Abrir menu principal

Portal:NickServ/Comandos Principais/Comandos

< Portal:NickServ‎ | Comandos Principais
Revisão de 09h40min de 11 de fevereiro de 2021 por Campari (discussão | contribs) (Adição do comando RESETPASS.)

Observação: Os parâmetros entre [ ] - colchetes - são opcionais e os parâmetros entre { } - chaves - são obrigatórios.

Confirm

Sintaxe: /msg NickServ CONFIRM {código_autenticação}

O comando CONFIRM é usado por vários comandos para confirmar mudanças na conta do usuário. É mais usado para que o usuário confirme seu e-mail no momento do registro de um nick, ou na mudança de e-mail. Também é usado pelo comando RESETPASS para forçar uma identificação do usuário no momento da troca se senha.

Exemplo:

1 - /msg NickServ CONFIRM 5d4f56ds465f4
Confirma a ação iniciada pelo usuário através do código 5d4f56ds465f4 que deve ser digitado juntamente com o comando no Cliente IRC.


[ Topo ]

Drop

Sintaxe: /msg NickServ DROP {nick}

O comando DROP deleta o nick do usuário da base de dados do Service. O usuário pode deletar qualquer nick que estiver dentro de seu grupo de nicks. Para a execução do comando, é necessário estar identificado.

[ Topo ]

Ghost

Sintaxe: /msg NickServ GHOST {nick} {senha}

O comando GHOST recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando RELEASE e RECOVER. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.

Exemplo:

1 - /msg NickServ GHOST strncpy 12345
Libera o nick strncpy caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.

[ Topo ]

Group

Sintaxe: /msg NickServ GROUP {nick_alvo} {senha}

O comando GROUP faz o usuário que executa o comando, entrar no grupo de nicks daquele informado no parâmetro do comando. A senha requerida é a senha do "nick alvo".

  • Informação adicional
Entrar em um grupo lhe permitirá compartilhar as mesmas configurações do "nick alvo", seus memorandos e privilégios de canais.
O grupo e o compartilhamento de informações irá existir se pelo menos um nick restar no grupo, mesmo que outros sejam deletados, suas configurações, memorandos e privilégios de canal, permaneceram no grupo.
Este comando pode ser executado mesmo que o nick do usuário que o executa ainda não for registrado. Se o nick já tiver registro, deverá se identificar primeiro antes de executar o comando. Porém é recomendado executar este comando com um nick ainda não registrado, pois ele irá ser registrado automaticamente ao executar o comando. Os Administradores da Rede podem colocar restrições para nicks que já possuem registros, entrar em grupos de outros nicks.
Só é possível participar de um grupo por vez e todos os nicks do grupo tem a mesma senha.

Exemplo:

1 - /msg NickServ GROUP Gata_de_Botas 123456
Digamos que o usuário que executa o comando esteja usando o nick VenenOsa, então este nick será registrado no grupo do "nick alvo" no caso, Gata_de_Botas, compartilhando e tendo acesso a todos os privilégios e configurações um do outro.

[ Topo ]

Help

Sintaxe: /msg NickServ HELP [nome_comando]

O comando HELP mostra a descrição e a forma correta de utilização do comando informado. Se o parâmetro nome_comando não for especificado, uma lista com todos os comandos e suas descrições sucintas, será mostrado.

Exemplo:

1 - /msg NickServ HELP identify
Mostra a descrição do comando IDENTIFY.

[ Topo ]

Identify

Sintaxe: /msg NickServ IDENTIFY [nick/conta] {senha}

O comando IDENTIFY autentica o usuário junto ao Service como proprietário do nick em uso. Outros comandos podem solicitar que o usuário esteja identificado antes de realizarem modificações na conta. A senha solicitada é a mesma que foi inserida no comandos REGISTER. Se o parâmetro nick não for fornecido, o nick a ser autenticado será aquele em uso no momento da realização do comando.

Exemplo:

1 - /msg NickServ IDENTIFY 123456
Identifica o nick em uso naquele momento, junto ao Service.

[ Topo ]

Info

Sintaxe: /msg NickServ INFO [nick]

O comando INFO mostra informações sobre o nick solicitado, como proprietário do nick, última vez que foi visto, endereço e hora e opções configuradas. Se nenhum nick for informado como parâmetro, e se o executor do comando estiver identificado, as informações do nick, assim como da conta serão mostradas.

[ Topo ]

Recover

Sintaxe: /msg NickServ RECOVER {nick} {senha}

O comando RECOVER recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando GHOST e RELEASE. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.

Exemplo:

1 - /msg NickServ RECOVER Nogrod 12345
Libera o nick Nogrod caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.

[ Topo ]

Register

Sintaxe: /msg NickServ REGISTER {senha} {e-mail}

O comando REGISTER registra um nick na base de dados do NickServ. Após registra-lo, o usuário poderá com os comandos SET e ACCESS mudar as configurações que queira. Não esqueça da senha que usou para registra-lo, ela será solicitada para realizar as modificações.

O Service diferencia letras maiúsculas e minúsculas. Isso que dizer que PTnet é diferente de ptnet.

  • Informação adicional
Este comando também cria um grupo ao qual o usuário poderá adicionar (comando GROUP) outros nicks e utilizar a mesma senha, configurações, memorandos e privilégios de canal, do nick principal.
Ao executar o comando, uma mensagem será enviado ao e-mail informado, para que seja seguida instruções para finalizar o registro.

Exemplo:

1 - /msg NickServ REGISTER 123456 [email protected]
Registra o nick do usuário que executa o comando, com a senha 123456 e com o e-mail [email protected].

[ Topo ]

Release

Sintaxe: /msg NickServ RELEASE {nick} {senha}

O comando RELEASE Recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando GHOST e RECOVER. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.

Exemplo:

1 - /msg NickServ RELEASE Zoldax_II 12345
Libera o nick Zoldax_II caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.

[ Topo ]

Status

Sintaxe: /msg NickServ 'STATUS [nick]

O comando STATUS informa se o usuário que está usando o nick especificado, é reconhecido no Service como proprietário do mesmo. A resposta é mostrada no formato nick, código de status, nome da conta. Se o parâmetro nick não for fornecido, as informações do executor do comando são mostradas.

  • Parâmetros:
- Nick: é o nick utilizado naquele momento.
- Conta: é a conta que esta autenticada no Service, isso por que um usuário pode usar um nick que não esteja registrado, e autenticar-se com outra conta.
- Código de status: é um dos seguintes números:
'0': O usuário não esta online, ou o nick não esta registrado.
'1': O usuário não é reconhecido como proprietário do nick.
'2': O usuário é reconhecido como proprietário via lista ACCESS.
'3': o USUÁRIO é reconhecido como proprietário via senha de identificação.

Exemplo:

1 - /msg NickServ STATUS bigua
Mostrará informações do nick bigua como, nome da conta, se esta identificado no sistema, qual o tipo de autenticação e nick utilizado.

[ Topo ]

Resetpass

Sintaxe: /msg NickServ RESETPASS [nick] {e-mail}

O comando RESETPASS envia um código de acesso para o e-mail cadastrado no nick, com instruções de como redefinir a senha. O parâmetro e-mail deve completado com aquele endereço associado ao nick no momento do registro.

Exemplo:

1 - /msg NickServ RESETPASS escorpiao [email protected]
Envia um código de acesso para o e-mail [email protected] para que o usuário possa redefinir sua senha de acesso.
  1. «NickServ (ENG)». Anope.org. Consultado em 5 de Maio de 2020