<div style="text-align:justify;">Em que pese o nome BrasNET já existir como lista de discussão na Rede Acadêmica Bitnet (Because It’s
Time Network), uma rede entre sistemas da IBM sem restrições de participação, como relata a autora do livro-reportagem Passários Voam em Bando, Marcia Dementshuk "...Entre as mais famosas (e a mais numerosa em determinado período) estava a “Brasnet”. Michael Stanton descobriu a Brasnet por acaso, quando estava fora do Brasil, por volta de 1988. Segundo ele, a Brasnet foi criada no exterior, pois no Brasil ainda não havia acesso." (2019, p.123408)<ref>{{citar web|url=https://www.academia.edu/45192087/P%C3%A1ssaros_voam_em_bando|titulo=Passáros voando em bando |publicado=Marcia Dementshuk |acessodata=2021-04-24}}</ref> "...Entre as mais famosas (e a mais numerosa em determinado período) estava a “Brasnet”. Michael Stanton descobriu a Brasnet por acaso, quando estava fora do Brasil, por volta de 1988. Segundo ele, a Brasnet foi criada no exterior, pois no Brasil ainda não havia acesso.", há divergências entre as informações sobre a data de criação da BrasNET como Rede de IRC. Alguns sites falam em 1998 (SensAgentSENSAGENT, 2021, p.BrasNET)<ref>{{citar web|url=http://dicionario.sensagent.com/BrasNET/pt-pt/|titulo=BrasNET.org |publicado=Dicionário Sensagent |acessodata=2021-04-21}}</ref>, outros em 1997 (WikipédiaWIKIPEDIA, 2021, p.BrasNET)<ref>{{citar web|url=https://pt.wikipedia.org/wiki/BrasNET|titulo=BrasNET.org |publicado=Wikipédia |acessodata=2021-04-25}}</ref>. O certo é que o site da rede em 2002 (BrasNETBRASNET, 2002. p. Sobre)<ref>{{citar web|url=http://web.archive.org/web/20021122171920/http://www.brasnet.org/brasnet.php|titulo=BrasNET.org |publicado=WayBack Machine |acessodata=2021-04-21}}</ref>, fala em "início do ano de 1996" e o [https://www.dynadot.com/domain/whois?domain=brasnet.org whois] do domínio, informa a criação em Dezembro de 1996. Na seção Sobre do antigo site, a equipe discorre que "A BrasNET se destacou por ter preocupação com a organização e a estrutura da rede de tal forma que pudesse oferecer um ambiente nacional com qualidade, velocidade e estabilidade para o bate-papo via Internet." (BrasNET, 2002. p. Sobre)<div>
== História ==
:No início de 2001 tiveram um salto no crescimento chegando ao pico de 22 mil usuários simultâneos e um fluxo diário de 400 mil conexões por dia! Em seis meses (junho/2001) o recorde alcançado foi de 28 mil e em janeiro de 2002, 36 mil usuários simultâneos".
"A estrutura da rede era mantida por parceiros como Telemar, BrasilTelecom, Unisys, Interdotnet e Mandic, além de outros grandes provedores brasileiros de abrangência regional. Chegou a ser a quinta maior rede IRC do mundo." (SensAgentSENSAGENT, 2021, p.BrasNET)</div>
=== Problemas ===
:A BrasNET vinha enfrentado sérios problemas de funcionamento e de manutenção de seus serviços. Seu servidores eram constatemente atacados via internet e seus usuários estavam migrando para outras redes, devido à sua instabilidade.
:No início a rede apenas fazia o uso de servidores situados no Brasil. Porém devido aos constantes ataques, os demais serviços dos provedores de internet também eram afetados. Com a perda de seu parceiros comerciais nacionais, a rede foi obrigada a fazer o uso de servidores no exterior que tivessem condições de bloquear estes ataques. Porém os ataques continuaram a derrubar a rede. (SensAgentSENSAGENT, 2021, p.BrasNET)</div>
=== Perda de Usuários ===
:Além dos problemas dos ataques, houve o surgimento das rede de relacionamentos tipo Orkut, além da ampliação do serviço MSN e de outros mensageiros instantâneos mantidos por empresas de grande porte, como Google e Microsoft. Como o IRC era mantido por pessoas comuns, foi se tornando inviável manter o trabalho de manter estável a BrasNET.
:A constante instabilidade fez com que as pessoas fossem desistindo do IRC. Por outro lado, estava a nascer uma nova geração de usuários que fazia uso do MSN e do Orkut, sem se aventurar no IRC. (SensAgentSENSAGENT, 2021, p.BrasNET)</div>
== Fim da Rede ==
=== Artigos ===
<div style="text-align:justify;">O primeiro artigo é uma explicação do fim da BrasNET intitulado '''Dossiê BRASnet/BrasIRC''', escrito por Daniel Portela - "Dead_Holland" (PortelaPORTELA, 2007, p. Dossiê)<ref>{{citar web|url=https://web.archive.org/web/20071029053153/http://www.ircd.com.br/nuke/modules.php?name=News&file=article&sid=24|titulo=#IRCd - Dossiê BRASnet/BrasIRC |publicado=WayBack Machine |acessodata=2021-04-21}}</ref> para o Site do #IRCd de Maio de 2007. Segundo suas fontes, o fim da BrasNET ocorreu por brigas/intrigas/guerras ("Guerras mIRClônicas") com a BrasIRC.org. Grifos do autor.
:Todos nós pudemos ver, de um dia pro outro, estávamos na '''BRASnet''' e de repente fomos desconectados e direcionados para a rede BrasIRC. Isto ocorreu porque a empresa '''DsgX''' migrou todos os seus servidores para a rede '''BrasIRC'''. "Mas por quê?" você me perguntaria, a resposta é simples, '''dmer''', dono de todo o provedor de serviços, estava cansado de pagar proxy´s e ainda ter que arcar com 98% da rede rodando em seus servidores. Ao receber uma proposta melhor, de que não teria que pagar por proxy, nem nada, direcionou os IP´s todos para a BrasIRC. Um erro, foi o de não ter comunicado à administração da BRASnet de sua atitude, e pagaria, talvez, muito caro por isto.
:Contribuições: '''XOOM, MrBoss, after, Poeta, Running_Wild, djtesao''' e a todos os outros que preferiram se manter anônimo.
Segundo artigo, ainda do Site do #IRCd de Maio de 2007 escrito por zekrioca (zekriocaZEKRIOCA, 2007, p. Separando..)<ref>{{citar web|url=https://web.archive.org/web/20071030195203/http://www.ircd.com.br/nuke/modules.php?name=News&file=article&sid=26|titulo=#IRCd - Brasirc: Separando os Homens das Crianças |publicado=WayBack Machine |acessodata=2021-04-22}}</ref>, intitulado '''Brasirc: Separando os Homens das Crianças''' sobre o ocorrido. Muito bom.
:Você que vem observando os últimos acontecimentos no IRC brasileiro deve estar se perguntando: Por quê?
Para ler na íntegra, acesse o [https://web.archive.org/web/20071030195203/http://www.ircd.com.br/nuke/modules.php?name=News&file=article&sid=26 link] do artigo.
O terceiro artigo, desta vez de RickWill (RickWillRICKWILL, 2010, p Redes Sociais..)<ref>{{citar web|url=https://servercaffe.wordpress.com/tag/mauritz-antunes/ |titulo=Redes Sociais – O mIRQ do começo ao fim |publicado=Server C@ffè |acessodata=2021-04-22}}</ref> para o site Server C@ffè de Ana Idris. Mostra um pouco do ambiente de administração das duas redes.
: ...Os canais eram nichos, em que aglutinavam muitos usuários. Alias, as duas maiores redes BrasIRC e BrasNET tinham como fundadores, dois holandeses, ou descendentes… Jan Struving e Mauritz Antunes (respectivamente). Eram grandes amigos, mas como todo bom negócio, acabou separado. Jan até que tinha idéias mais democráticas, mas não era lá grandes coisas. A BrasIRC vivia em politicagem, e vivia em conflitos. Um lugar para onde, ser administrador, exigia saber o que falar e ter cuidado com o que iria dizer. Dependendo do que fizesse, poderia acabar criando uma briga e ai, já estava fora da rede. Mauritz por sua vez, iniciou a BrasNET com mãos de ferro. Nossa região (Limeira, Santa Barbara D`Oeste, Americana, Campinas, Piracicaba) ficou com ele. Lá não havia politicagem. Se surgisse, estavam fora. Se você fosse colocar seu servidor naquela rede, iria se sentir em plena Russia com Stalin comandando. Mão de ferro e pouca graça...
===Comentários===
Abaixo segue um comentário de Cláudio Sampaio (SampaioSAMPAIO, 2007, p.Fim da BrasNET)<ref>{{citar web|url=https://groups.google.com/g/campinasbrasnet/c/2EpQ8KaV0qM |titulo=O Fim da Brasnet: explicação... |publicado=Google Groups #Campinas BrasNET |acessodata=2021-04-21}}</ref> datado de 17 de Maio de 2007 às 21:43 no Google Groups, que na época era ''founder'' do Canal #campinas na Rede [[BrasNET]] e que quando a mesma foi extinta, foi para a Rede IRClife. Lendo o comentário dele e de outros que se seguem em sua página, da pra sentir a tensão naquela época.
:É meus amigos no post anterior me renderam vários elogios e criticas, todos com a liberdade de dizer o que bem entender. Agora meus caros leitores que perderam um pouco a paciência, sem arrogância nenhuma de minha parte, foi declarado o fim da rede. Se trata de uma noticia já esperada, que deixou muita coisa para trás, muito suor e dureza para manter uma rede como a BrasNET.org por parte de seus administradores. Mas agora francamente, poderia ser outra rede a substituir a BrasNET? Será que a BrasIRC.org tem perna suficiente? Acho que não. Ta mais para fim do IRC no Brasil. Agora é esperar atualizações no Windows live messenger que passe a disponibilizar salas individuais para seus usuários ou mande seu currículo para o tio Gates dizendo a ele que você tem propostas de inovações na atualização do programa mais baixado da Microsoft. Mas o que me dá mais vontade de falar da BrasNET.org é alguns simples fatos. Foi onde fiz muitos amigos no passado e alguns que tenho até hoje e me diverti por muito tempo. Eh toda essa nostalgia agora que nos cerca quando o assunto for irc.BRASNET.org. Quem será capaz de um dia mudar a tecnologia do MIRC? Desde que foi apresentado á internet não teve muitas alterações por parte do criador, teve muitas por parte dos "scripters" interessados em desenvolver Scripts e dar mais funções aos usuários, como Avalanche, Fullt, t7ds, Cebolinha, etc. Que marcaram por muito tempo.
<u>Fim do comentário</u>
Carlos Sampaio (SampaioSAMPAIO, 2007, p. Fim da BrasNET) comenta ainda que em um [http://www.brasnet.org/2007/05/era-uma-vez-o-irc-brasileiro.html comunicado] oficial sobre o fim da Rede, Mauritz, "disse que é muito desgastante manter a rede e ela naquele momento, estava trazendo pouquíssimos benefícios e decidiu que já não tem condições para esperar que os serviços de apoio no exterior da rede pudessem conter os constantes ataques e optou por desativar a rede em Maio de 2007."</div>
== Atualmente ==
<div style="text-align:justify;">O antigo site, situado em [http://www.brasnet.org www.brasnet.org], encontra-se no momento aponta para um blog hospedado no site da Blogger. "Segundo Mauritz, a BrasNET continuará existindo com seus direcionamentos de e-mails, URLs e Jabber." (SensAgentSENSAGENT, 2021, p.BrasNET)</div>
{{Referências}}