Portal:Modos/Modos ExtBans/Orientações

Origem: IRChelp Brasil - Wiki
< Portal:Modos‎ | Modos ExtBans
Revisão de 09h38min de 21 de julho de 2021 por Campari (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A baixo você encontra uma explanação geral sobre a definição e a sintaxe.

NOTA 1: Para retirar os modos apenas troque o sinal de + (adição), pelo sinal de - (subtração). Os sinais de / (barra) e de | (barra vertical) não fazem parte do comando, e significam ou. Isso quer dizer que pode-se usar ou o sinal de + ou -, quando esses aparecerem.

NOTA 2: Você pode ver os banimentos de um canal executando o comando /msg MODE nome_do_canal+b.

NOTA 3: Os parâmetros entre [ ] (colchetes) são opcionais e os parâmetros entre < > (menor e maior) - são obrigatórios.

NOTA 4: Os servidores ircu da Undernet, Bahamut da DALnet[1] e snIRCd da QuakeNet não possuem ExtBans, ou possuem somente alguns que estão dentre os modos de canais.

Definição

Extbans ou Extended Bans (Proibições estendidas ou proibições condicionais), não confundir com Extended Server Bans (KLINE, GLINE, ZLINE, QLINE, SHUN) e com os Extended Server Bans Exceptions (ELINE), são modos de canais estendidos ou seja, são modos de canais "a mais", "além" do que os tradicionais existentes. Servem para determinar juntamente com os modos de canal (+I, +e), se um usuário deve ser banido (ban), silenciado (quieted/muted), isento/excepcionado (exempted/exception) ou definido como exceção a convite (invex - invite exceptions).

Em geral, os extbans são divididos em três tipos, os extbans correspondentes (matching extbans), que define quais tipos de usuários devem ser alvos das proibições. Os extbans de ação (Acting extbans) que restringem ações dos usuários. Essas restrições são diferente de um banimento padrão. E os extbans especiais, que é o caso dos IRCds Unreal e InspIRCD, que não se enquadram e nenhum dos outros já citados. No caso do UnrealIRCd há ainda extbans de tempo (time limite) que determinam por quanto tempo (em minutos) um extban será válido.

Extbans podem referir-se ao nome da conta do usuário, em vez do host ou IP, da forma tradicional nick!user@host ou nick!user@IP

  • Extbans de tempo podem trabalhar juntos com todos os outros tipos de extbans (um de casa vez ou todos juntos, com exceção do extban especial. Ver informação abaixo) e exception (modo +e).
  • Extbans correspondentes podem trabalhar juntos com extbans de ação, exception (modo +e) e invex (modo +I)).
  • Extbans de ação podem trabalhar juntos com exceptions e também como já mencionado, com os extbans correspondentes.
  • Extbans especiais via de regra trabalham sozinhos. Exceção do extban especial do UnrealIRCd que pode trabalha juntamente com o extban de tempo apenas.

Você pode usar as proibições estendidas para configurar tipos alternativo de "banimento" que lhe darão mais opções. Como exemplo, silenciar usuários. Ao silenciar um usuário, permite-se que ele permaneça no canal, mas a capacidade dele de participar de conversas é bloqueada, ou de mudar de apelido (nick).

Sintaxe de Bans, Invex e Exceptions tradicionais :

1 - Bans tradicionais: /msg MODE #nome_do_canal +/-b <nick!ident@host>
2 - Invex: /msg MODE #nome_canal +/-I <nick!ident@host1>
3 - Exceptions: /msg MODE #nome_do_canal +/-e <nick!ident@host1>


Sintaxe de Extbans :

Sintaxes InspIRCd

Parâmetros Extbans

1 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban de ação podem ter o formato máscara de host nick!ident@host, com exceção do M que será o nome_conta.
2 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban correspondente podem ter o formato de máscara de host nick!ident@host, #nome_canal ou nome_conta.

Extban de Ação:

Sintaxe:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b <extban_ação>:<parâmetro>
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-bb <extban_ação>:<parâmetro> extban_ação>:<parâmetro] ...

Exemplos

1 - /msg MODE #vIRCio +b m:ForteBomba!*@*
Proibirá o nick ForteBomba utilizando qualquer máscara (*@*) de enviar mensagens (extban de ação +m) ao canal #vIRCio.
2 - /msg MODE #vIRCio +bb m:ForteBomba!*@* N:ForteBomba!*@*
Proibirá o nick ForteBomba utilizando qualquer máscara (*@*) de enviar mensagens (extban de ação +m) e de trocar de nick (extban de ação +N) no canal #vIRCio.
  • Extban de ação com Extban correspondentes:
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-b <extban_ação>:<extban_corresp>:<parâmetro>
Exemplo
1 - /msg MODE #Brasirc.org +b p:s:drftecnologia.brasirc.org
Bloqueia as mensagens de saída (extban de ação +p) de todos os usuário que estiverem no canal #Brasirc.org e que estiverem conectados pelo servidor (extban correspondente +s) drftecnologia.brasirc.org.
  • Extban de ação com Exceptions (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e <extban_ação>:<parâmetro>
A exception (modo +e) em extbans de ação, isenta uma máscara (formato nick!usuario@host) ou Conta (extbans de ação +M), de qualquer proibição que possa ter sido configurar por outros modos extbans . Ou seja, aquela proibição definida por um extban não será válida para aquele usuário. Observe que apenas as proibições advindas dos modos extbans serão isentas, porém as proibições advindas dos modos de canal continuaram em vigor. Exceção a essa regra é o modo de canal +b que não prevalece sobre a exception (+e), pois nesse caso, a exception não está excepcionando um modo extban, e sim um modo de canal normal.
Para excepcionar modos de canais, pode-se usar o modo de canal +X, porém a exceção abrange apenas usuários que possuam algum status (+v/+h/+o) ou superior.
Exemplo
1 - /msg MODE #Virtualife +e m:cirinho!*@*
Supondo que o canal #Virtualife esteja configurado extban para que todos os usuário provenientes de um determinado servidor ISP não possam "falar" (/msg MODE #Virtualife +b m:s:irc.virciogatonet.org), o comando de exemplo, coloca uma exceção a essa regra fazendo com que o usuário cirinho, apesar de estar conectado por esse servidor, possa enviar mensagens (exception (+e) ao extban de ação +m) para o canal #Virtualife. Ressaltamos que se o modo de canal +m estivesse configurado no #Virtualife, mesmo com a exception +e, o usuário cirinho não estaria excetuado (não poderia "falar"), tendo em vista que os modos de canais estão acima das exception extbans. Resguardada a excessão acima informada.

Extban Correspondentes:

Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-b <extban_corresp>:<parâmetro>
Exemplos
1 - /msg MODE #Brazink +b r:*Anselmo*
Proibirá qualquer nick cujo nome real (extban correspondente +r) contenha a palavra Anselmo de entrar no canal #Brazink. Pode-se descobrir o nome real ou conta de um nick utilizando o comando /WHOIS nick
2 - /msg MODE #SalaDaJulinha +b j:#PODEROSAS
Proibirá todos os usuário que estejam no canal #PODEROSAS ( extban correspondente +j) de entrarem no canal SalaDaJulinha.
3 - /msg MODE #RadioDasAntigas +b j:@#RadioTop
Proibirá todos os usuário que estejam no canal #RadioTop ( extban correspondente +j) de entrarem no canal RadioDasAntigas.
  • Extban correspondentes com Exceptions (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e <extban_corresp>:<parâmetro>
A exception (modo +e) em extbans correspondentes, isenta um usuário (conta, nome real, servidor, CFP etc.) de qualquer proibição que possa ter sido configurar por outros modos extbans . Ou seja, aquela proibição definida por um extban não será válida para aquele grupo usuários correspondentes. Observe que apenas as proibições advindas dos modos extbans serão isentas, porém as proibições advindas dos modos de canal continuaram em vigor. Exceção a essa regra é o modo de canal +b, que não prevalece sobre um exception (+e), pois nesse caso, a exception não está excepcionando um modo extban, e sim um modo de canal normal.
Para excepcionar modos de canais, pode-se usar o modo de canal +X, porém a exceção abrange apenas usuários que possuam algum status (+v/+h/+o) ou superior.
Exemplo
1 - /msg MODE #vIRCio +e r:*SapatosEngracados*
Supondo que no canal #vIRCio esteja configurado um extban de banimento para todos os usuário que estiverem conectados pelo servidor brasirc.com.br (/msg MODE #vIRCio +b s:irc.brasirc.com.br). O comando exemplificado acima coloca uma exceção (exception +e) a essa regra, fazendo com que os usuários que tiverem em seu nome real (extban correspondente +r) a palavra SapatosEngracados, apesar de estarem conectados pelo servidor brasirc.com.br, possam entrar/permanecer no canal mesma banidos.
OBS: No caso acima, o usuário possui um exception (+e) em seu nome real no canal, se ele for expulso (banido/kikado) por algum motivo e mesmo assim entrar novamente/automaticamente, o ChanServ pode ficar confuso e expulsá-lo repetidamente do canal, mas como o exception (+e) está ativado, o usuário simplesmente continuará a entrar, já que o banimento estará excepcionado (sem efeito), o que cria um joinflood (entrada e saída repetida de um usuário). O InspIRCd possui dois comandos, /msg REMOVE nick canal razão e /msg FPART nick canal razão que removem o usuário do canal sem acionar a função de reingresso automático do lado do cliente/script (é o que acontece quando o usuário é expulso através do comando /msg KICK nick razão).
  • Extban correspondentes com Invex (Modo +I):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-I <extban_correp>:<parametro>
Invex são usado para canais definidos com o modo +i (somente para convidados). Normalmente quando se configura o canal em modo +i, o comando /msg INVITE nick deve ser executado para convidar o usuário (nick) a entrar no canal. No entanto, se o canal estiver vazio e o KEEPMODES estiver ativado, ninguém, incluindo o proprietário do canal, seria capaz de entrar sem estar na lista de acesso do ChanServ e se convidar manualmente usando o comando INVITE. Invex (modo +I) permite que os usuários que correspondem aos parâmetros fornecidos estejam "em uma lista vip" do canal ou seja, não precisão ser convidados para entrar. Resumindo, usuários registrado no modo de canal invex serão "exceção" ao modo convidado (+i).
Exemplo
1 - /msg MODE #ForChat +I j:#IRCBr
Levando em consideração que o canal #ForChat esteja configurado para somente convidados (modo de canal +i), o comando acima coloca uma exceção a este convide (invex modo +I) à todos os usuários que estejam no canal #IRCBr (extban correspondente +j). Ou seja, apenas os usuários deste último canal poderão entrar no canal #ForChat. Todos os outros usuário serão proibidos, a não ser que sejam convidados.

Extban Especial :

Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-b <máscara#canal_redirecionado>
Quando configurado o extban redirect, o usuário informado na máscara, deverá ser redirecionado para o canal #canal_redirecionado quando tentar entrar no canal #nome_do_canal.
O canal a ser redirecionado o usuário banido (#canal_redirecionado), deve existir, e o usuário que configura o extban deve ser no mínimo operador neste canal. [2]
Exemplo
1 - /msg MODE #Virtualife +b *!*@vIRCio.*#PersonaNonGrata
Proibirá qualquer usuário que contenha em sua máscara *!*@vIRCio.*, de entra no canal #Virtualife e o redicionará ao canal #PersonaNonGrata.

[ Topo ]

Sintaxes UnrealIRCd

Os extbans neste IRCd tem nomenclaturas diferentes, sendo apenas denominados Grupos. São 4 os grupos. O primeiro corresponde a um extban de tempo (time limite). O segundo grupo corresponde ao extbans de ação (actions). O terceiro aos extbans correspondentes (selectors) e o quarto aos extbans especiais.

Parâmetros Extbans

1 - O parâmetro a ser utilizado em um extban do grupo 1 é a máscara de host nick!ident@host, com exceção quando se o utilizado juntamente com outro extban do Primeiro ou Segundo Grupo, nestes casos o parâmetro passa a ser aqueles utilizados nesses grupos. Conforme segue abaixo.
2 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban de grupo 2 podem ter o formato de máscara de host nick!ident@host, #nome_canal ou as opções moderated, external, color e notice do extban de ação m.
3 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban de grupo 3 são vários, dentre eles conta, #nome_canal, nome_real.
4 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban de grupo 4 são máscara de host do extban especial p e as opções sensor, block do extban T.


OBS: No mais, segue as mesmas outras orientações do InspIRCd, salvo se for dito o contrário.

ExtBan Time Limite (TimedBan) - Tempo

O timedban é utilizado para o Servidor remover automaticamente as proibições no período de tempo que o usuário estabeler. O formato do tempo é em minutos. Pode ser usado em frente de qualquer extban, invex (modo de canal +I) e exceptions (modo de canal +e).

Sintaxe:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~t:<tempo>:<máscara>
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~t:<tempo>:~extban:<parâmetro>

Exemplos

1 - /msg MODE #RedeBrasil +b ~t:5:XOOM!*@redebrasil.org.br
Adiciona a máscara de host XOOM!*@redebrasil.org.br á lista de usuários banidos no #RedeBrasil pelo período de 5 minutos.
2 - /msg MODE #RedeBrasil +b ~t:60:~q:th3-c0p!*@redebrasil.org.br
Adiciona a máscara de host Xth3-c0p!*@redebrasil.org.br á lista de usuários proibidos de "falar" no #RedeBrasil pelo período de 60 minutos (1 hora).
  • ExtBan TimedBan com Invex (Modo +I):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-I ~t:<tempo>:<extban>:<máscara>
Exemplo
1 - /msg MODE #RedeBrasil +I ~t:1440:adrelmp!*@redebrasil.org.br
Adiciona a máscara de host andrelmp!*@redebrasil.org.br á lista de usuário que não necessitam de convite para entrar no #RedeBrasil pelo período de 1440 minutos (24 horas).
  • ExtBan TimedBan com Exception (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e ~t:<tempo>:<extban>:<parâmetro>
Exemplo
1 - /msg MODE #RedeBrasil +e ~t:1440:~a:DsgX
Adiciona a conta DsgX á lista de exceção de proibições de usuários no #RedeBrasil pelo período de 1440 minutos (24 horas).
2 - /msg MODE #BrasIRC +e ~t:1440:~m:moderated:xshadow!*@brasirc.com.br
Adiciona a maścara de host xshadow!*@brasirc.com.br á lista de exceção de proibições de usuários, deixando que o mesmo "fale" no #BrasIRC, pelo período de 1440 minutos (24 horas).

[ Topo ]

ExtBan Grupo 2nd - Ação

Sintaxe:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~<extban2nd>:<máscara>
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~<extban2nd>:[parâmetro]:<máscara>
Exemplos:
1 - /msg MODE #ForChat +b ~q:*!*@*.ovh.com
Adiciona a restrição "silencioso/mudo" no #ForChat a todos os usuário que estiverem utilizando o domínio com sufixo ovh.com. Com esta restrição, os usuário não poderam trocar mensagens neste canal.
2 - /msg MODE #UnIRC +b ~f:#vIRCio:*!*@*.ovh.pt
Adiciona proibição de entrada a todos os usuário provenientes do domínio com sufixo ovh.pt que tentarem entrar no #UnIRC redirecionando-os para o vIRCio.
  • ExtBan Grupo 2nd com Exception (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e ~<extban2nd>:<parâmetro>:<máscara>
Exemplos:
1 - /msg MODE #SimplesChat +e ~m:moderated:*!*@lunar*
Adiciona exceção à restrição "canal moderado" (modo de canal +m) do #SimplesChat a todos os usuários que estiverem utilizando o domínio com prefixo lunar, sem que precisem do modo de canal +v ou status superior.
2 - /msg MODE #BrIRC +e ~m:external:*!*@psy*
Adiciona exceção à proibição de mensagens externas (modo de canal +n) do #BrIRC, a todos os usuários que estiverem utilizando o domínio com prefixo psy.
3 - /msg MODE #vIRCio +e ~m:Brasirc:TG!*@*
Adiciona exceção ao filtro de palavras (modo de canal +G) do #Brasirc, para o usuários TG idenpendentemente de qual dominio esteja utilizando. Assim as palavras que o usuário digitar no canal, não passaram pelo filtro.
  • ExtBan Grupo 2nd e 3rd com Exception (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e ~<extban2nd>:<opção>:<extban3rd>:<parâmetro>
Exemplo:
1 - /msg MODE #IRCBR +e ~m:color:~a:zoldax_ii
Adiciona exceção à restrição de mensagem colorida à conta de usuário zoldax_ii. Isto quer dizer que se o #IRCBR estiver com a proibição de mensagens coloridas (modo de canal +S), a conta de usuário adicionada à exceção, poderá enviar este tipo de mensagens ao canal.

[ Topo ]

ExtBan Grupo 3rd - Correspondentes

Sintaxe:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~<extban3rd>:<parâmetro>
Exemplos:
1 - /msg MODE #Virtualife +b ~c:#vIRCio
Este extban3rd impõe que qualquer usuário que estiver no #vIRCio, não será permitido entrar no #Virtualife.
Poder-se especificar prefixos (+/%/@/&/~) ao comando, o que significa que a restrição de entrada só será aplicada aos usuários que tiverem o prefixo/modo de canal especificado, ou maior.
2 - /msg MODE #BrasIRC.org +b ~c:@#vIRCio
Usuários com status de operador que estiverem no #vIRCio, não poderão entrar no #BrasIRC.org.
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~<extban3rd>:<extban2nd>:<parâmetro>
Exemplo:
1 - /msg MODE #BrasIRC.com.br +b ~c:~q:#vIRCio
Este extban3rd não permite que usuário que estejam no #vIRCio conversem no #BrasIRC.com.br se já estiverem dentro do canal. Se ainda não estiverem dentro, não permitirá sua entrada.
  • ExtBan Grupo 3nd com Exception (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e ~<extban3rd>:<parâmetro>
Exemplos:
1 - /msg MODE #ForChat +e ~a:Neskau
Adiciona exceção à restrição quanto ao banimento no canal #ForChat para o nome da conta definida (Neskau). Isso que dizer que o usuário logado no Service com a conta Neskau, não pode ser banido do #ForChat. O nome da conta não necessariamente é o nick utilizado pelo usuário.
Há ainda duas variações para este parâmetro: ~a:* que corresponde a todos os usuário que estiverem autenticados e ~a:0 que corresponde a todos os usuários não autenticados.
2 - /msg MODE #BrIRC +e ~S:0000000etc
Adiciona exceção à restrição quanto ao banimento no canal #BrIRC para o para o certificado fingerprint - CFP definido (0000000etc). Isso que dizer que o usuário logado no Service com o cetificado 0000000etc, não pode ser banido do #BrIRC. Pode-se ver o CFP de um usuário com o comando /WHOIS 'nick.
  • ExtBan Grupo 3nd com Invex (Modo +I):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-I ~<extban3rd>:<parâmetro>
Exemplos:
1 - /msg MODE #Brazil +I ~a:Bjor
Adiciona exceção à restrição quanto à convite no canal #Brazil para o nome da conta definida (Bjor). Isso que dizer que o usuário logado no Service com a conta Bjor, não precisa de convite para entrar no #Brazil, caso este esteja com modo de canal +i. O nome da conta não necessariamente é o nick utilizado pelo usuário.
Há ainda duas variações para este parâmetro: ~a:* que corresponde a todos os usuário que estiverem autenticados e ~a:0 que corresponde a todos os usuários não autenticados.
2 - /msg MODE #IRChat +I ~S:0000000etc
Adiciona exceção à restrição quanto à convite no canal #IRChat para o certificado fingerprint - CFP definido (0000000etc). Isso que dizer que o usuário logado no Service com o cetificado 0000000etc, não precisa de convite para entrar no #IRChat, caso este esteja com modo de canal +i. Pode-se ver o CFP de um usuário com o comando /WHOIS 'nick.

[ Topo ]

ExtBan Grupo 4nd - Especiais

Sintaxes:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~T:<opção>:<parâmetro>
Adiciona restrição quanto à palavras proibidas.
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b ~p:máscara
Esconde mensagens de saída (part/quit) de um usuário (máscara) específica.

Exemplos:

1 - /msg MODE #Virtualife +b ~T:censor:*vircio*
No exemplo acima, a palavra vircio está proibida no #Virtualife. Ao ser digitada pela usuário, a mesma não aparecerá no canal. Há ainda a opção block que tem a mesma função.
2 - /msg MODE #BrasChat +b ~p:*!*@vIRCio*
Econde as mensagems de part/quit de usuário que contenham a palavra vIRCio em sua máscara.

[ Topo ]

Sintaxes IRCd-Hybrid

NOTA: A sintaxe dos IRCds InspIRCd e IRCd-Hybrid são muito parecidas, com a única diferença do simbolo cifrão "$" que deve ser colocado à frente do extban. Resguardado também os diferentes modos de cada um.

Parâmetros Extbans

1 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban de ação podem ter o formato de máscara de host nick!ident@host (banmask).
2 - Os parâmetros a serem utilizados em um extban correspondente podem ser #nome_canal, nome_conta, nome_real, servidor dentre outros. Veja todos mais abaixo.

Extban de Ação:

Sintaxe:

1 - /msg MODE #nome_do_canal +/-b $<extban_ação>:<parâmetro>
2 - /msg MODE #nome_do_canal +/-bb $<extban_ação>:<parâmetro> extban_ação>:<parâmetro] ...

Exemplos

1 - /msg MODE #BrIRC +b $m:Oconnel!*@*
Proibirá o nick Oconnel utilizando qualquer máscara (*@*) de enviar mensagens (extban de ação +m) ao canal #BrIRC.
2 - /msg MODE #BrIRC +bb $m:Oconnel!*@* n:Oconnel!*@*
Proibirá o nick Oconnel utilizando qualquer máscara (*@*) de enviar mensagens (extban de ação +m) e de trocar de nick (extban de ação +n) no canal #BrIRC.
  • Extban de ação com Extban correspondentes:
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-b $<extban_ação>:<extban_corresp>:<parâmetro>
Exemplo
1 - /msg MODE #BrasPort +b $m:s:svipchat.irg
Bloqueia as mensagnes (extban de ação +m) enviadas ao canal #BrasPort, de qualquer usuário que esteja utilizando o servidor (extban correspondente +s) irc.svipchat.org.
  • Extban de ação com Exceptions (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e $<extban_ação>:<parâmetro>
A exception (modo +e) em extbans de ação, isenta uma máscara (formato nick!usuario@host), de qualquer proibição que possa ter sido configurar por outros modos extbans . Ou seja, aquela proibição definida por um extban não será válida para aquele usuário. Observe que apenas as proibições advindas dos modos extbans serão isentas, porém as proibições advindas dos modos de canal continuaram em vigor. Exceção a essa regra é o modo de canal +b que não prevalece sobre a exception (+e), pois nesse caso, a exception não está excepcionando um modo extban, e sim um modo de canal normal.
Exemplo
1 - /msg MODE #Virtualife +e $m:cirinho!*@*
Supondo que o canal #Virtualife esteja configurado extban para que todos os usuário provenientes de um determinado servidor ISP não possam "falar" (/msg MODE #Virtualife +b $m:s:irc.virciogatonet.org), o comando de exemplo, coloca uma exceção a essa regra fazendo com que o usuário cirinho, apesar de estar conectado por esse servidor, possa enviar mensagens (exception (+e) ao extban de ação +m) para o canal #Virtualife. Ressaltamos que se o modo de canal +m estivesse configurado no #Virtualife, mesmo com a exception modo +e, o usuário cirinho não estaria excetuado (não poderia "falar"), tendo em vista que os modos de canais estão acima das exception extbans. Resguardada a excessão acima informada.

Extban Correspondentes:

Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-b $<extban_corresp>:<parâmetro>
Exemplos
1 - /msg MODE #Brazink +b $r:*Anselmo*
Proibirá qualquer nick cujo nome real (extban correspondente +r) contenha a palavra Anselmo de entrar no canal #Brazink. Pode-se descobrir o nome real ou conta de um nick utilizando o comando /WHOIS nick
2 - /msg MODE #SalaDaJulinha +b $j:c:#PODEROSAS
Proibirá todos os usuário que estejam no canal #PODEROSAS (extban correspondente +c) de entrarem no canal SalaDaJulinha (extban ação +j).
3 - /msg MODE #RadioDasAntigas +b $j:c:@#RadioTop
Proibirá todos os usuário que estejam no canal #RadioTop (extban correspondente +c) de entrarem no canal RadioDasAntigas ( extban de ação +j).
  • Extban correspondentes com Exceptions (Modo +e):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-e $<extban_corresp>:<parâmetro>
A exception (modo +e) em extbans correspondentes, isenta um usuário (conta, nome real, servidor, CFP etc.) de qualquer proibição que possa ter sido configurar por outros modos extbans . Ou seja, aquela proibição definida por um extban não será válida para aquele grupo usuários correspondentes. Observe que apenas as proibições advindas dos modos extbans serão isentas, porém as proibições advindas dos modos de canal continuaram em vigor. Exceção a essa regra é o modo de canal +b, que não prevalece sobre um exception (+e), pois nesse caso, a exception não está excepcionando um modo extban, e sim um modo de canal normal.
Exemplo
1 - /msg MODE #vIRCio +e $r:*SapatosEngracados*
Supondo que no canal #vIRCio esteja configurado um extban de banimento para todos os usuário que estiverem conectados pelo servidor brasirc.com.br (/msg MODE #vIRCio +b $s:irc.brasirc.com.br). O comando exemplificado acima coloca uma exceção (exception +e) a essa regra, fazendo com que os usuários que tiverem em seu nome real (extban correspondente +r) a palavra SapatosEngracados, apesar de estarem conectados pelo servidor brasirc.com.br, possam entrar/permanecer no canal mesma banidos.
OBS: No caso acima, o usuário possui um exception (+e) em seu nome real no canal, se ele for expulso (banido/kikado) por algum motivo e mesmo assim entrar novamente/automaticamente, o ChanServ pode ficar confuso e expulsá-lo repetidamente do canal, mas como o exception (+e) está ativado, o usuário simplesmente continuará a entrar, já que o banimento estará excepcionado (sem efeito), o que cria um joinflood (entrada e saída repetida de um usuário). O InspIRCd possui dois comandos, /msg REMOVE nick canal razão e /msg FPART nick canal razão que removem o usuário do canal sem acionar a função de reingresso automático do lado do cliente/script (é o que acontece quando o usuário é expulso através do comando /msg KICK nick razão).
  • Extban correspondentes com Invex (Modo +I):
Sintaxe: /msg MODE #nome_do_canal +/-I $<extban_corresp>:<parametro>
Invex são usados para canais definidos com o modo +i (somente para convidados). Normalmente quando se configura o canal em modo +i, o comando /msg INVITE nick deve ser executado para convidar o usuário (nick) a entrar no canal. No entanto, se o canal estiver vazio e o KEEPMODES estiver ativado, ninguém, incluindo o proprietário do canal, seria capaz de entrar sem estar na lista de acesso do ChanServ e se convidar manualmente usando o comando INVITE. Invex (modo +I) permite que os usuários que correspondem aos parâmetros fornecidos estejam "em uma lista vip" do canal ou seja, não precisão ser convidados para entrar. Resumindo, usuários registrado no modo de canal invex serão "exceção" ao modo convidado (+i).
Exemplo
1 - /msg MODE #ForChat +I $c:#IRCBr
Levando em consideração que o canal #ForChat esteja configurado para somente convidados (modo de canal +i), o comando acima coloca uma exceção a este convide (invex modo +I) à todos os usuários que estejam no canal #IRCBr (extban de ação +c). Ou seja, apenas os usuários deste último canal poderão entrar no canal #ForChat. Todos os outros usuário serão proibidos, a não ser que sejam convidados.

[ Topo ]

Sintaxes IRCd-Seven

[ Topo ]

  1. «Services Approved Joins #42 (ENG)». DALnet on GitHub. Consultado em 10 de abril de 2021 
  2. «Module Details: Banredirect (v3)(ENG)». InspIRCd. Consultado em 7 de abril de 2021