Portal:NickServ/Comandos Principais/Comandos
Observação: Os parâmetros entre [ ] - colchetes - são opcionais e os parâmetros entre { } - chaves - são obrigatórios.
Ajoin
Sintaxe:
- 1 -
/msg NickServAJOIN ADD {nick} {#canal} [chave]
- 2 -
/msg NickServ AJOIN DEL {nick} {#canal}
- 3 -
/msg NickServ AJOIN LIST {nick}
Esse comando gerencia lista de auto entrada automática do usuário em #canais. Quando o usuário for identificado, automaticamente entrará nos canais de sua lista.
IRCops podem modificar a lista de auto-entrada de outros usuários.
[ Topo ]
Alist
Sintaxe: /msg /NickServ ALIST [nick]
Lista todos os canais que o usuário (nick) tem acesso ativo ou seja, tem algum status de gerenciamento no canal.
Canais que possuem a opção NOEXPIRE ativa, serão apresentados com o sinal de "!" (exclamação) na frete de seus nomes. Apenas IRCops podem ver a lista de acesso de outros usuário.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ ALIST Maicon
- Informa quais canais o usuário Maicon tem acesso.
[ Topo ]
Cert
Sintaxe:
- 1 -
/msg NickServ CERT ADD [nick] [identificação_digital]
- 2 -
/msg NickServ CERT DEL [nick] [identificação_digital]
- 3 -
/msg NickServ CERT LIST [nick]
O comando CERT modifica ou mostra os certificados TLS/SSL do nick informado. Este "certificado de cliente" serve para que o usuário seja auto-identificado no Services ao conecta-se ao Servidor IRC, dispensando assim a identificação por senha. Usuários que são Operadores do Service podem modificar a lista de certificados de outros nicks.
Para o comando CERT ADD, se os parâmetros nick e identificação_digital não forem informadas, será adicionada a identificação atual do usuário que executou o comando à sua lista de certificados.
- Informação adicional
- Antes de adicionar uma identificação digital, o usuário já deve ter gerado seu certificado. Para saber como gerar um certificado, clique aqui [EN] caso use uma ZNC. Sugerimos usar certificados ECC em vez de RSA, pois aqueles são mais compatíveis com a maioria das Redes IRC. Caso esteja acessando por um conexão comum, clique aqui [EN].
- Não Confundir a identificação com Certificado TLS/SSL utilizando identificação digital (Certificate Finger Print - CertFP), comando
/msg NickServ CERT
com a identificação pelo método SASL ou com conexões seguras TLS/SSL.
- A identificação pelo método SASL é mais segura que a identificação por NickServ pois o usuário pode autenticar-se com o Service, antes de ser visto pelo Servidor IRC. Neste link você pode saber como identifica-se por SASL utilizando um conexão comum ou clique neste se você utiliza uma ZNC.
- TLS (Transport Layer Security), também conhecido como SSL (Secure Sockets Layer), é um método de criptografar suas comunicações para que outras partes não possam adulterar ou ler suas mensagens. É sempre sugerido que o usuário conecte-se a uma Rede IRC usando criptografia se possível. Para utilizar este tipo de conexão, as Redes disponibilizam portas específicas, geralmente 6697, 999 ou 7000. Consulta o #ajuda ou o site da Rede que você deseja conecta-se, para saber quais portas utilizar. Para saber como configurar seu Cliente IRC para conecta-se com conexões TLS/SSL, clique aqui [EN].
- OBS: Em alguns Clientes IRC (Scripts), o método CertFP deve ser usando juntamente com o SASL.
Exemplos:
- 1 -
/msg NickServ CERT ADD
- Adiciona a identificação digital do usuário que executou o comando, à sua lista de certificados.
- 2 -
/msg NickServ CERT DEL adlkjflaoiejvçamvçãkvavç
- Deleta a identificação digital adlkjflaoiejvçamvçãkvavç do usuário que executou o comando, da sua lista de certificados.
- 3 -
/msg NickServ CERT LIST
- Mostra a lista de identificações digitais do usuário que executou o comando.
[ Topo ]
Confirm
Sintaxe: /msg NickServ CONFIRM {código_autenticação}
O comando CONFIRM é usado por vários comandos para confirmar mudanças na conta do usuário. É mais usado para que o usuário confirme seu e-mail no momento do registro de um nick, ou na mudança de e-mail. Também é usado pelo comando [[#Resetpass|RESETPASS] para forçar uma identificação do usuário no momento da troca se senha.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ CONFIRM 5d4f56ds465f4
- Confirma a ação iniciada pelo usuário através do código 5d4f56ds465f4 que deve ser digitado juntamente com o comando no Cliente IRC.
[ Topo ]
Drop
Sintaxe: /msg NickServ DROP {nick}
O comando DROP deleta o nick do usuário da base de dados do Service. O usuário pode deletar qualquer nick que estiver dentro de seu grupo de nicks. Para a execução do comando, é necessário estar identificado.
[ Topo ]
Ghost
Sintaxe: /msg NickServ GHOST {nick} {senha}
O comando GHOST recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando RELEASE e RECOVER. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ GHOST strncpy 12345
- Libera o nick strncpy caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.
[ Topo ]
Glist
Sintaxe: /msg NickServ GLIST [nick]
O comando GLIST', se digitado sem o parâmetro nick, mostra todos os nicks que estão dentro do grupo do usuário que executou o comando. Se o parâmetro for especificado, mostrará todos os nicks registrados no grupo do nick informado. Este último recurso é restrito aos Operadores do Service.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ GLIST
- Mostra todos os nicks registrados no grupo do usuário que executou o comando.
[ Topo ]
Group
Sintaxe: /msg NickServ GROUP {nick_alvo} {senha}
O comando GROUP faz o usuário que executa o comando, entrar no grupo de nicks daquele informado no parâmetro do comando. A senha requerida é a senha do "nick alvo".
- Informação adicional
- Entrar em um grupo lhe permitirá compartilhar as mesmas configurações do "nick alvo", seus memorandos e privilégios de canais.
- O grupo e o compartilhamento de informações irá existir se pelo menos um nick restar no grupo, mesmo que outros sejam deletados, suas configurações, memorandos e privilégios de canal, permaneceram no grupo.
- Este comando pode ser executado mesmo que o nick do usuário que o executa ainda não for registrado. Se o nick já tiver registro, deverá se identificar primeiro antes de executar o comando. Porém é recomendado executar este comando com um nick ainda não registrado, pois ele irá ser registrado automaticamente ao executar o comando. Os Administradores da Rede podem colocar restrições para nicks que já possuem registros, entrar em grupos de outros nicks.
- Só é possível participar de um grupo por vez e todos os nicks do grupo tem a mesma senha.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ GROUP Gata_de_Botas 123456
- Digamos que o usuário que executa o comando esteja usando o nick VenenOsa, então este nick será registrado no grupo do "nick alvo" no caso, Gata_de_Botas, compartilhando e tendo acesso a todos os privilégios e configurações um do outro.
[ Topo ]
Help
Sintaxe: /msg NickServ HELP [nome_comando]
O comando HELP mostra a descrição e a forma correta de utilização do comando informado. Se o parâmetro nome_comando não for especificado, uma lista com todos os comandos e suas descrições sucintas, será mostrado.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ HELP identify
- Mostra a descrição do comando IDENTIFY.
[ Topo ]
Identify
Sintaxe: /msg NickServ IDENTIFY [nick/conta] {senha}
O comando IDENTIFY autentica o usuário junto ao Service como proprietário do nick em uso. Outros comandos podem solicitar que o usuário esteja identificado antes de realizarem modificações na conta. A senha solicitada é a mesma que foi inserida no comandos REGISTER. Se o parâmetro nick não for fornecido, o nick a ser autenticado será aquele em uso no momento da realização do comando.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ IDENTIFY 123456
- Identifica o nick em uso naquele momento, junto ao Service.
[ Topo ]
Info
Sintaxe: /msg NickServ INFO [nick]
O comando INFO mostra informações sobre o nick solicitado, como proprietário do nick, última vez que foi visto, endereço e hora e opções configuradas. Se nenhum nick for informado como parâmetro, e se o executor do comando estiver identificado, as informações do nick, assim como da conta serão mostradas.
[ Topo ]
List
Sintaxe:
[ Topo ]
Logout
Sintaxe: /msg NickServ LOGOUT [nick[REVALIDATE]]
O comando LOGOUT se executado sem os parâmetros, reverte o efeito do comando IDENTIFY ou seja, o usuário não mais será reconhecido como proprietário do nick no entanto, não será exigido sua re-identificação.
Se o parâmetro REVALIDATE for fornecido, o Servicerequisitará sua re-identificação. Este parâmetro é restrito aos Operadores do Service.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ LOGOUT
- Reverte o efeito do comando IDENTIFY na conta do nick do usuário que executou o comando.
[ Topo ]
Recover
Sintaxe: /msg NickServ RECOVER {nick} {senha}
O comando RECOVER recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando GHOST e RELEASE. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ RECOVER Nogrod 12345
- Libera o nick Nogrod caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.
[ Topo ]
Register
Sintaxe: /msg NickServ REGISTER {senha} {e-mail}
O comando REGISTER registra um nick na base de dados do NickServ. Após registra-lo, o usuário poderá com os comandos SET e ACCESS mudar as configurações que queira. Não esqueça da senha que usou para registra-lo, ela será solicitada para realizar as modificações.
O Service diferencia letras maiúsculas e minúsculas. Isso que dizer que PTnet é diferente de ptnet.
- Informação adicional
- Este comando também cria um grupo ao qual o usuário poderá adicionar (comando GROUP) outros nicks e utilizar a mesma senha, configurações, memorandos e privilégios de canal, do nick principal.
- Ao executar o comando, uma mensagem será enviado ao e-mail informado, para que seja seguida instruções para finalizar o registro.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ REGISTER 123456 [email protected]
- Registra o nick do usuário que executa o comando, com a senha 123456 e com o e-mail [email protected].
[ Topo ]
Release
Sintaxe: /msg NickServ RELEASE {nick} {senha}
O comando RELEASE Recupera o nick do usuário que esteja sendo utilizado por outra pessoa, ou que este "preso" pelo "Service". No caso do "Service", ao executar o comando o nick será liberado. Já no caso de posse por outro usuário que esteja identificado, o mesmo será alvo de um KILL. Este comando é similar ao comando GHOST e RECOVER. Se não identificado, será forçado a mudar de nick.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ RELEASE Zoldax_II 12345
- Libera o nick Zoldax_II caso esteja "preso" pelo "Service" ou sendo utilizado por outro usuário.
[ Topo ]
Set
Sintaxe: /msg NickServ SET
- SET AUTOOP: Define se s Services devem definir automaticamente o modo de status de Operador no canal.
- SET DISPLAY: Define a exibição do seu grupo no Services.
- SET EMAIL: Associe um endereço de e-mail ao nick do usuário.
- SET GREET: Associe uma mensagem de boas vindas ao nick do usuário.
- SET HIDE: Ocultar certas informações do nick do usuário.
- SET KEEPMODES: Ativar ou desativar a trava dos modos d nick.
- SET KILL: Ativar ou desativar a proteção KIL.
- SET LANGUAGE: Defina o idioma que o Services usarão ao enviar mensagens ao usuário.
- SET PASSWORD: Defina a senha para o nick do usuário.
- SET PRIVATE: Impede que o nick apareça no comando LIST.
- SET SECURE: Ativar ou desativar a segurança de nicks.
- SET URL: Associe um URL à sua conta
[ Topo ]
Status
Sintaxe: /msg NickServ 'STATUS [nick]
O comando STATUS informa se o usuário que está usando o nick especificado, é reconhecido no Service como proprietário do mesmo. A resposta é mostrada no formato nick, código de status, nome da conta. Se o parâmetro nick não for fornecido, as informações do executor do comando são mostradas.
- Parâmetros:
- - Nick: é o nick utilizado naquele momento.
- - Conta: é a conta que esta autenticada no Service, isso por que um usuário pode usar um nick que não esteja registrado, e autenticar-se com outra conta.
- - Código de status: é um dos seguintes números:
- '0': O usuário não esta online, ou o nick não esta registrado.
- '1': O usuário não é reconhecido como proprietário do nick.
- '2': O usuário é reconhecido como proprietário via lista ACCESS.
- '3': o USUÁRIO é reconhecido como proprietário via senha de identificação.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ STATUS bigua
- Mostrará informações do nick bigua como, nome da conta, se esta identificado no sistema, qual o tipo de autenticação e nick utilizado.
[ Topo ]
Ungroup
Sintaxe: /msg NickServ UNGROUP {nick}
O comando UNGROUP remove do grupo de nicks do executor do comando, o nick fornecido no parâmetro. O nick removido mantém algumas características dos nicks do grupo como tempo de registro, senha, e-mail, saudação, idioma e URL. Todas as outras características são reiniciadas. Não é permitido remover a si mesmo se este for o único nick do grupo.
Exemplo:
- 1 -
/msg NickServ UNGLROUP k4k0
- Remove do grupo de nicks do executor do comando, o nick k4k0.
[ Topo ]
Update
Sintaxe: /msg NickServ UPDATE
O comando UPDATE atualiza o status do usuário que executa seu comando, verificando se há novos memorandos, se há novos privilégios em canais a que tenha acesso, atualizações no vhost e userflags (permissões).
[ Topo ]
Access
Sintaxe:
[ Topo ]
- ↑ «NickServ (ENG)». Anope.org. Consultado em 5 de Maio de 2020