Mudanças entre as edições de "Portal:CService/Undernet/Comandos"
(Criou página com '__NOTOC__ <div style="width:100%; text-align:justify;> '''NOTA''': * Parâmetros entre <b>< ></b> são obrigatórios. * Parâmetros entre <b>[ ]</b> são opcionais. * | repres...') |
(Sem diferença)
|
Edição das 01h25min de 2 de maio de 2020
NOTA:
- Parâmetros entre < > são obrigatórios.
- Parâmetros entre [ ] são opcionais.
- | representa OU, por exemplo, x|y quer dizer x ou y.
- 0-2 indica que se pode usar o valor de 0 a 2.
- <nick> é o apelido com que uma pessoa se encontra conectado no IRC.
- <username> é o username de uma pessoa como se encontra na lista de usuários, exatamente como o registou em http://cservice.undernet.org/live/; não fazer confusão com <nick>. Para mais informação sobre usernames e como determinar o username de uma pessoa, verificar os comandos VERIFY e INFO (nível 0).
- Todos os comandos com o item <username> funcionam igualmente se for especificado o nick com que o usuário se encontra conectado no IRC, precedendo o seu nick com um sinal de igual '='. Por exemplo, consideremos uma pessoa com o nick ^[Teste]^ e cujo username seja Testa. O comando ACCESS, por exemplo, pode ser executado para este usuário de duas formas:
- 1.
/msg x ACCESS <#canal> Testa
- ou
- 2.
/msg x ACCESS <#canal> =^[Teste]^
O primeiro método faz com que 'X' verifique se o username "Testa" se encontra na lista de usuários (userlist) do canal. O segundo método faz com que 'X' procure o username do nick ^[Teste]^ na lista de usuários e, caso a pessoa se encontre autenticada, 'X' responde com a informação do respectivo username (ter atenção no sinal = antes do nick). Isto pode ser executado com qualquer comando que requeira <username>, mas apenas funciona caso o usuário se encontre autenticado, de contrário, 'X' responderá com uma mensagem "No Match!" ou equivalente.
- Entenda-se neste documento, por uma questão técnica, que a qualidade de Gerente de Canal poderá coincidir com a de Fundador do mesmo.
Comandos de NÍVEL 500: Gerente de Canal (Channel Manager)
PART
Sintaxe: /msg x PART <#canal>
Faz com que X saia do canal.
SET (Nível: 500)
Sintaxe: /msg x SET <#canal> <variável> <valor>
- (configurar): Muda alguns modos especiais de 'X' para o canal especificado.
- Variáveis e Valores:
- AUTOJOIN
/msg x SET <#canal> AUTOJOIN <on|off>
- (entrada automática): Quando o <valor on|off> é colocado em ON, faz com que 'X' entre sempre no canal. Quando colocado em OFF, faz com que 'X' saia do canal, caso nele se encontre, e não reentre após um netsplit.
- MASSDEOPPRO
/msg x SET <#canal> MASSDEOPPRO <0-7>
- (proteção de deop massivo): Máximo número de deops que 'X' permite num período de 15 segundos. A qualquer usuário que exceda este limite será aplicado um kick, suspenso (caso se encontre na lista de usuários (userlist) e é-lhe colocado um ban de nível 25 de forma a não lhe permitir ter op. O tempo de suspensão e ban é de 5 minutos. Os valores em MASSDEOPPRO vão de 1, (o mais sensível), a 7, ( menos sensível). O valor de 0 desliga a função.
- NOOP
/msg x SET <#canal> NOOP <on|off>
- (não op): Faz com que ninguém exceto 'X' tenha 'op' no canal. Isto não implica que o Gerente do Canal (nível 500) e todos os nele registados não tenham controlo do 'X'. Quando se encontre autenticados poderão executar comandos (KICK, BAN, etc.) através do 'X', apenas não se pode ter op no canal.
- STRICTOP
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> STRICTOP <on|off>
- (op estrito): Faz com que apenas usuários de nível acesso 100+ e autenticados tenham op.
Comandos de NÍVEIS 450-499: Administração de Canal (Trusted Channel Admin)
SET (Nível: 450-499)
(configurar): Muda modos especiais de 'X' para o canal.
/msg x SET <#canal> <variável> <valor>
- Variáveis e Valores:
- AUTOTOPIC
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> AUTOTOPIC <on|off>
- (tópico automático): Faz com que 'X' retome de 30 em 30 minutos o tópico do canal estipulado em DESCRIPTION e URL. Se o canal se encontra inativo (idle) o tópico não será mudado durante esse período.
- DESCRIPTION
- Alias (abreviação): DESC
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> DESCRIPTION [text]
- ou
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> DESC [text]
- (descrição): Regista o tópico padrão do canal, 80 caracteres no máximo. Isto NÃO afeta os tópicos colocados no canal a menos que AUTOTOPIC se encontre ON. O tópico registado por meio de DESCRIPTION pode ser visto apenas com o comando CHANINFO (nível 0). Não especificando qualquer texto o DESCRIPTION torna-se nulo.
- FLOATLIM
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> FLOATLIM <on|off>
- (oscilar, flutuar): Liga ou desliga a função que controla a "flutuação" do número de usuários no canal. Quando ativa, o 'X' coloca o limite de usuários acima do total existente no canal e dentro de um período de tempo determinado. Isto evita grandes grupos de bots (botnets) de entrarem simultaneamente e sobrecarregar o canal. Por configuração básica esta função encontra-se desligada.
- Quando ligada, o comando STATUS mostra a configuração em uso na linha "Flags set" da seguinte forma. "
FLOATLIM (MGN:3, PRD:20, GRC:1, MAX:0)
." Quer isto dizer que FLOATLIM está ativo, com a FLOATMARGIN (MGN) de 3, um FLOATPERIOD (PRD) de 20 segundos, um FLOATGRACE (GRC) de 1 e sem FLOATMAX (MAX). Ver os comandos SET FLOATGRACE, SET FLOATMARGIN, SET FLOATMAX, e SET FLOATPERIOD para mais informação.
- FLOATGRACE
/msg x SET <#canal> FLOATGRACE <0-19>
- Estabelece um valor limite de usuários a serem usados no canal. Este número pode ser entre 0-19. Isto faz com que 'X' evite mudar o limite caso esse valor seja inferior ao aqui configurado. Por outras palavras, este valor corresponderá ao número de usuários que entrem ou saiam do canal antes que 'X' atualize o limite. Como resultado 'X' não atua em canais sem muita movimentação/informação de mudança de modos. O valor configurado de origem é 1.
- FLOATMARGIN
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> FLOATMARGIN <2-20>
- Configura a margem limite de flutuação a ser usada no canal. Este número pode ser entre 2-20. O valor que 'X' irá colocar será:
- Número de usuários no canal + FLOATMARGIN.
- O valor configurado de origem é 3.
- FLOATMAX
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> FLOATMAX <0 | máximo limite desejado>
- Configura o limite máximo de flutuação. Pode ser empregue qualquer número e evita com que 'X' mude o limite de usuários no canal para um valor superior ao aqui configurado. Como tal, é possível limitar em qualquer altura o número de usuários que se pretenda ter num canal. O valor configurado de origem é 0, o qual desliga a função.
- FLOATPERIOD
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> FLOATPERIOD <20-200>
- Configura o período limite de flutuação, em segundos, para ser usado antes de 'X' retomar o limite do canal. Este valor pode ser entre 20-200. O valor configurado de origem é de 20 segundos.
- KEYWORDS
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> KEYWORDS [text]
- (palavras-chave): Regista palavras-chave para o canal que poderão ser usadas na execução do comando de busca de canais SEARCH (nível 0). Caso nenhuma palavra-chave seja especificada o valor de KEYWORDS torna-se nulo. O limite máximo de caracteres no conjunto de palavras-chave não pode exceder 80.
- MODE
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> MODE
- (modos): Guarda os modos de canal correntes como principais. Sempre que 'X' entre no canal retoma o valor dos modos registados caso nenhum esteja em uso e se encontre sozinho nesse canal.
- URL
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> URL [url url2 ... urlN]
- (endereço na web): Regista o(s) endereço(s) da(s) página(s) oficiais do canal (75 caracteres no máximo). São permitidos espaços, possibilitando parâmetros de URL múltiplos. Isto NÃO afeta o tópico do canal a menos que AUTOTOPIC se encontre ON (nível 450). A descrição de DESCRIPTION e URL podem ser vista usando o comando CHANINFO (nível 0). Se a URL não definido o seu valor torna-se nulo.
- USERFLAGS
- Sintaxe:
/msg x SET <#canal> USERFLAGS <0-2>
- Valores:
- 0 = Não é activado AutoMode para nenhum usuário adicionado.
- 1 = AutoMode de Op é ativado para todos os usuários adicionados.
- 2 = AutoMode de Voice é ativado para todos os usuários adicionados.
- (indicadores do utilizador): Determina quando 'X' deve ou não dar automaticamente OP ou VOICE a todos os novos usuários registados no canal.
- NOTA: esta opção pode ser alterada para cada usuário e após se encontrar na lista de usuários com o comando MODINFO, AUTOMODE (nível 400). O valor inicial de USERFLAGS é 0.
- JOIN
- Sintaxe:
/msg x JOIN <#canal>
- (entrar): Faz com que 'X' entre no canal especificado.
NÍVEIS 400-449 : Administração de Utilizadores (Userlist Admin)
ADDUSER
Sintaxe:/msg x adduser <#canal> <username> <access>
(adicionar utilizador): Adiciona um usuário á lista de usuários (userlist) do canal. Não pode ser usado ADDUSER para alguém com um nível de acesso igual ou superior a quem executa o comando.
CLEARMODE
Sintaxe:/msg x CLEARMODE <#canal>
(limpar modos): Remove todos os modos de canal. Pode ser usado quando o canal se encontra bloqueado (modos: +i ou +k sem o seu conhecimento).
NOTA: o uso de CLEARMODE não é necessariamente o melhor método de reentrar no canal, porque outras pessoas ou bots poderão aproveitar o momento de execução do comando para obter OP. Ver o comando STATUS (nível 200) para informação adicional.
MODINFO
Sintaxe:/msg x MODINFO <#canal> <variável> <username> <valor>
(modificar informação): Executa alterações em usuários que se encontrem na userlist. São possíveis os seguintes comandos:
- variáveis para MODINFO
- ACCESS
- Sintaxe:
/msg x MODINFO <#canal> ACCESS <username> <novo nível>
- (acesso): Muda o nível de acesso do usuário. O nível de acesso poderá ser de 1 a 499. Quem execute o comando apenas pode dar um nível de acesso inferior ao seu, ou seja, se tem um nível de acesso de 400, apenas poderá dar acesso a outro usuário entre 1 e 399.
- AUTOMODE
- Sintaxe:
/msg x MODINFO <#canal> AUTOMODE <username> <none|op|voice>
- (modo automático): Muda os modos automáticos do usuário para o canal especificado, fazendo com que 'X' dê ou não OP ou VOICE ao usuário logo que entre no canal, desde que se encontre autenticado. <NONE> anula o comando, ou seja, 'X' não altera os modos de OP e VOICE quando o utilizador entra no canal. Este comando altera o definido na configuração base para todos os usuários em SET USERFLAGS (níveis 450-499).
REMUSER (Nível: 400-449)
Sintaxe:/msg x REMUSER <#canal> <username>
(remoção de utilizador): Remove um usuário da base de dados do canal. Quem executa o comando terá que possuir um nível de acesso superior ao do usuário a ser removido. Um usuário autenticado poderá remover-se a si próprio com este comando. Gerentes de canal (nível 500) que pretendam remover-se terão que purgar o canal.
NÍVEL 200 : Operador de Utilizadores (Userlist Op)
KICK (Nível: 200)
Sintaxe:/msg x KICK <#canal> <nick | *!*user@*.host> [razão]
(repelir, pontapé): Faz com que 'X' expulse momentaneamente os usuários abrangidos pelo *!*user@*.host especificado. O comando não afeta a pessoa que o executa caso o *!*user@*.host abranja a sua máscara. Quando aplicado de forma a abranger mais que um usuário, o comando deve ser executado com prudência, como exemplo, em em situações de flood extremo ou clones. Para prevenir que os usuários a quem se deu o KICK voltem ao canal deverá ser aplicado um ban ás máscaras (ou colocar o canal em 'invite' (mode: +i) em situações extremas) antes de executar o KICK.
STATUS (Nível: 200)
Sintaxe:/msg x STATUS <#canal>
(estatuto): Mostra a configuração do 'X' para o canal especificado, modos do canal, número de usuários e ops, quem se encontra autenticado e se 'X' se encontra ou não no canal. As informações de respeito aos usuários autenticados são mostradas no formato username/nickname [nível]. O nick é também visível caso esse usuário se encontre no canal, do contrário, apenas é mostrado o username e o seu nível de acesso. A possibilidade de ver os modos de canal é extremamente útil em situações em que o canal se encontra em modo: +k, (fechado com palavra-chave (keyed mode)) visto ser possível verificar qual a chave em uso. O STATUS funciona estando ou não o bot 'X' no canal. STATUS produz os mesmos resultados que o comando com o mesmo nome no nível de acesso 1-24, á exceção dos modos de canal (+nt etc.) que não são visíveis.
NÍVEIS 100-399 : Operador de Canal (Channel Operator)
DEOP
Sintaxe:/msg x DEOP <#canal> [nick] [nick2] ... [nickN]
("desOPar", retirar OPerador): Faz 'DEOP a uma ou mais pessoas no canal. Se nenhum nick é especificado, 'X' faz DEOP a quem executa o comando (caso se encontre em OP).
NOTA: atenção para o limite estipulado em SET MASSDEOPPRO (nível 500).
OP
Sintaxe:/msg x OP <#canal> [nick] [nick2] ... [nickN]
(OPerador): Dá OP a uma ou mais pessoas no canal. Se nenhum nick é especificado 'X' dá OP a quem executa o comando.
INVITE
Sintaxe:/msg x INVITE <#canal>
(convite): Faz com que 'X' convide para o canal quem execute o comando.
SUSPEND
Sintaxe:/msg x SUSPEND <#canal> <username> <duração> [nível]
- Exemplo de duração: "5 d" = 5 dias (escrever sem as aspas)
- Valores de Tempo: D = dias
- H = horas
- M = minutos
(suspender): Faz com que seja suspenso o acesso ao 'X' ao usuário registado pelo período de tempo especificado. O período máximo de suspensão é de 372 dias (8928 horas, 535680 minutos). Não sendo especificado um [nível] na suspensão, é automaticamente aplicado o nível de acesso de quem execute o comando. Apenas é possível aplicar SUSPEND a alguém com um nível de acesso inferior a quem execute o comando.
UNSUSPEND
Sintaxe:/msg x UNSUSPEND <#canal> <username>
(retirar suspensão): Retira a suspensão de acesso ao 'X' aplicada a um usuário que esteja na lista de usuários do canal. Apenas é possível aplicar UNSUSPEND a alguém com um nível de acesso inferior a quem execute o comando.
NÍVEIS 75-99 : Novo OPerador de Canal (New Channel Operator)
BAN
Sintaxe:/msg x BAN <#canal> <nick | *!*user@*.host> [duração] [nível] [razão]
(banir): Adiciona o *!*user@*.host especificado á lista de bans do canal. Pode ser feito o BAN a um nick caso a pessoa se encontra conectada no IRC ('X' automaticamente determina o *!*user@*.host) ou usando a máscara (*!*user@*.host) caso a pessoa não se encontre conectada. Qualquer BAN anteriormente aplicado é substituído por outro que seja feito a abranger o *!*user@*.host de uma forma mais global (por exemplo, um ban a *!*@*.123 substitui todos os existentes dados a *!*user@*.123 ou, um ban a *!*@*.123 substitui todos os existentes dados a *!*ABC@*.123).
'X' aplica automaticamente um KICK a qualquer utilizador no canal abrangido por um BAN de [nível] igual ou superior a 75.
A [duração] deve ser especificada em horas, sendo o máximo possível de 336 horas (2 semanas); quando não especificado, o período de [duração] é de 3 horas.
O [nível] de BAN vai de 1 ao nível (número) de acesso imediatamente abaixo de quem execute o comando; quando não especificado é aplicado ao BAN um [nível] de 75.
A [razão] poderá ter no máximo 128 caracteres; quando não especificada é aplicada a mensagem de "No Reason".
- Níveis de BAN:
- 1-74 = Impede o usuário de ter OP (mode: +o) no canal.
- 75+ = Impede o usuário de permanecer ou entrar no canal.
UNBAN
Sintaxe:/msg x UNBAN <#canal> <nick | *!*user@*.host>
(retirar ban): Remove um BAN da lista de bans do 'X' e da lista de bans ativos no canal especificado. Apenas podem ser removidos bans de nível de acesso igual ou inferior ao de quem executa o comando. Pode ser feito UNBAN a um nick se a pessoa se encontra conectada com a máscara que tinha aquando do BAN ('X' automaticamente faz uma busca (lookup) ao *!*user@*.host desse nick na lista de bans). Pode igualmente ser feito o UNBAN usando o *!*user@*.host exatamente igual ao que se encontra registado na lista de bans caso a pessoa não se encontre conectada.
Para procurar bans na lista de bans de 'X', ver o comando LBANLIST (nível 0).
NÍVEIS 50-74 : Utilizador de Confiança no Canal (Trusted Channel Regular)
KICK (Nível: 50-74)
Sintaxe:/msg x KICK <#canal> <nick> [razão]
(repelir, chutar): Faz com que 'X' aplique no canal um KICK a alguém. A razão é facultativa. O nick de quem executa o comando é colocado na mensagem de KICK.
TOPIC
Sintaxe:/msg x TOPIC <#canal> <topic>
(tópico): Faz com que 'X' mude o tópico no canal. Na descrição do tópico é incluído entre parêntesis o username de quem o fez. O TOPIC tem um limite máximo de 145 caracteres.
NOTA: se DESCRIPTION ou URL se encontram acionados e AUTOTOPIC se encontra ON, o tópico do canal será mudado de 30 em 30 minutos para os valores nesses comandos descritos, a menos que o canal se encontre inativo (idle).
NÍVEIS 25-49 : Utilizador Activo no Canal (Channel Regular)
VOICE
Sintaxe:/msg x VOICE <#canal> [nick] [nick2] ... [nickN]
(voz): Dá VOICE a um ou mais usuários no canal.
DEVOICE
Sintaxe:/msg x DEVOICE <#canal> [nick] [nick2] ... [nickN]
Retira VOICE a um ou mais usuários no canal.
NÍVEIS 1-24 : Acesso mínimo (Minimum Access)
BANLIST
Sintaxe:/msg x BANLIST <#canal>
(lista de bans): Mostra a lista de bans do canal. O comando funciona estando quem o executa dentro ou fora do canal.
STATUS (Nível: 25 a 49)
Sintaxe:/msg x STATUS <#canal>
(estatuto): Mostra a configuração do 'X' para o canal especificado, número de usuários e ops, quem se encontre autenticado e se 'X' se encontra no canal. As informações de respeito aos usuários autenticados são mostradas no formato username/nickname [nível]. O nick é igualmente visível caso esse usuário se encontre no canal, do contrário, apenas o username e nível de acesso são visíveis.
Este comando funciona tanto com 'X' no canal ou fora dele. STATUS produz os mesmos resultados que o comando com o mesmo nome para o nível de acesso 200, com a excepção dos modos de canal (+nt etc.) que não são a este nível visíveis.
NÍVEL 0 : Todos os Utilizadores (Todos os demais)
ACCESS
(acesso): Possibilita ver o registo/acesso de um usuário ou dos dados colocados nos parâmetros de busca. No resultado do comando é incluído o nível de acesso da pessoa, estatuto de suspensão e respectivo nível caso a pessoa se encontre suspensa, bem como a última vez que o usuário foi visto. Para ver uma lista de todos os usuários registados no canal fazer:
Sintaxe: /msg x ACCESS <#canal> *
Caso haja mais que 15 itens, ir a http://cservice.undernet.org/live/ fazer o login e ver a lista completa em Channel Information após se colocar o nome do canal. Nos parâmetros de busca podem ser misturadas opções (abaixo descritas) no mesmo comando, de forma a se obter resultados mais específicos.
- Opções de ACCESS:
- username - mostra o nível de acesso de um usuário.
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> <username>
- -min <nível> - mostra apenas usuários com um nível de acesso superior ao mencionado em <nível>
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -min <nível>
- -max <nível> - mostra apenas usuários com um nível de acesso inferior ao ao mencionado em <nível>.
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -max <nível>
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -op
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -voice
- -none - mostra apenas usuários sem opção mencionada (NONE) em AUTOMODE.
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -none
- -modif - mostra quem alterou a última vez a lista de acesso.
- Sintaxe:
/msg x ACCESS <#canal> -modif
CHANINFO
Alias: INFO
Sintaxe:/msg x CHANINFO <#canal>
ou
Sintaxe:/msg x INFO <#canal>
(informação do canal): Mostra se um canal encontra-se registado, o seu Gerente e o que eventualmente se encontre mencionado em DESCRIPTION e URL.
HELP
Sintaxe:/msg x HELP [comando]
(ajuda): Mostra informação sobre o comando dado.
INFO
Sintaxe:/msg x INFO <username>
(informação): Mostra a informação de um username, nomeadamente o respectivo nick e user@host, caso se encontre conectado ao IRC, a língua (LANG -nível 0), configuração do modo INVISIBLE (invisível), quando foi pela última vez visto e se está suspenso por um Administrador do CService. Quando dirigido a quem executa o comando mostra também o endereço de e-mail registado, o último hostmask (formato nick!userid@host) usado com que o username se encontrava ligado e mostra a lista de canais a que tenha acesso (apenas o CService e quem execute o comando podem ver essa informação, não outros usuários). Quem pretenda que a sua informação não seja visível a outros ver o comando SET INVISIBLE (nível 0).
LBANLIST
Sintaxe:/msg x LBANLIST <#canal> <* | *!*user@*.host>
(listar bans): Procura bans na lista de bans do 'X' para o canal mencionado. Usar um asterisco (*) paraver a lista completa ou especificar *!*user@*.host para encontrar um ban específico. Caso haja mais que 15 itens ir a http://cservice.undernet.org/live/ fazer o login e ver uma lista completa dos bans carregada em Channel Information após colocar o respectivo canal.
LOGIN
Sintaxe:/msg [email protected] LOGIN <username> <senha>
(logar): Autentica quem executa o comando em todos os canais que possua acesso, simultaneamente, sendo colocada a sua informação registada na base de dados do CService em memória.
MOTD
Sintaxe:/msg x MOTD
(Message Of The Day - mensagem do dia): Mostra a mensagem do dia dO 'X'.
NEWPASS
Sintaxe:/msg [email protected] NEWPASS <nova senha>
(nova password - senha): Possibilita ao usuário mudar a senha do seu username. Deverá estar autenticado com a senha antiga para executar este comando.
NOTA:
- 1 - As senhas são sensíveis ao formato do que se escreve; por exemplo: CService não é o mesmo que cservice;
- 2 - As senhas podem conter mais que uma palavra, possibilitando assim escrever uma frase ou grupo de palavras, aumentando a dificuldade de serem decifráveis. Por exemplo, uma senha pode ser: Undernet Channel Service. Aconselha-se que faça uso desta opção. As senhas não devem exceder 50 caracteres.
REMUSER (Nível> 0)
Sintaxe:/msg x REMUSER <#canal> <seu username>
(remover usuário): Executa a remoção do usuário da lista de usuários no canal especificado. O comando executado neste nível de acesso apenas possibilita a remoção do próprio usuário que o executa, desde que não seja o Gerente de Canal (nível 500). Este, caso se quizer remover, terá que purgar o canal.
SEARCH
Sintaxe:/msg x SEARCH <parâmetro de busca>
(procurar): Faz com que 'X' procure e liste canais cujos parâmetros de busca abranjam o grupo de palavras-chave no canal, caso existam. Não é necessário o uso de indicadores genéricos de busca (wildcards - *, ?, etc).
SET (Nível: 0)
Sintaxe:/msg x SET <variável> <valor>
(configurar): Muda modos especiais para o seu username.
- Variáveis e Valores:
- INVISIBLE
- Sintaxe:
/msg x SET INVISIBLE <on|off>
- (invisível): Comando pessoal que permite tornar visível ou invisível a informação do username a outros usuários, obtida com o comando INFO. Para mais explicações sobre a informação disponível ver o comando INFO (nível 0).
- LANG
- Sintaxe:
/msg x SET LANG <language code>
- (língua): Muda a língua em que 'X' lhe responde.
- Línguas disponíveis:
- .Código - Língua
- · ar - Arabic
- · ca - Catalan
- · de - German *
- · dk - Danish
- · en - English
- · es - Spanish
- · fr - French
- · hu - Hungarian
- · it - Italian
- · nl - Dutch *
- · no - Norwegian
- · pt - Português *
- · ro - Romanian
- · tr - Turkish
- * = estas línguas não se encontram disponíveis mas contamos incluí-las em breve.
SHOWCOMMANDS
Sintaxe:/msg x SHOWCOMMANDS [#canal]
(mostrar comandos): Mostra todos os comandos que se podem usas em um canal verificado o nível de acesso de quem execute o comando. Caso nenhum canal seja especificado, serão mostrados apenas os comandos de nível de acesso 0.
SHOWIGNORE
Sintaxe:/msg x SHOWIGNORE
(mostrar ignorados): Mostra a lista de usuários ignorados por 'X'. Ignores são acionados quando alguém, intencionalmente ou não, faça um flood ao 'X'. Tem uma duração limite de 60 minutos.
SUPPORT
Sintaxe:/msg x SUPPORT <#canal> <yes|no>
(suporte): Método alternativo que permite a um usuário indicado como "suporte" ou helper em um registo de canal, poder enquanto conectado ao IRC, confirmar ou recusar o seu suporte a esse registo. Após autenticação (ver LOGIN - nível 0), 'X' envia-lhe uma notificação com a informação do eventual registo do canal no qual encontra-se indicado como helper, bem como o informa da sintaxe deste comando (SUPPORT).
O comando não funciona caso o usuário que o execute não se encontre indicado em um pedido de registo como helper ou o canal não possua registo pendente.
Alternativamente, poderá ver mais informação sobre esse pedido de registo na web, em http://cservice.undernet.org/live/ (fazer o login e em Check App colocar o nome do canal da solicitação). Poderá também a partir daí, colocar alguma objeção á formação do canal com o registo pendente.
VERIFY
Sintaxe:/msg x VERIFY <nick>
(verificar): Mostra se uma pessoa encontra-se autenticada e, caso positivo, mostra o username e indica se é ou não um Administrador ou Representante Oficial do CService e/ou IRCop.
[ Topo ]