Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

RedeBrasil

3 162 bytes adicionados, 09h26min de 6 de fevereiro de 2022
Adição de segundo texto de Clóvis Lacerda
O Fim da Redebrasil|publicado=BlogSpot da RedeBrasil|acessodata=2021-07-29}}</ref>}}
Notícia do fim da RedeBrasil '''Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet''' no Site de Clovis Lacerda em 18 de Abril de 2001
{{Quote|... Depois de alguns boatos circulando entre usuários do programa de bate-papo IRC, confirmou-se na semana passada o fim da Rede Brasil como rede independente de servidores, sendo agora incorporada à Brasnet. Criada há três anos, a Rede Brasil vinha sofrendo alguns problemas técnicos, mas segundo o presidente da Inter.net e um dos fundadores do servidor, Clovis Lacerda, a decisão foi administrativa.
A Rede Brasil surgiu como uma dissidência da Brasnet, pois alguns administradores não concordavam com as regras que impediam a adesão de novos provedores à rede. “Com o tempo, as arestas foram se dissipando até que as duas redes possuíam as mesmas regras, e muitos provedores estavam presentes em ambas”, explica Lacerda.
“Quando todos os usuários migraram, encontraram os mesmos problemas, porque é impossível uma rede de médias proporções receber tanta gente”, analisa Peixoto. “Mas acho que a situação está se estabilizando. Os usuários da Rede Brasil perdem em praticidade, por ter que recriar os canais, mas ganham em serviços, porque uma rede de maiores proporções como a Brasnet tem mais a oferecer”, diz, otimista. (M.P.).|''LACERDA'', 2001, p. Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet)<ref>{{citar web|url=https://web.archive.org/web/20070311012724/http://www.lacerda.com.br/noticias/noticia12.htm|titulo=Rede Brasil fecha e é incorporada à Brasnet |publicado=Clóvis Lacerda na WayBack Machine |acessodata=2022-02-06}}</ref>}}
 
Segundo noticiado ainda pelo Site de Clóvis Lacerda em 25 de Abril de 2001 no texto intitulado '''Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil''', usuários tentam recriar a RedeBrasil ainda naquele ano.
 
{{Quote|
A polêmica continua no IRC. Uma semana depois do anunciado fim da Rede Brasil e a sua incorporação à Brasnet, operadores locais de bate-papo estão à cata de provedores para recriar a Rede Brasil. O principal motivo seria o descontentamento dos antigos usuários na transição.
 
De acordo com o presidente provisório da nova Rede Brasil, Artur Weinberg, os que migraram para a Brasnet não receberam a assistência necessária. “O pensamento que vingou foi o fato de todos usufruírem de uma rede maior, mas não imaginaram como os usuários mais antigos iriam se sentir”, aponta Weinberg.
 
Além da perda do status de muitos OPs e do choque de registros de nicks e canais, os internautas enfrentaram o preconceito. “Salas como o #Recife já existiam na Brasnet e eram freqüentadas por gente do Sudeste e Sul. Quando os nordestinos entraram, foram chamados de paraíbas e coisas do tipo”, protesta. “O suporte da Brasnet também não deu conta de todo mundo.”
 
Weinberg acusa a antiga rede de corrupção administrativa. “Houve um jogo de poder entre os operadores que ocasionou as falhas na rede. Não conseguiram mantê-la na ativa e os usuários saíram prejudicados.”
 
Por contra própria, ele e o ircop (operador especial) Bruno Santos começaram a reerguer a Rede Brasil a partir de três provedores: a Netpe, a Hotlink e a Easynet, do Rio de Janeiro, que possui um link de 6,5 MB. Em quatro dias, conseguiram a adesão de 12 servidores e 500 usuários e continuam em busca de mais parceiros. O domínio principal, irc.redebrasil.org.br, continua nas mãos da Inter.net. “Vamos tentar um acordo para recuperá-lo”, adianta.
 
O diretor da Brasnet, Mauritz Antunes, e o presidente da Inter.net, Clóvis Lacerda, também utilizaram o ‘jogo de poder’ como o motivo da volta da Rede Brasil. Segundo Antunes, os maiores canais já migraram sem problemas e as portas continuam abertas para outros provedores. “Eles não estão preocupados com os usuários, e sim com o poder deles”, acusa. Sobre o problema dos nicks, o diretor acrescentou que registros fora de uso por 30 dias são passíveis de transferência. “Tem gente que estava sabendo dos boatos e registrou os apelidos só para atrapalhar.”
 
“Não é viável para o internauta ter redes competindo entre si, porque ele conversa com algumas pessoas e vai ter que desconectar para falar com outras”, defende Clóvis Lacerda. “Toda mudança gera traumas necessários. É como se protestassem com o fim das antigas redes BBS, mas não seria por isso que a atual Internet não surgiria”, compara.|''LACERDA'', 2001, p. Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil<ref>{{citar web|url=https://web.archive.org/web/20070311012704/http://www.lacerda.com.br/noticias/noticia11.htm|titulo=Antigos usuários tentam ressuscitar Rede Brasil|publicado=Clóvis Lacerda na WayBack Machine |acessodata=2022-02-06}}</ref>}}
=== RedeBrasil e UnIRC ===

Menu de navegação