Fundada     Novembro de 1996; há 28 anos
  Localização      Brasil
  Baseado em     Internet
  Sítio     http://www.brasirc.com.br
  DNS Primário     irc://irc.brasirc.com.br
  Média de Usuários     48-60
  Média de canais     19-30
  Média de servidores     03


A Rede BrasIRC é uma tradicional rede brasileira de Internet Relay Chat.

História

A Rede BrasIRC foi a primeira rede de IRC brasileira. O domínio primário é BrasIRC.com.br tendo sido registrado em 16 de novembro de 1996.[1] Após alguns anos em atividade, houve conflitos em sua administração interna, resultando em uma separação da rede e criação da BrasIRC.Net.[2]

Desmembramento

O primeiro domínio a ser utilizado pela Rede BrasIRC era o BrasIRC.com.br, porém após o colapso de interesses administrativos, fora criado um novo domínio com intenção de criação de uma nova rede, este novo domínio, utilizando-se de um novo TLD, no caso, BrasIRC.NET.

Atualmente

A BrasIRC está sobre o dominio BrasIRC.com.br. A rede não tem fins lucrativos e mantém um pequeno servidor de livre acesso, para quem ainda se interessar ou para curiosos sobre o sistema IRC. A rede também adota uma nova visão técnica e meritocrática sobre sua administração. Usuários que contribuem com idéias, projetos, códigos open source e suporte, são reconhecidos pelos membros STAFF da rede, criando assim um clima de colaboração e incentivo ao uso do IRC. Não sendo necessário pagar nenhum tipo de taxa de adesão ou mensal para manter seus serviços.

Divisão

Em meados de 2003 o domínio BrasIRC.NET deixou de ser usado em servidores de IRC quando o provedor Matrix Internet, na época detentor do domínio BrasIRC.NET, decidiu por encerrar as operações ligadas ao IRC em função de uma má administração, sendo fracassada pelo Carlos Martini, um dos responsáveis pelo fechamento. Em sua saída, a Matrix levou consigo o domínio.

Ligações externas

Referências

  1. «Whois do registro.br». Consultado em 21 de novembro de 2019 
  2. «Whois do whois.br». Consultado em 21 de novembro de 2019